Passo 1
Acesse o sistema no "Menu eSocial > Acompanhamento de Transmissão e clique em Limpar Fila - Todo Período
Passo 2
Acesse o "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico", selecione o pró-labore com erro, na aba Dados, verifique se o campo Tipo Sal. está preenchido corretamente, na aba Ident. Adm., botão eSocial - Dados Admissionais, verifique se consta preenchimento correto e compatíveis de Regime Previdenciário e Categoria do Trabalhador
Ainda no cadastro do funcionário aba Ident. Adm., botão eSocial - Dados Admissionais, clique em "Cadastro de outro escritório/software" e faça o procedimento abaixo, de acordo com o seu cenário:
Ao entrar no portal observe o campo Matrícula dentro do evento S-2300
Se no portal tiver matrícula: deve deixar a opção "Gerar Matrícula" marcada
Se no portal NÃO tiver matrícula: deve deixar a opção "Gerar Matrícula" desmarcada
Passo 4
Em caso de erro na geração dos eventos periódicos após as devidas alterações acesse o "Menu eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar
Observação: Cabe enfatizar que a funcionalidade dessa opção é especifica para informar matrícula de trabalhador sem vínculo quando a admissão inicial foi enviada com matrícula de acordo com especificações do layout simplificado eSocial (geralmente base vinda de outro escritório), portanto se na análise do XML não houver matrícula nos eventos S-2300 e S-2306, a opção não deve ser configurada?
SITUAÇÃO 4: CATEGORIA S-2300 DIVERGENTE
Causa: Categoria do funcionário classificada como 723 no sistema, porém no eSocial a categoria enviada no evento S-2300 foi com a informação 722, ocasionando o erro 312.
Solução: Para alterar a categoria do S-2300, o portal aceita a retificação no evento S-2300, porém deve ser no mesmo mês de início do trabalhador, se já houver evento de remuneração em meses anteriores, não será possível retificar a categoria.
Não sendo possível a retificação, é necessário encerrar o S-2300 atual com a matrícula 722 através do evento S-2399 com data do último dia do mês em curso, e inserir um novo evento S-2300 com a categoria 723 a partir do dia seguinte ao informado no S-2399.
SITUAÇÃO 5: ERRO AO ENVIAR S-2205 / S-2206 DO DEPENDENTE
Passo 1
Acesse o "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico", selecione o funcionário com erro, na aba Ident. Adm., e verifique a data de admissão do mesmo.
Passo 2
Ainda no cadastro do funcionário, acesse Históricos de Protocolos, clique na lupa ao lado dos eventos S-2205/S2206 e verifique a data da alteração que esta sendo enviado no XML.
Passo 3
Se a data da alteração for anterior que data de admissão, será necessário ativar a empresa na competência da data de admissão e reenviar os eventos S-2205/S-2206 com erro.
SITUAÇÃO 6: QUANDO O ENVIO DA ADMISSÃO FOI EXCLUÍDO DO ESOCIAL
Se o envio do S-2200 / S-2300 já foi excluído do eSocial deve-se gerar a exclusão do evento dentro do sistema.