Módulo Comercial - Cadastrar novo modelo de pedido de venda

Ultima Atualização: 19/07/2024    Artigo de código : 8761             

Para cadastrar um novo modelo de "Pedido de Venda", siga as orientações abaixo:


PASSO 1

No módulo "Comercial", acesse "Categorias > Compras e Vendas > Modelos de Pedidos de Venda > Novo Modelo Ped. de Venda".



PASSO 2

No campo "Descrição" insira um nome para esse novo modelo de pedido e abaixo selecione as configurações desejadas.

Permitir Concluir Recebimento Parcial: Marcando essa opção, o sistema vai permitir que o usuário informe um valor recebido menor que o total do pedido. Por exemplo, se o total do pedido for R$ 100,00 conseguirá informar que o cliente pagou R$ 20,00 e o restante continuará em aberto para informar o recebimento em outro momento.

Ao desmarcar esse parâmetro, se o valor recebido for menor que o valor total do pedido, o sistema exibirá o aviso:


Encerrar Pedido ao Concluir Recebimento: Selecionando esta opção, o pedido ficará com o status "Encerrado" assim que for informada a forma de pagamento do pedido (clicar em "Receber" e selecionar a forma de pagamento). Quando o pedido fica com o status de "Encerrado", o sistema não permitirá editar nenhuma informação.

Deixando esse parâmetro desmarcado, o pedido só será encerrado quando um usuário acessar o pedido e clicar no botão "Encerrar".

 

Lançar automaticamente pedidos com data do dia e retroativa: Quando marcada essa opção, ao informar que o pagamento do pedido será "À Vista" o status financeiro já ficará como "Quitado".

 

Reservar Produto no estoque ao adicionar no Pedido: Ao marcar essa opção, os produtos inseridos dentro de um pedido com esse modelo ficarão como "Reservado" e assim indisponíveis para venda. A baixa efetiva, será dada após o pedido ser "Entregue"

Caso o pedido seja cancelado ou excluído, a mercadoria volta a ficar disponível no estoque.

 

Entrega:

- Simplificada - Informada pelo usuário: Selecionando esta opção, o sistema mostrará o botão "Entregar" no pedido de venda e, ao clicar nele, o status da entrega ficará como "Entregue".

- No recebimento - Entrega completa no recebimento do Pedido: Selecionando esta opção, o pedido ficará com o status "Entregue" assim que for informada a forma de pagamento do pedido (clicar em "Receber" e selecionar a forma de pagamento).

- Completa - uma ou mais entregas por pedido: Esse parâmetro permitirá ao usuário informar uma ou mais entregas para o mesmo pedido, assim, ao clicar em "Entregar" apresentará uma tela para que confirme quais e quantos produtos foram entregues. 


Formulário de Impressão: Definirá o layout da impressão do pedido, que pode ser: "Padrão, Cupom Não fiscal, Proforma ou 2 vias".


Modelo Padrão:


Modelo Cupom Não Fiscal: 

Modelo Proforma:

Modelo 2 Vias: 

Aparência Simples: Quando selecionado essa opção, serão apresentados somente os campos de preenchimento obrigatório no pedido, como o nome do cliente e data do pedido; 

- Modelo de preenchimento do pedido "COM Aparência Simples" selecionada


- Modelo de preenchimento de pedido "SEM Aparência Simples" selecionada: 



PASSO 3

Ao concluir o preenchimento dos campos, clique em "OK"


Pronto! Seu novo modelo de pedido foi cadastrado. 

 

Importante: Vale ressaltar que, só será possível editar um modelo de pedido de venda que ainda não tenha sido utilizado. Ou seja, se já tiver feito algum pedido usando este modelo, não conseguirá alterar.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
8761