eSocial - Exportações Diversas - Erros 312 | 303 | 304 | 317

Ultima Atualização: 24/10/2023    Artigo de código : 8973             

O procedimento de exclusão informado, só deve ser realizado quando encontra-se dentro do prazo de obrigatoriedade dos envios ao eSocial. Caso já tenha passado do prazo entre em contato com o Suporte | Guardião para análise dos cenários e orientações.
Para acessar a Portaria sobre prazos e multas CLIQUE AQUI

Esses erros estão relacionados as situações abaixo mencionadas:


SITUAÇÃO 1: CATEGORIA INCORRETA
Passo 1
Acesse o "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico", selecione o funcionário com erro, na aba Ident. Adm., campo eSocial: Dados Admissionais, verifique se o campo Categoria está preenchido e se coincide com a categoria informada no portal do eSocial.

Passo 2 

Acesse o "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico", selecione o funcionário com o erro, clique na opção Históricos de Protocolos, verifique se consta os eventos S-2205 ou S-2206. Caso tenha, clique no campo Selecione o Evento, informe o evento S-2206 e clique no campo Excluir do eSocial, após selecione o evento S-2205, clique no campo Excluir do eSocial.

Passo 3

No campo "Selecione o Evento" informe o evento S-2200, e clique no campo Retificar, na mensagem para confirmar a Retificação para o eSocial, clique em SIMApós clicar na opção, o sistema direcionará ao cadastro do funcionário, clique em Alterar, no campo do endereço do funcionário informe a letra "R" antes ao logradouro.

Passo 4

Feito o procedimento de alteração, clique em Gravar para reenviar o cadastro do funcionário.

Passo 5

Após retornar com sucesso o cadastro do funcionário. Acesse o sistema no "Menu eSocial  > Acompanhamento de Transmissão" e clique em Limpar Fila.

Passo 6

Acesse o "Menu eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar.

SITUAÇÃO 2: MATRÍCULA INCORRETA

Passo 1

Acesse o "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico", selecione o funcionário com erro, na aba Dadosverifique se o campo Matrícula está preenchido corretamente igual ao que consta no portal.

Passo 2

Caso não esteja acesse o "Menu eSocial > Ferramentas > Importar matrícula anterior do funcionário", selecione o funcionário e informe a matrícula que consta no eSocial.

Passo 3

Acesse o sistema no "Menu eSocial  > Acompanhamento de Transmissão"  e clique em Limpar Fila.

Passo 4

Acesse o "Menu eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar.


SITUAÇÃO 3: PRÓ-LABORE COM INFORMAÇÕES AUSENTES OU DIVERGENTES 
Todos os erros que envolve matricula no S-2300, sempre deve acessar o portal do esocial para confirmar se o pró-labore possui ou não matrícula informada, depois retornar no sistema e habilitar ou desabilitar a opção de matricula, dependendo da situação enquadrada.
Caso um envido de S-2300 tenha sido enviado com matricula e no portal não estiver pode duplicar o cadastro no esocial. 

Passo 1

Acesse o sistema no "Menu eSocial  > Acompanhamento de Transmissão e clique em Limpar Fila - Todo Período

Passo 2

Acesse o "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico", selecione o pró-labore com erro, na aba Dadosverifique se o campo Tipo Sal. está preenchido corretamente, na aba Ident. Adm., botão eSocial - Dados Admissionais, verifique se consta preenchimento correto e compatíveis de Regime Previdenciário e Categoria do Trabalhador

Passo 3

Ainda no cadastro do funcionário aba Ident. Adm., botão eSocial - Dados Admissionais, clique em "Cadastro de outro escritório/software" e faça o procedimento abaixo, de acordo com o seu cenário:

Ao entrar no portal observe o campo Matrícula dentro do evento S-2300 

Se no portal tiver matrícula: deve deixar a opção "Gerar Matrícula" marcada
Se no portal NÃO tiver matrícula: deve deixar a opção "Gerar Matrícula" desmarcada



Passo 4

Em caso de erro na geração dos eventos periódicos após as devidas alterações acesse o "Menu eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar

Observação: Cabe enfatizar que a funcionalidade dessa opção é especifica para informar matrícula de trabalhador sem vínculo quando a admissão inicial foi enviada com matrícula de acordo com especificações do layout simplificado eSocial (geralmente base vinda de outro escritório), portanto se na análise do XML não houver matrícula nos eventos  S-2300 e S-2306, a opção não deve ser configurada?



SITUAÇÃO 4: CATEGORIA S-2300 DIVERGENTE 
Causa: Categoria do funcionário classificada como 723 no sistema, porém no eSocial a categoria enviada no evento S-2300 foi com a informação 722, ocasionando o erro 312.

Solução: Para alterar a categoria do S-2300, o portal aceita a retificação no evento S-2300, porém deve ser no mesmo mês de início do trabalhador, se já houver evento de remuneração em meses anteriores, não será possível retificar a categoria.
Não sendo possível a retificação, é necessário encerrar o S-2300 atual com a matrícula 722 através do evento S-2399 com data do último dia do mês em curso, e inserir um novo evento S-2300 com a categoria 723 a partir do dia seguinte ao informado no S-2399.


SITUAÇÃO 5: ERRO AO ENVIAR S-2205 / S-2206 DO DEPENDENTE
Passo 1 
Acesse o "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico" selecione o funcionário com erro, na aba Ident. Adm., e verifique a data de admissão do mesmo.

Passo 2

Ainda no cadastro do funcionário, acesse Históricos de Protocolos, clique na lupa ao lado dos eventos S-2205/S2206 e verifique a data da alteração que esta sendo enviado no XML.

Passo 3

Se a data da alteração for anterior que data de admissão, será necessário ativar a empresa na competência da data de admissão e reenviar os eventos S-2205/S-2206 com erro.


SITUAÇÃO 6: QUANDO O ENVIO DA ADMISSÃO FOI EXCLUÍDO DO ESOCIAL
Se o envio do S-2200 / S-2300 já foi excluído do eSocial deve-se gerar a exclusão do evento dentro do sistema.


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