Processo Notas Entrada - Digitação / Lançamento

Ultima Atualização: 29/07/2024    Artigo de código : 8798             

Através do menu "Processos > Entrada de Produtos (+)" ou pelo botão "Notas Entrada" que registramos as notas fiscais emitidas pela compra de mercadorias.


Este procedimento é realizado a partir do momento que recebe o DANFE ou Arquivo XML, da NFE emitida por seu Fornecedor. Nela estarão descriminados os produtos adquiridos, seus valores e respectivos impostos.

PASSO 1

Na aba Acesso, clique em "Incluir", em seguida informe o número do Pedido de Compra, caso queira importar os dados de um PC que tenha sido gerado no sistema (opcional); informe o código do Fornecedor que fez a venda para sua empresa e o número da nota fiscal de entrada. Pressione "Enter".



PASSO 2

Na aba Manutenção, irá realizar o preenchimentos das informações, conforme as orientações abaixo:


Data de Entrada da Nota: O dia em que a nota está entrando com a mercadoria em sua empresa. Data da máquina


Data de Emissão: A data em que foi emitida a nota, lembrando que ela pode ser lançada com data retroativa

Espécie: Informe a espécie da nota do fornecedor.

Série: Informe a série da nota fiscal do fornecedor.

Subsérie: Informe a subsérie da nota do fornecedor, se houver.

Mod NF: Informe o modelo da Nota Fiscal do fornecedor.

Tipo CT-e: Este campo será habilitado quando utilizar o modelo de NF 57, mas sua função é gerar informações no arquivo de Exportação para o sistema Fiscal.

C.I.: Informe o código de integração com o sistema Fiscal, se possuir integração.

Mod NF Serviço: Informe o modelo da Nota Fiscal de Serviços, se for uma NF de serviço.

CFOP: Informe o Código Fiscal de Operações e Prestações deste produto.

Centro de Custo: Informe o respectivo centro de custo, caso queira direcionar o valor da nota para um centro de custo específico.

Modalidade do Frete: Informe qual é a modalidade do Frete descrito na NFE.

Situação da NF: Normal ou Extemporânea.

Antecipação ST: Substituída, Substituta ou Nenhum.


Tipo Antecip.: 0, 1, 2, 3, 4, 5 ou 6.


Departamento: Será habilitado quando possuir Máscara de Código e a empresa utilizar para controle de Saldo por Departamento.

NF Conjugada: Informe "Sim" para notas que contenham Produtos e Serviços e "Não" para notas que contenham apenas Produtos.

Não Recalcular: Quando selecionada, os valores da NFE não serão recalculados, se fizermos alteração de valores.

Condição de Pagamento: Informe de que forma a empresa pagará o fornecedor. Caso seja parcelado, em que parcela será cobrado o IPI, se não informar nenhuma o IPI será rateado para todas as parcelas. E em que banco será efetuado o pagamento da fatura.


Adicionais: Informe se esta mercadoria que está entrando por esta nota é para "Industrialização" ou "Comercialização". Indique "Sim" para exportar os dados desta nota para o sistema Fiscal e para geração do arquivo Magnético Sintegra ou "Não" para não exportar. Caso exporte os dados é necessário informar o Código de Integração (C.I.) para impostos retidos, se houver. A conta contábil será habilitada se possuir integração entre o sistema de Estoque e Financeiro. Por fim, informe a forma de transporte e a transportadora responsável pela logística desta mercadoria.


Observações: Informe uma observação específica para esta nota.


Impostos: Selecione as opções de cálculos que a NFE possui.


Chave de Acesso: Digitar a Chave de Acesso da NFE Autorizada com 44 dígitos.


PASSO 3

Após o preenchimento do Cabeçalho da NFE, no campo Item, pressione "Insert" para incluir os itens da Nota Fiscal:


Abrirá a tela Item da Nota de Entrada, onde selecionará o Produto e ao pressionar Enter, fará o preenchimento de todos os campos necessários, de acordo com a NFE recebida do Fornecedor:


Ao passar pelo campo Valor Total, abrirá a tela Formação de Custo (Por Item)


Esta tela de Formação de Custo irá Somar os valores que forem preenchidos nos campos Frete, Seguro e Outras Despesas, de acordo com as opções selecionadas: Preço de Custo, Total da NF, Total da Base de ICMS, Total da Base de IPI, Preço Médio, Total da Base de PIS e Total da Base de Cofins, no campo Último Custo da aba Estoque do Cadastro do Produto.

Observação: Na tela de Formação de Custo, campo Substituição Tributária, o sistema irá somar o valor da ST no Último Custo do Produto, se a NFE possuir este imposto e estiver sendo calculado no Item da Nota:


Ao passar com Enter pelo campo "Valor IPI", o sistema abrirá a tela "IPI". Caso a empresa é optante pelo Simples Nacional e declarada isenta de IPI, deve-se informar no campo "Isento" o valor total do IPI, caso o produto que está entrando tem tributação de IPI. A mesma regra vale se a empresa é optante pelo Simples Nacional e é declarada outras de IPI. A diferença é que o valor total do IPI deve ser informado no campo "Outras". 


Ao passar pelo campo "Valor ICMS", o sistema abrirá a tela "ICMS". Caso a empresa é optante pelo Simples Nacional e declarada isenta de ICMS, deve-se informar no campo "Isento" o valor total do IPI, caso o produto que está entrando tem tributação de ICMS. A mesma regra vale se a empresa é optante pelo Simples Nacional e é declarada outras de ICMS. A diferença é que o valor total do ICMS deve ser informado no campo "Outras".


Ao passar pelo campo "Aliq.Subs.Trib" o sistema abrirá a tela "Encargos da Base de Substituição. Tributária":


PASSO 4

Após a inserção dos Itens na Nota, realize a conferência de Valores e por fim, clique em "Grava".




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
8798