PDV - Como verificar se o certificado digital está instalado no computador

Ultima Atualização: 20/02/2023    Artigo de código : 8678             

O sistema reconhecerá automaticamente os certificados digitais que estiverem instalados na sua máquina.

Estes certificados são indispensáveis para realizar a emissão de documentos fiscais eletrônicos (NFe e NFCe) pois assinam digitalmente as notas garantindo para a Sefaz quem é o emitente.

Caso tenha um certificado modelo A3 (validade de 3 anos), basta conectar o token ou cartão em uma das entradas USB do seu computador e o próprio Windows fará o reconhecimento e instalação dos drivers necessários.

Se tem um certificado modelo A1 (validade de 1 ano) é necessário executar o arquivo que recebeu da certificadora ou do contador para realizar a instalação.

Em caso de dúvidas sobre como realizar a instalação, deverá entrar em contato com a certificadora.

CLIQUE AQUI para saber a diferença entre o modelo A1 e o modelo A3.

 

Para conferir quais certificados digitais estão instalados, siga os passos abaixo:


PASSO 1

No menu Iniciar do Windows, digite Opções da internet no campo de pesquisa;


PASSO 2

Na janela que será aberta, acesse a aba Conteúdo e clique em Certificados;


PASSO 3

Em seguida, poderá visualizar todos os certificados digitais disponíveis bem como suas respectivas validades na aba Pessoal.


Se necessário, poderá selecionar um certificado digital da listagem com um clique sobre e depois em Remover. Isso pode ser feito com certificados que estejam vencidos por exemplo, visto que estes não serão mais utilizados.


Se quiser visualizar os dados do certificado, basta clicar em "Exibir".




  



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