PASSO 1
Antes de iniciar o lançamento da Ordem de Produção, verifique se os parâmetros estão selecionados de acordo com o propósito da empresa. Acesse o menu "Outros > Configurações > aba Estoque > Baixa de Matéria prima: Ordem de produção ou transferência".
Podemos determinar no sistema por onde queremos a baixa das Matérias Primas sejam efetuadas, são elas:
Ordem de Produção: A baixa das matérias-primas será dada no estoque no momento em que criarmos a ordem de produção, ou seja, no inicio do processo, antes de iniciar a produção do produto.
Transferência: Neste caso a baixa é dada no final do processo, quando o produto final já está pronto. Então precisamos efetuar a entrada deste produto acabado no estoque e esta entrada é realizada pela transferência e é neste momento que a baixa das matérias-primas é efetuada.
PASSO 2
Se a sua empresa estiver configurada para não permitir saldo negativo nos processos, confirme se as Matérias Primas possuem Saldo Suficiente em Estoque, acessando o menu "Cadastro de Produtos > aba Estoque > campo Saldo Atual".
Importante: Antes mesmo de incluir a Ordem de Produção, é necessário verificar se os componentes já estão vinculados ao produto final.
CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo do Cadastro de Componentes do Produto.
CLIQUE AQUI para acessar o processo de Cópia de Componentes do Produto.
PASSO 3
Acesse o menu "Processos > Ordens de Produção" ou clique no atalho "Ordem de Produção" na página principal do sistema:
PASSO 4
Clique no botão "Incluir" na aba Acesso, será gerado o próximo Código e automaticamente o sistema irá abrir na aba Manutenção.
PASSO 5
Na parte superior da aba Manutenção temos os campos abaixo:
Data de Movimento: que é preenchida com a mesma data da máquina.
Data Fechamento: Data em que a Ordem de Produção foi finalizada.
Observação 1 e Observação 2: Poderá preencher as principais observações da Ordem de produção nesses dois campos.
Depto. Matéria Prima: Se a sua empresa estiver parametrizada para trabalhar com departamentos, acessando o menu "Outros > Configurações > aba Máscara de Códigos > campo Departamentos" poderá preencher o Departamento destinado a saída da Matéria-Prima.
Depto.Produto Final: Se a sua empresa estiver parametrizada para trabalhar com departamentos, acessando o menu "Outros > Configurações > aba Máscara de Códigos > campo Departamentos" poderá preencher o Departamento destinado a entrada do Produto Final.
Status da OP: Aberta,
Concluir O.P:
Fechar O.P:
PASSO 6
Para incluir um item, pressione a tecla "INSERT" do seu teclado.
PASSO 7
Na tela do Item da Ordem de Produção, selecione o Código do Produto Final (acabado) e pressione a tecla "Enter" do seu teclado, o sistema já irá trazer as informações no campo Descrição Produção, que será a descrição informada no cadastro desse produto. Também irá apresentar o campo Valor Unitário, que será preenchido com o valor que estiver dentro do "cadastro do item acabado > aba Estoque > campo Valor Unitário".
Também será carregada na Aba Componentes do Produto com as respectivas matérias-primas já definidas em menu "Cadastro > Produtos > Componentes do Produto".
PASSO 8
Preencha os demais campos, conforme as orientações abaixo:
Quantidade: Preencha a quantidade do Produto Final que precisa ser produzido.
Depto. Matéria-Prima: Se a sua empresa estiver parametrizada para trabalhar com departamentos, acessando o menu "Outros > Configurações > aba Máscara de Códigos > campo Departamentos" poderá preencher o Departamento destinado a saída da Matéria-Prima.
Observação 1 e Observação 2: Poderá preencher as principais observações da Ordem de produção nesses dois campos.
Para confirmar esse item da Ordem de Produção, clique no botão "Confirmar".
INCLUSÃO MANUAL DA COMPOSIÇÃO DO ITEM
Caso o seu Produto Final não possua composição cadastrada, poderá optar em incluir manualmente a composição clicando na tecla "INSERT" do seu teclado e selecionando o código(s) da(s) Matéria(s)-Prima(s) na tela "Item da composição".
ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DO ITEM
Você também poderá alterar o item, clicando sobre o item que deseja realizar a alteração e em seguida na tecla "Enter" do teclado, será apresentada a Informação: Alterações na composição do Produto sem ser por substituição de componentes similares, poderá acarretar em descaracterização do Produto Final cadastrado, podendo se sujeitar a incorreções na escrituração do Bloco K, passíveis de serem advertidas fiscalmente, portanto é aconselhado o cadastro de novo Produto Final com os componentes corretos neste tipo de situação. Deseja prosseguir com está alteração? Clique no botão "Sim", caso queira prosseguir.
Será aberta a tela "Item da composição", onde poderá realizar a alteração desejada em seu componente.
DELETAR COMPOSIÇÃO DO ITEM
Poderá também deletar algum item, clicando sobre o item que deseja excluir e em seguida na tecla "DELETE" do teclado, será apresentada a Informação: Alterações na composição do Produto sem ser por substituição de componentes similares, poderá acarretar em descaracterização do Produto Final cadastrado, podendo se sujeitar a incorreções na escrituração do Bloco K, passíveis de serem advertidas fiscalmente, portanto é aconselhado o cadastro de novo Produto Final com os componentes corretos neste tipo de situação. Deseja prosseguir com está alteração? Clique no botão "Sim", caso queira prosseguir.
Irá apresentar a Confirmação: Excluir produto desta composição? Clique no botão "Sim".
RESTAURAR COMPOSIÇÃO PADRÃO
Se depois de realizar qualquer alteração na composição das matérias-primas, você quiser que volte a configuração padrão que consta preenchida no menu "Cadastros> Produtos > Componentes dos Produtos", poderá clicar no botão "Restaurar Composição Padrão". Será apresentado a Confirmação: Tem certeza que deseja voltar a composição padrão? Clicando no botão "Sim", o sistema irá retornar os mesmos componentes e quantidades dos produtos que estão configurados como padrão nesse produto final.
PASSO 9
Se precisar incluir mais itens de Produtos Finais nessa Ordem de Produção, poderá clicar na tecla "INSERT" do seu teclado e repetir todo o processo citado acima. Para poder gravar a Ordem de Produção, clique no botão "Gravar". Será apresentada a Confirmação: Deseja imprimir a Ordem de Produção agora?
Se clicar no botão "Sim", serão apresentados os modelos abaixo para você poder selecionar e visualizar como irá sair a impressão de cada um dos modelos. Para saber mais sobre as todas as opções de impressão de Ordens de Produção, CLIQUE AQUI.
PASSO 10
Na aba Acesso essa Ordem de Produção será gravada e antes do seu código terá o Status da Legenda, onde (A) = Aberta, (P) = Fechada Parcial e (F) = Fechada.
PASSO 11
Ao gravar a Ordem de Produção, neste exemplo, a baixa das Matérias Primas foi parametrizada com a opção Ordem de Produção, acessando o menu "Outros > Configurações > aba Estoque > opção: Baixa de Matéria Prima está selecionada a opção "Pela Ordem de Produção", sendo assim, o saldo dos meus produtos que compõem esse produto final será atualizado. Caso na sua empresa esteja configurado "Pela Transferência", a baixa no saldo das matérias-primas só será realizada quando for realizado a Transferência de Ordem de Produção.
PASSO 12
Assim que o produto final estiver pronto, será necessário realizar a Transferência de Ordem de Produção, para poder alimentar o saldo do Produto Final. Para realizar a Transferência de Ordem de Produção, CLIQUE AQUI e siga as orientações.