Módulo Comercial - Cadastrar novo modelo de pedido de venda
Ultima Atualização: 19/07/2024 Artigo de código : 8761        
Para cadastrar um novo
modelo de "Pedido de Venda", siga as orientações abaixo:
PASSO 1
No módulo "Comercial",
acesse "Categorias > Compras e Vendas > Modelos
de Pedidos de Venda > Novo Modelo Ped. de Venda".
PASSO 2
No campo "Descrição" insira
um nome para esse novo modelo de pedido e abaixo selecione as
configurações desejadas.
Permitir
Concluir Recebimento Parcial: Marcando
essa opção, o sistema vai permitir que o usuário informe um valor recebido
menor que o total do pedido. Por exemplo, se o total do pedido for R$ 100,00
conseguirá informar que o cliente pagou R$ 20,00 e o restante continuará em
aberto para informar o recebimento em outro momento.
Ao desmarcar
esse parâmetro, se o valor recebido for menor que o valor total do pedido, o sistema
exibirá o aviso:
Encerrar
Pedido ao Concluir Recebimento:
Selecionando esta opção, o pedido ficará com o status "Encerrado"
assim que for informada a forma de pagamento do pedido (clicar em
"Receber" e selecionar a forma de pagamento). Quando o pedido fica
com o status de "Encerrado", o sistema não permitirá editar nenhuma
informação.
Deixando esse
parâmetro desmarcado, o pedido só será encerrado quando um usuário acessar o
pedido e clicar no botão "Encerrar".
Lançar
automaticamente pedidos com data do dia e retroativa: Quando marcada essa opção, ao informar que o pagamento
do pedido será "À Vista" o status financeiro já ficará como
"Quitado".
Reservar
Produto no estoque ao adicionar no Pedido:
Ao marcar essa opção, os produtos inseridos dentro de um pedido com esse modelo
ficarão como "Reservado" e assim indisponíveis para venda. A baixa
efetiva, será dada após o pedido ser "Entregue".
Caso o pedido
seja cancelado ou excluído, a mercadoria volta a ficar disponível no estoque.
Entrega:
-
Simplificada - Informada pelo usuário: Selecionando
esta opção, o sistema mostrará o botão "Entregar" no pedido de venda
e, ao clicar nele, o status da entrega ficará como "Entregue".
- No
recebimento - Entrega completa no recebimento do Pedido: Selecionando esta opção, o pedido ficará com o status
"Entregue" assim que for informada a forma de pagamento do pedido
(clicar em "Receber" e selecionar a forma de pagamento).
- Completa
- uma ou mais entregas por pedido: Esse
parâmetro permitirá ao usuário informar uma ou mais entregas para o mesmo
pedido, assim, ao clicar em "Entregar" apresentará uma tela para que
confirme quais e quantos produtos foram entregues.
Formulário de Impressão: Definirá o layout da
impressão do pedido, que pode ser: "Padrão, Cupom Não fiscal,
Proforma ou 2 vias".
Modelo Padrão:
Modelo Cupom Não
Fiscal:
Modelo Proforma:
Modelo 2 Vias:
Aparência
Simples: Quando selecionado essa
opção, serão apresentados somente os campos de preenchimento obrigatório no pedido,
como o nome do cliente e data do pedido;
- Modelo de preenchimento do pedido "COM Aparência
Simples" selecionada:
- Modelo de
preenchimento de pedido "SEM Aparência Simples" selecionada:
PASSO 3
Ao concluir o
preenchimento dos campos, clique em "OK".
Pronto! Seu novo modelo de pedido
foi cadastrado.
Importante: Vale ressaltar
que, só será possível editar um modelo de pedido de venda que ainda não tenha
sido utilizado. Ou seja, se já tiver feito algum pedido usando este modelo, não
conseguirá alterar.