eSocial - S-1200 | S-2299 Erro: 269 - Rubrica Não existe no Cadastro do empregador

Aplicável a versão: A2021.11.05

Ultima Atualização: 07/03/2022    Artigo de código : 8970             

O erro 269 pode ocorrer em alguns cenários, para correção realize os passos abaixo:



-Passo 1: Garanta que seu sistema esteja atualizado na última versão disponível 

-Passo 2: Verifique no erro qual a rubrica indicada, no exemplo abaixo é a 4992

-Passo 3: Acesse o cadastro da rubrica indicada e verifique qual o status consta no campo Status eSocial



Situação 1: Rubrica com erro 130

-Passo 1: Acesse o Menu Arquivos > Empresas Usuárias, altere o campo Mês/Ano e ative a empresa na competência de obrigatoriedade/abertura da empresa.

-Passo 2: Acesse o menu eSocial > Carga Inicial, selecione o S-1000 e S-1005 e clique em Gerar.

-Passo 3: Acesse Menu eSocial > Geração de Periódicos, o sistema emitirá uma mensagem para o envio das rubricas, clique em SIM e aguarde o envio com sucesso.
Obs.: Caso o erro seja na rescisão as rubricas serão enviadas quando gravá-la.

-Passo 4: Clique em Reenviar para que os periódicos sejam enviados com sucesso.



Situação 2: Rubrica como não gerado

-Passo 1: Acesse Menu eSocial > Geração de Periódicos, o sistema emitirá uma mensagem para o envio das rubricas, clique em SIM e aguarde o envio. 
Obs.: Caso o erro seja na rescisão as rubricas serão enviadas quando gravá-la.

-Passo 2: Clique em Reenviar para que os periódicos sejam enviados com sucesso.


IMPORTANTE: O usuário deve observar a validade da rubrica, ao utilizá-la no evento de remuneração. A rubrica deve ter data de início de validade igual ou anterior ao evento de remuneração que lhe faz referência.

O eSocial verifica a validade da rubrica na competência do evento, e não na data de transmissão do evento para o ambiente nacional. Assim, um evento de remuneração da competência setembro/2018 (transmitido em 07/02/2019) deve fazer referência a rubricas cadastradas com início de validade em setembro/2018 ou mês anterior (agosto, julho, etc.).  
No sistema o inicio da Rubrica está localizado no cadastro do Evento/Rubrica campo Vigência.

- No Portal eSocial acesse Empregador > Tabelas > Rubricas > Pesquise a Rubrica e verifique o Inicio da validade.




Situação 3: Geração Matriz e Filial, gerando em filial, com Rubrica não enviada na Matriz



-Passo 1: Acesse Menu Arquivos> Ativar Empresa, ative a empresa Matriz

-Passo 2: Acesse Menu Arquivos>Eventos>Cadastro, localize o evento em questão e realize a transmissão


IMPORTANTE: O usuário deve observar a validade da rubrica, ao utilizá-la no evento de remuneração. A rubrica deve ter data de início de validade igual ou anterior ao evento de remuneração que lhe faz referência.

cadastro da rubrica indicada e verifique qual o status consta no campo Status eSocial

-Passo 3: Acesse Menu Arquivos> Ativar Empresa, ative a empresa Filial

-Passo 4: Acesse Menu eSocial>Acompanhamento de Transmissão>Limpar Fila - Todo Período


-Passo 5: Acesse Menu eSocial > Geração de Periódicos, clique em  Reenviar para que os periódicos sejam enviados com sucesso.


Situação 4: Empresa marcada como Descentralizada incorretamente


-Passo 1: Acesse Menu Arquivos > Empresas Usuárias > aba básico > botão Dados eSocial/REINF e deixe a opção "Processamento descentralizado da Folha (e-Social) desmarcada, depois grave o cadastro




-Passo 2: Acesse Menu eSocial>Acompanhamento de Transmissão>Limpar Fila - Todo Período


-Passo 3: Acesse Menu eSocial > Geração de Periódicos, clique em  Reenviar para que os periódicos sejam enviados com sucesso.




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