PDV - Como Realizar a Instalação e a Configuração do PDV com a Obrigatoriedade SAT - CF-e

Ultima Atualização: 09/08/2024    Artigo de código : 7689             

Importante: A instalação e ativação do aparelho SAT deve ser realizada pelo cliente juntamente com o "Suporte Técnico" do "Fabricante do aparelho".

Na ativação do seu aparelho SAT, será solicitado a Assinatura do Aplicativo Comercial ou o Código de Vinculação S@T CF-e, CLIQUE AQUI para ter acesso a esse código.


PASSO 1

Caso ainda não tenha o PDV instalado em sua máquina, CLIQUE AQUI e realize a instalação conforme o passo a passo.

Depois do PDV instalado, realize as parametrizações abaixo para pode emitir NFC-e.


PASSO 2

Ao abrir o sistema PDV, ele já irá abrir na tela de configuração do Terminal abaixo. Essa mesma tela pode ser acessada depois pelo Menu Outros > Config. Preencha os campos conforme as orientações abaixo:

Tipo da Rede

Selecione qual é o tipo de IP que será utilizado em seu terminal, sendo:

IP Dinâmico: O número de IP muda com frequência, principalmente quando o modem ou a máquina são desligados.

IP Fixo: O número de IP do terminal IP é fixo, não altera. CLIQUE AQUI para saber qual é o IP da sua máquina.

IP Padrão: Será usado o número de IP padrão 1.127.0.0.1.

Importante: O sistema funcionará corretamente com o "IP Fixo"caso trabalhe com "IP Dinâmico", deverá utilizar o IP Padrão: 127.0.0.1 ou solicitar ao seu TI a alteração do IP da sua máquina para IP Fixo.


Servidor do Banco de Dados

Nome da Computador: Irá apresentar o nome da sua máquina onde está instalado o PDV.

IP: Será apresentado o número de IP da sua máquina, conforme a opção selecionada no quadro IP DinâmicoIP Fixo ou IP Padrão.

Porta: 3050 - Padrão.

Caminho de banco de dados PDV: Apresenta o "Local/Diretório Padrão" onde está armazenado o Banco de Dados do PDV, no caso o caminho é:  C:\FolhaBusiness\PDV\Banco\DBPDV.FDB.


Qual Obrigatoriedade Fiscal este Terminal utilizará? 

Selecione a obrigatoriedade fiscal "S@T - CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônica).


Integração

Selecione o sistema "Faturamento Business".

Clique no Botão "Próximo".


PASSO 3

Será aberta a tela abaixo: 

Senha de ativação: Deve informar a mesma a senha de ativação que foi usada para ativar o seu aparelho SAT, junto do suporte técnico do fabricante. Na maioria das vezes essa senha possui 8 dígitos. Ex: 12345678

CNPJ da Software House: O sistema já traz preenchido o CNPJ: 64.555.626/0001-47 da AO3.

Assinatura do Aplicativo Comercial: CLIQUE AQUI para ter acesso ao Código de Vinculação S@T CF-e, que é o mesmo código que foi utilizado na ativação do seu aparelho SAT. Depois de realizar o preenchimento desse campo, clique no botão "Concluir".


PASSO 4

Será apresentado a Informação: O PDV concluiu a configuração do terminal e será finalizado. Para a conclusão da configuração execute novamente o sistema. Clique no botão "OK".


PASSO 5

Quando o seu aparelho SAT é instalado e configurado pelo suporte da empresa que adquiriu o aparelho, eles deixam salvos na máquinas as DLLs da marca. Copie essas DLLs e salve dentro do caminho: C:\Folhabusiness\PDV. Se não souber onde estão as DLLs, entre em contato com o suporte do seu aparelho SAT e solicite a eles esses arquivos.


PASSO 6

Abra o PDV novamente e acesse o menu Outros Parâmetros.


PASSO 7
Acesse a aba "Relatório Padrão" e clique no botão "F6 - Alterar", no campo Impressora Padrão CF-e ou NFC-e selecione a sua impressora que esta instalada em sua máquina e que irá imprimir os CF-e.

Os demais campos referente a CabeçalhoTelefoneRodapé e Logotipo, podem ser preenchidos conforme a preferência de sua empresa, para que sejam impressos na NFC-e. Para incluir o Logotipo, clique com o botão direito do mouse no campo em branco e selecione a opção "Ler imagem", localizando a imagem em sua máquina.

Depois clique no botão "F9 - Gravar".


PASSO 8

Depois acesse a aba "S@T - CF-e", clique no botão "F6 - Alterar" e configure os campos dessa aba conforme as informações abaixo:

Versão de Entrada: Informe a mesma versão do layout do seu aparelho SAT - Exemplo: 0,07 ou 0,08.

Local da DLL do S@T: Informe o caminho C:\Folhabusiness\PDV. Lembrando os DLLs do seu SAT devem ser salvar dentro dessa pasta PDV, conforme o Passo 4.

Nome da DLL do S@T: Informe o nome da DLL de acordo com o aplicativo SAT. Exemplos: Bematech: Bemasat.dll - Elgin: sat.dll - Tanca: dllsat.dll - Sweda: satdll.dll - Dimep: sat.dll.

Não exibir tela de CPF e CNPJ: Ao habilitar essa opção a tela para informar o CPF/CNPJ do cliente apresentará apenas quando o valor da venda ultrapassar R$ 10.000,00, pois neste caso vendas com valor ou superior a este são obrigatórias informar o cliente. 

Gerar Tag CPF/CNPJ no grupo dest. do xml de cancelamento: Ao habilitar essa opção, quando realizar um cancelamento de um XML, será exportador a Tag do CPF/CNPJ para o Grupo de destino.

Utilização impressão padrão para CF-e S@T?: Por padrão o sistema imprime o Danfe Detalhado. Mas poderá selecionar qual o padrão que deseja para impressão do Danfe, ou seja, detalhado que sai todas as informações referente ao produto, cliente e dados da sua empresa ou simples onde apresentará apenas os dados da sua empresa, do cliente e valor total da compra. 

Tipo de extrato Detalhado: Selecione a marca da sua impressora, caso não tenha, deixe selecionado como "Padrão".

Para gravar as configurações, clique no botão "F9 - Gravar".


PASSO 9

Feche o sistema PDV e abra novamente, depois acesse o menu Outros Parâmetros.


PASSO 10

Acesse a aba "S@T - CF-e", clique no botão "F6 - Alterar" e realize o teste de conexão abaixo: 

Consultas S@T

a) Clique no botão "Consultar", deverá retornar a Informação: SAT em operação. Clique no botão "OK". 

Se ao clicar nesse botão Consultar e apresentar a tela abaixo em branco ou retornar alguma mensagem como inoperante, possivelmente seja algum problema com o SAT ou DLL.


b) Depois clique no botão "Consultar Status Operação", deverá retornar a Informação: CONECTADO. Clique no botão "OK". 

Esta opção verifica se o aparelho está conectado à internet, caso não tenha conexão com a internet apresentará a mensagem “Não conectado”, mesmo que não esteja com conexão com a internet, ou a SEFAZ esteja com alguma instabilidade, a venda é concluída e fica armazenada na memória do aparelho para ser enviado posteriormente. Pode ficar até 3 dias sem transmitir as notas para a SEFAZ, depois desse tempo o aparelho trava e não deixa efetuar novas vendas, enquanto não transmitir os arquivos pendentes. A transmissão é automática assim que retornar a conexão com internet. O aparelho indica que há notas pendentes transmissão, quando fica piscando uma luz vermelha.

Associar S@T

c) Por último clique no botão "Associar Assinatura", é para retornar a Informação: Assinatura do AC RegistradaClique no botão "OK". 

Associação da Assinatura do Aplicativo Comercial - O contribuinte deverá associar a assinatura do Aplicativo Comercial com o SAT através da função Associar Assinatura. Vinculação do Aplicativo Comercial (AC) com o SAT. O SAT receberá o Código de Vinculação do Aplicativo Comercial com o 55/90 SAT através da função Associar Assinatura. Esse procedimento é realizado no início da ativação do SAT.

Se todos os testes acima derem certo, clique no botão "F9 - Gravar" para gravar as configurações.

Outras opções da tela para conhecimento:

Outros

Extrair Logs: Esta opção extrai o registro de operações (Logs) do SAT - O equipamento SAT deve manter informações a respeito de suas operações que poderão ser extraídas pelo contribuinte, através de função do Aplicativo Comercial (AC). É gerado um arquivo TXT desde quando começou a utilizar o sistema. No final do arquivo dentro tem uma linha com nome erro. Caminho do Arquivo: C:\FolhaBusiness\PDV\SAT\Log Nomenclatura do arquivo: LogSAT_31072020_100754.

Atualização de Software S@T: O processo de solicitação da atualização do Software Básico consiste no uso da função Atualizar Software SAT por meio do Aplicativo Comercial (AC) ou outro sistema que desempenhe tal função. Esta funcionalidade deverá estar disponível para o contribuinte que deve realizá-la sob orientação da SEFAZ ou do Fabricante do Equipamento.


PASSO 11

Dentro do seu sistema Faturamento do Business, acesse o Menu Outros > Exportação/Importação PDV > se ainda não tiver cadastrado o seu Terminal no botão "Gerenciar Terminal PDV", para poder realizar a exportação dos cadastros para o seu PDV, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo para incluir o seu Terminal no Gerenciador de Terminal PDV.


Pronto!

Agora o seu PDV já esta configurado para emissão de S@T - CF-e.



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