Menu Movimentos > Recálculo:
Será apresentado a tela, conforme a imagem abaixo:
Na tela de Recálculo, temos duas opções para efetuar esta operação:
1 - Grande Total; - GT/RZ;
Quando no
Menu arquivos > Empresa usuárias > aba Escrita fiscal estiver habilitado a opção
"Utiliza Máq. Registradora/ECF/PDV/CF-e":
Será habilitada a opção
"Grande Total", selecionando essa opção e clicando em
"Recalcular", o sistema realizará o recalculo dos Cupom Fiscal
"ECF/PDV/CF-e":
2 - Outros; - ICMS/ICMS-S.T.;
- IPI;
- Faturamento;
- Resumo Analítico do Documento;
As opções de "Outros" na tela de Recálculo estarão disponíveis conforme o Cadastro de Empresas e as configurações que estão informadas, conforme orientações abaixo:
1. ICMS/ICMS-S.T. - Esta opção estará disponível na tela de recálculo se no cadastro da empresa, em menu Arquivos > Empresas Usuárias > Aba Escrita Fiscal, o campo "Apur. ICMS" estiver diferente de "Não apura";
2. IPI - Esta opção estará disponível na tela de recálculo se no cadastro da empresa, em menu Arquivos > Empresas Usuárias > Aba Escrita Fiscal, o campo "Apur. IPI" estiver diferente de "Não apura";
3. Faturamento - Esta opção estará sempre disponível, independente da tributação ou outros campos do cadastro da empresa;
4. Resumo Analítico do Documento - Esta opção estará disponível se no cadastro da empresa, em menu Arquivos > Empresas Usuárias > Aba Escrita Fiscal, o campo "EFD - Escrituração Fiscal Digital" estiver selecionada.
Funcionalidades:
ICMS/ICMS-ST e IPI;
- Ao selecionar a opção "Outros" e manter habilitado os campos "ICMS/ICMS-S.T." e/ou "IPI", o Sistema faz o recálculo das apurações dos impostos selecionados.
É extremamente importante o usuário do Sistema efetuar esta rotina no encerramento de cada mês, para atualizar as apurações dos impostos.
Faturamento;
- Ao selecionar a opção "Outros" e manter habilitado o campo "Faturamento", o Sistema fará o recálculo do Faturamento Bruto. Este recálculo do faturamento é essencial para o valor a ser demonstrado na apuração dos impostos federais ou no Demonstrativo de Receitas para o Cálculo do DAS.
Resumo Analítico do Documento;
- Ao selecionar a opção "Outros" e manter habilitado o campo "Resumo Analítico do Documento", o Sistema preencherá automaticamente o Resumo Analítico nas notas fiscais de Entrada e Saída, no lançamento da nota > botão "Informações Complementares/Observações", desde que as notas possuam produtos lançados, pois é do lançamento dos produtos que são buscadas as informações para este preenchimento. O Resumo Analítico do Documento é Registro Obrigatório para empresas que entregam a EFD ICMS/IPI.