Cadastros de Centro de Custos quando não possui o sistema Financeiro
Ultima Atualização: 13/08/2024 Artigo de código : 8784        
Este cadastro possui a finalidade de controlar o fluxo das receitas e despesas que ocorreram nas movimentações efetuadas no sistema.
Ao vincular o centro de custo no cadastro de um cliente ou fornecedor com integração com o sistema Financeiro a cada recebimento/pagamento, o usuário do sistema poderá consultar nos relatórios o saldo do centro de custo informado, possibilitando a identificação e controle dos recursos aplicados em cada setor/processo da empresa.
Importante: Caso possua Integração com o sistema Financeiro, o cadastro deverá ser realizado no Financeiro, e o mesmo será apresentado no sistema do Faturamento.
PASSO 1
Primeiro informe a máscara para centro de custo através do Menu Outros > Configurações > Aba Máscara de Código > campo Centro de Custo.
PASSO 2
Acesse Menu Cadastros > Centro de Custo e realize os cadastros.
Na aba Acesso, podemos visualizar os cadastros já gravados, efetuar uma busca selecionando uma das ordens disponível para pesquisa. Para acessar um cadastro já existente selecione o mesmo e dê duplo clique para abrir o registro. Para incluir um novo cadastro clique na opção incluir e é necessário informar manualmente um código do centro de custo, conforme configuração da Máscara de Centro de Custo.
Na aba Manutenção, informe o nome do novo centro de custo e clique em Grava, se desejar pode cadastrar os sub-níveis para cada centro de custo.
Observação: Sempre que informar um centro de custo que finalize com zero o sistema entenderá que se trata de um centro de custo principal, outras numerações são consideradas como "subnível".
Exemplo: Nível: 01.000 - Despesas / Subnível: 01.001 - Energia Elétrica
Depois de criado um centro de custo com seus subníveis, é possível fazer a cópia dos subníveis de um centro de custo existente para este novo centro de custo, assim ao gravar o novo centro de custo a mensagem Deseja Importar Subnível de centro de custo?
Conforme imagem a seguir:
Ao indicar sim deve informar de qual centro de custo já existente no sistema, deseja importar os subníveis para o novo centro de custo. Após selecionar no sistema é criado os novos subníveis, conforme o exemplo a seguir: