REGISTRO E110 - 2 - VL_TOT_DEBITOS - O valor deve ser igual à soma do campo VL_ICMS dos registros C190, C320, [...] para CFOP iniciado por 5, 6, 7 e CFOP 1605 - [Situação do Documento]

Ultima Atualização: 22/03/2018    Artigo de código : 7755             

Apresenta mensagem de erro na validação do arquivo da EFD ICMS/IPI

REGISTRO E110 - 2 - VL_TOT_DEBITOS - O valor deve ser igual à soma do campo VL_ICMS dos registros C190, C320, C390, C490, C590, C690, C790, C890, D190, D300, D390, D410, D590, D690, D696) para CFOP iniciado por 5, 6, 7 e CFOP 1605.


Observe que por ser uma inconsistência do Bloco E, se trata de apuração do imposto de ICMS, o programa validador não demonstra em qual documento ou rotina está exatamente a inconsistência 


Nesse artigo será apresentado uma das vertentes que demandam a apresentação dessa mensagem no processo de validação.

Conferência da Situação do Documento Fiscal 

De acordo com o Guia Prático da EFD Fiscal 

REGISTRO C100: NOTA FISCAL (CÓDIGO 01), NOTA FISCAL AVULSA (CÓDIGO 1B), NOTA FISCAL DE PRODUTOR (CÓDIGO 04), NF-e (CÓDIGO 55) e NFC-e (CÓDIGO 65).

  • Este registro deve ser gerado para cada documento fiscal código 01, 1B, 04, 55 e 65 (saída), conforme item 4.1.1 do Ato COTEPE/ICMS nº 09, de 18 de abril de 2008, registrando a entrada ou saída de produtos ou outras situações que envolvam a emissão dos documentos fiscais mencionados.
  • Para cada registro C100, obrigatoriamente deve ser apresentado, pelo menos, um registro C170 e um registro C190, observadas as exceções abaixo relacionadas:

Observe a exceção 1:

Exceção 1: Para documentos com código de situação (campo COD_SIT) cancelado (código ?02?), cancelado extemporâneo (código ?03?), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) denegada (código ?04?), preencher somente os campos REG, IND_OPER, IND_EMIT, COD_MOD, COD_SIT, SER, NUM_DOC e CHV_NF-e. Para COD-SIT = 05 (numeração inutilizada), todos os campos referidos anteriormente devem ser preenchidos, exceto o campo CHV_NF-e. Demais campos deverão ser apresentados com conteúdo VAZIO ?||?. Não informar registros filhos. A partir de janeiro de 2011, no caso de NF-e de emissão própria com código de situação (campo COD_SIT) cancelado (código ?02?) e cancelado extemporâneo (código ?03?) deverão ser informados os campos acima citados incluindo ainda a chave da NF-e


Office Fiscal

De acordo com as informações acima, se existir documentos fiscais escriturados no sistema com uma das seguintes situações cancelado (código ?02?), cancelado extemporâneo (código ?03?), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) denegada (código ?04?), Para validação no PVA não serão considerados para cálculo do imposto, nesse caso ICMS. Portanto se houver documentos com uma dessas situações com valores, será considerado para cálculo de apuração de imposto no sistema, inclusive demonstrada no livro de ICMS. Porém os valores não estarão condizentes com a validação da EFD, e será demonstrado a mensagem de erro acima.




O usuário deverá verificar as seguintes condições:

  • Caso a situação do documento esteja correta, verificar o lançamento do documento fiscal conforme orientações da legislação.
  • Caso a situação do documento esteja errado, corrigir para nova informação.

Para Auxilio

Poderá ser utilizado o Relatório Gerencial dos Lançamentos de Entradas e Saídas

Acesse o menu Relatórios > Relatórios para Conferência > Relatório Gerencial dos Lançamentos Entradas e Saídas.
Neste relatório, o sistema permite que sejam consultadas as notas fiscais lançadas no menu Movimentos> NF Entrada e Saídas.


Utilize os filtros 

  • Modelo de Relatório: Relatório de Movimentação de Produtos
  • Saídas: Notas, Canceladas, Inutilizadas e Denegadas



Realize a conferência na coluna "Situação Documento"


CLIQUE AQUI para acessar o artigo: Relatório Gerencial dos Lançamentos Entradas e Saídas.


Em seguida poderá prosseguir com a geração de um novo arquivo da EFD para concluir a validação do arquivo 




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