eSocial - Acompanhamento de Transmissões - Limpar Fila

Ultima Atualização: 31/07/2020    Artigo de código : 8731             

O sistema disponibiliza opção de Acompanhamento de Transmissões,  dos envios eSocial.

- Passo 1: Acesse menu eSocial>Acompanhamento de Transmissão.

Será possível visualizar transmissões e seus status, ou seja,  o que esta sendo enviado, o que esta aguardando retorno, o que não foi gerado e também os que retornaram com erro.

Importante: Coluna "Retornado com erro" quando houver apontamentos informando números de quantidades de erros, poderá realizar um duplo clique para apresentar onde está o erro.


- Passo 2: Opção Verificar Erros.

Todos os erros apresentados no Acompanhamento das transmissões, precisam ser corrigidos em seus cadastros ou rotinas de origem, antes de uma nova geração para reenvio, exceto aqueles que não tem relação com problemas cadastrais, como por exemplo, o erro 537 que refere-se à duplicidade (estar tentando enviar um arquivo que já está na base do e-Social) ou erro 10007 que indica problemas com o Certificado Digital.

Se não forem feitas as devidas correções, ao clicar no botão Limpar Fila, os erros são perdidos e não aparecem mais no Acompanhamento das Transmissões. Porém, os problemas que originaram os erros ainda permanecem em seus respectivos cadastros ou rotinas do sistema. Para evidenciar os erros apresentados durante o acompanhamento, ao clicar no botão Verificar Erros, será relacionado os erros existentes no momento da limpeza da fila. 
É possível selecionar os erros por Evento e por Data de Limpeza da Fila.



 Certifique-se que todos os erros apresentados foram corrigidos no sistema antes de gerar novamente os arquivos para reenvio. 


- Passo 3: Opção Limpar Fila.

A opção de "Limpar Fila" pode ser executada para qualquer status de erro.Ao executar a opção, todos os eventos retornados com erro terão o status de transmissão alterado para Não gerado.Será necessário acessar o cadastro de tais eventos, Alterar e gravar o cadastro para que o envio seja feito.

A Limpeza pode ser executada por períodos: Mensal, Trimestral,Anual e Todo Período, conforme intenção do usuário.


Funcionalidade da rotina Limpar Fila é Recuperar arquivos excluídos.

Principais Situações para execução Limpar Fila:

- Reenviar eventos da Carga Inicial para quando, por algum motivo, já houve um envio dos eventos ao eSocial e, consequentemente, ocorre o Erro 537 - Já existe no sistema registro com mesmo código de identificação. Nesta situação o sistema irá apresentar um Alerta e é necessário Limpar Fila, para que a opção Reenviar seja habilitada.

IMPORTANTE: Para o reenvio de Carga Inicial é necessário estar ativo na competência de envio da carga inicial conforme cronograma.

- Passo 4: Status|Legenda eSocial

- Quando enviar todo um lote com sucesso (Por exemplo, todos os departamentos ou todos os funcionários) ao acessar a Carga inicial o lote (S-2200 no caso de Funcionários) irá apresentar a Bolinha Verde em Status. Só será apresentado a Bolinha verde na carga Inicial quando todos cadastros daquele S em questão estão retornados com sucesso.



Legenda:

Amarelo: Cadastro Inapto (Verificar as inconsistências com o Iob diagnóstico eSocial)

Vermelho: Enviado e retornado com Erro

Azul: Pode ser Lote Criado ou Enviado e Aguardando retorno

Cinza: Aguardando envio (apenas gerou o XML, mas nada foi enviado)

Verde: Enviado e retornado com Sucesso



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