Cadastro de N.O.P.E. (Natureza de Operação)

Ultima Atualização: 26/07/2024    Artigo de código : 8535             

Siga as orientações abaixo para realizar o Cadastro de N.O.P.E. (Natureza de Operação):


PASSO 1

Acesse o menu "Cadastros > N.O.P.E." e clique em "Incluir".


PASSO 2

Realize o preenchimento dos campos e clique em "Gravar".


Dentro do Estado: Nesses campos deverá informar os CFOPs de acordo para Operações Estaduais (dentro do mesmo estado).

Selecione o CFOP XML o registro que se refere a saída de mercadorias e em seguida selecione em CFOP Entrada o código que irá substituir o CFOP de saída informado, ao importar os dados para lançamento da NF de entrada, em uma operação estadual.

Fora do Estado: Nesses campos deverá informar os CFOPs de acordo para Operações Interestaduais (fora do estado).

Selecione o CFOP XML o registro que se refere a saída de mercadorias e em seguida selecione em CFOP de Entrada o código que irá substituir o CFOP de saída informado ao importar os dados para lançamento da NF de entrada em uma operação interestadual.

Observação: Se no Arquivo XML, o estado do emitente e o estado do destinatário for o mesmo, o sistema efetuará a busca das informações do grupo de CFOP de Dentro do Estado, mas, sendo o estado do emitente e do destinatário diferentes, o sistema efetuará a busca das informações do grupo de CFOP de Fora do Estado e carregará o registro do CFOP correspondente na nota fiscal de entrada.

Natureza da Operação: Informe a Natureza de Operação para este tipo de N.O.P.E.

Para cadastrar uma Natureza de operação clique sobre os três pontinhos e efetue o cadastro, sendo esse cadastro uma espécie de classificação para o cadastro de N.O.P.E, um registro da destinação dessa operação.

ICMS sendo:

Isento: Habilitando Isento e o arquivo XML estiver como Tributado, na Nota Fiscal de Entrada será alimentado no campo Isentos o valor da Base de ICMS.

Outras: Informando como Outras e no arquivo XML constar como Tributado, na Nota Fiscal de Entrada será importado os dados no campo Outras o valor da Base de ICMS de acordo com XML.

Crédito: Selecionando como Crédito e o arquivo XML for tributado, ou seja, possuir Base, Alíquota e Valor de ICMS, será importado as informações nos respectivos campos da Nota Fiscal de Entrada.

Observação: Ao selecionar Outras ou Isento e no XML estiver como Outras ou Isento, o sistema irá importar na nota fiscal de entrada o valor total dos produtos em Outras ou Isento.

Código de Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN): Para empresas optante pelo Simples Nacional que não possuí excesso de sublimite será habilitado para seleção a tabela CSOSN, sendo assim a tabela B da Situação Tributária será desativada.

Situação Tributária do ICMS:

Informe na Tabela A a origem da mercadoria.

Selecione na Tabela B a situação tributária referente ao ICMS.

IPI sendo:

Isento: Habilitando Isento e o arquivo XML estiver como Tributado, na Nota Fiscal de Entrada será alimentado no campo Isentos o valor da Base de IPI.

Outras: Informando como Outras e no arquivo XML constar como Tributado, na Nota Fiscal de Entrada será importado os dados no campo Outras o valor da Base de IPI conforme XML.

Crédito: Selecionando como Crédito e o arquivo XML for tributado, ou seja, possuir Base, Alíquota e Valor de IPI, será importado as informações nos respectivos campos da Nota Fiscal de Entrada.

Situação Tributária do IPI: Selecione a Situação Tributária do IPI para esse tipo de N.O.P.E, sendo assim ao importar os dados do XML na geração da nota fiscal de entrada será substituída a situação do IPI de saída por a situação tributária de entrada informada.

Crédito PIS sendo:

Sim: Se o arquivo XML estiver como Tributado selecionando Crédito do PIS como Sim, o sistema irá alimentar os campos próprios: Base, Alíquota e Valor do tributo.

Não: Selecionado Não e o arquivo XML estiver como Tributado o sistema não irá importar os valores.

Situação Tributária do PIS: Selecione a Situação Tributária do PIS para esse tipo de N.O.P.E, sendo assim ao importar os dados do XML na geração da nota fiscal de entrada será substituída a situação do PIS de saída por a situação tributária de entrada selecionada.

Crédito COFINS sendo:

Sim: Se o arquivo XML estiver como Tributado selecionando Crédito do COFINS como Sim, o sistema irá alimentar os respectivos campos: Base, Alíquota e Valor do tributo.

Não: Selecionado Não e o arquivo XML estiver como Tributado o sistema não irá importar os valores.

Situação Tributária do COFINS: Selecione a Situação Tributária do COFINS: para esse tipo de N.O.P.E, sendo assim ao importar os dados do XML na geração da nota fiscal de entrada será substituída a situação do COFINS de saída por a situação tributária de entrada selecionada.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
8535