NFS-e - Verificar lotes de RPS diretamente no sistema da Prefeitura (Nota Fiscal de Serviços)
Ultima Atualização: 08/08/2024 Artigo de código : 8042        
Quando enviado vários RPSs em um único lote , e algum (s) dele (s) possuir algum tipo de inconsistência, a Prefeitura irá Rejeitar o lote todo, e poderá não especificar a Rejeição especifica, e não é informado o RPS que possui a inconsistência.
PASSO 1
Para efetuar a consulta pelos site da Prefeitura é necessário:
- Possuir o número do protocolo retornado pela Prefeitura para o lote de RPS que foi enviado;
- Acesso ao sistema da prefeitura.
PASSO 2
Identificando o número do protocolo retornado pela Prefeitura para o Lote de RPS que precisa ser consultado.
No Emissor NFS-e, a informação pode ser obtida selecionando o RPS e pressionando "Enter". É aberta a tela "Dados do RPS", conforme imagem abaixo: Verifique o campo Protocolo e anote o número.
PASSO 3
Abaixo segue exemplo de Consulta do lote no sistema disponibilizado pelo Fornecedor Ginfes.
Importante: O processo pode ser diferentes para outros Municípios, neste caso deverá verificar com o Suporte de sua Prefeitura como funciona para seu Município.
Acesse o site da Prefeitura para consultar o status do lote.
No site da Ginfes através da menu Recibo provisório > Consultar Lote, informe o número do protocolo.
O sistema da prefeitura retorna a mensagem de validação para os RPSs que geraram erro de conversão em NFS-e.
No exemplo a mensagem de inconsistência retornada foi referente ao Campo "Número do endereço" do "Cliente/Tomador" não foi informado (obrigatório para tomador com CNPJ).
Baseado no exemplo da situação acima, é necessário tomar as seguintes medidas para que o RPS seja autorizado, no sistema Faturamento deverá corrigir a informação que está sendo validada como inconsistência pela Prefeitura, e reenviar o RPS novamente através do processo normal de emissão.
Caso outros RPS sejam rejeitados, é necessário repetir o processo de consulta para identificar o real motivo da rejeição.