Divergência de Valores no Extrato Bancário

Ultima Atualização: 24/07/2024    Artigo de código : 8792             

Conciliação Bancária é a simples conferência das contas bancárias com o Controle Financeiro Interno. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao Extrato do Banco.


Abaixo, destacamos algumas dicas para uma Conciliação Bancário Eficiente:

1 - Lançar as movimentações diariamente: A empresa precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas.

Exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos, etc.

- Verificar saldo no extrato bancário: Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem.

3 - Conferir detalhes dos lançamentos: Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.

4 - Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir: Verificar as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.

No sistema Business Financeiro, através do menu "Relatórios > Extratos > Extrato Bancário" visualizamos todas as movimentações lançadas no processo "Lançamento Bancos".
Se ao filtrar os relatórios de Extrato Bancário de um período, o valor está correto e em outro período, o valor é divergente, é necessário realizar alguns procedimentos.
Esse fato pode ocorrer quando lançamos documentos com datas retroativas ou por diversos fatores, como por exemplo, interrupções no processamento em rede, oscilação no fornecimento de energia elétrica, queda de conexão durante lançamentos ou qualquer outro fator que possa influenciar no funcionamento do sistema, que tenha ocorrido de maneira isolada.


PASSO 1
Acesse o menu "Outros > Consistências > Consiste Valores Lançamento Bancário" e aguarde o processo concluir.


PASSO 2
Em seguida, acesse o menu "Outros > Recálculo de Bancos" e recalcule todos os bancos cadastrados no sistema.


PASSO 3
Ao final dos processos descritos acima, filtre novamente o relatório de Extrato Bancário e verifique se os valores entre os períodos filtrados estão corretos, caso contrário, será necessário realizar a Conciliação Bancária entre as Movimentações feitas no sistema, com o Extrato Físico do Banco.


Observação: Se após a conferência da empresa, os valores continuarem divergentes e desejar que a equipe técnica da IOB realize o processo de "Conferência", será necessário entrar em contato com nosso comercial através do 0800 941 0049 ou WhatsApp (11) 94449-3569 solicitando a contratação desse serviço.


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