PDV - Como verificar se o certificado digital está instalado no computador
Ultima Atualização: 20/02/2023 Artigo de código : 8678        
O sistema reconhecerá automaticamente
os certificados digitais que estiverem instalados na sua máquina.
Estes certificados são indispensáveis
para realizar a emissão de documentos fiscais eletrônicos (NFe e NFCe) pois
assinam digitalmente as notas garantindo para a Sefaz quem é o emitente.
Caso tenha um certificado modelo A3 (validade
de 3 anos), basta conectar o token ou cartão em uma das entradas USB do seu
computador e o próprio Windows fará o reconhecimento e instalação dos drivers
necessários.
Se tem um certificado modelo A1 (validade
de 1 ano) é necessário executar o arquivo que recebeu da certificadora ou do
contador para realizar a instalação.
Em caso de dúvidas sobre como realizar
a instalação, deverá entrar em contato com a certificadora.
CLIQUE AQUI para saber a diferença entre o modelo
A1 e o modelo A3.
Para conferir quais certificados
digitais estão instalados, siga os passos abaixo:
PASSO 1
No menu Iniciar do
Windows, digite Opções da internet no
campo de pesquisa;
PASSO 2
Na janela que será
aberta, acesse a aba Conteúdo e
clique em Certificados;
PASSO 3
Em seguida, poderá
visualizar todos os certificados digitais disponíveis bem como suas respectivas
validades na aba Pessoal.
Se necessário, poderá
selecionar um certificado digital da listagem com um clique sobre e depois
em Remover. Isso pode ser feito com
certificados que estejam vencidos por exemplo, visto que estes não serão mais
utilizados.
Se quiser visualizar os
dados do certificado, basta clicar em "Exibir".