Processo Pedido de Compra - Digitação / Lançamento / Modelos de Impressão
Ultima Atualização: 29/07/2024 Artigo de código : 9245        
O Pedido de Compra é o procedimento que antecede a Nota de Entrada. Ele é criado para concretizar a compra de uma mercadoria de um fornecedor para que possa ser vinculada posteriormente a uma Nota de Entrada.
É possível criar um Pedido a partir de uma Cotação existente.
PASSO 1
Acesse o menu "Processos > Pedidos de Compra" ou clique no ícone que se encontra na tela inicial do sistema.
PASSO 2
Ao clicar em "Incluir", será gerado a numeração sequencial do documento. Em seguida selecione o Fornecedor.
Caso existir uma Cotação, ao selecionar o documento, e pressionar "Enter", o código do Fornecedor será preenchido.
Pressione "Enter" novamente, para acessar a aba Manutenção:
PASSO 3
Na aba Manutenção, a Data do Pedido e a Data da Entrega serão apresentadas automaticamente podendo esta última data, ser alterada;
O usuário pode informar ainda no pedido os seguintes campos:
Departamento: Se trabalhar com este tipo de controle, o campo estará habilitado para selecionar o departamento responsável pela compra;
Mod. Frete: Selecione a Modalidade do Frete pré cadastrada através do Menu Cadastros > Outros Cadastros > Cadastro de Incoterms (Modalidade do Frete);
Frete: Selecione qual será o Frete para este pedido.
Valor: Será preenchido automaticamente este campo, quando utilizar o tipo de frete "A Pagar", clicando em "Não" na mensagem: Frete por Percentual? e preencher o valor do Frete.
Se clicar em "Sim" na mensagem: Frete por Percentual?, o campo Valor será preenchido com a Porcentagem inserida na tela.
Exemplo:
Transportadora: Selecione a Transportadora que fará o transporte das mercadorias.
Exporta Financeiro: Ao selecionar a opção "S", é possível exportar as Duplicatas para o sistema IOB Business Financeiro através do Pedido de Compra.
Condição Pagto: Este campo se torna obrigatório se a opção de exportar as duplicatas estiver como "S", caso contrário, não há necessidade de preenchê-la.
Banco: Se desejar, poderá selecionar o Banco a que será realizado este pagamento.
Centro de Custo: Selecione a qual centro de custo deseja que esta compra seja direcionada.
Nosso Nº Referência: Informações adicionais
Nº Ordem de Venda: Informações adicionais
Comprador: Selecione o código do comprador pré cadastrado através do menu "Cadastros > Compras > Compradores".
Nome Comprador: Será preenchido automaticamente após preencher o código do comprador no campo anterior.
Lista Contato/Email: Nos pontos de pesquisa, poderá selecionar o endereço de e-mail cadastrado para o Fornecedor vinculado ao Pedido de Compra.
Valor Desconto: Se houver um valor de desconto para o pedido, poderá preencher neste campo.
Código Nat.OP.: Poderá vincular um código de Natureza de Operação, se estiver cadastrado através do menu "Cadastros > Outros Cadastros > Natureza de Operação".
Natureza de Operação: Será preenchido automaticamente a descrição da Natureza de Operação, após preencher o campo Código Nat.OP.
Moeda: Poderá selecionar uma opção de Moeda que utiliza para emissão do Pedido de Compra, exemplo: Real, Dolar, etc., cadastrando as opções através do menu "Cadastros > Outros Cadastros > Moedas".
Tipo Taxa: Campo relacionado ao processo para "Conversão de Moedas", quando a Moeda utilizada for diferente do "Real".
-Cotação - sistema utilizará as taxas cadastradas através do Menu Cadastros > Cotação Moedas, para realizar a conversão de moedas no Pedido de Compra.
-Média - sistema utilizará a taxa cadastrada através do Menu Cadastros > Cotação Moedas, campo "Média", coluna "Compra" ou campo "Média" coluna "Venda".
-Manual - sistema habilitará o campo à frente "Taxa", para preenchimento manual, para converter valores.
Taxa: Campo para preenchimento manual da taxa para conversão de valores.
Para visualizar o processo de Conversão de Moedas, CLIQUE AQUI.
PASSO 4
Ao clicar em "Insert" na coluna "Pedido" abrirá a tela "Itens do Pedido Compra":
PASSO 5
Clique nos pontos de pesquisa para selecionar um Produto para compra e após, o campo "Descrição" será preenchido automaticamente:
Complemento e Composto: Estes dois campos virão setados como "N". Se desejar preencher estes campos manualmente ou que traga as informações registradas no "Cadastros de Produtos > aba Complementos", altere a opção para "S" e pressione "Enter".
Unidade: Selecione uma Unidade de Medida, caso não esteja preenchida no cadastro do Produto.
Quantidade: Informe a quantidade a ser comprada.
Moeda, Tipo Taxa e Taxa: Serão preenchidos quando trabalhar com Conversão de Moedas.
Valor Unitário: Campo para preenchimento manual ou será carregado com o valor unitário preenchido no "Cadastro do Produto > aba Estoque".
Valor Total: Campo será calculado automaticamente após preenchimento da Quantidade e Valor Unitário.
Data de Entrega: Será preenchido automaticamente com a data da máquina e passível de alteração quando necessário.
Grade: Campo será habilitado quando no sistema IOB Business Faturamento no menu "Outros > Configurações > aba Gerais 1 > opção Utiliza campo Grade", estiver como "Sim". Meramente informativo e não faz nenhum tipo de controle no sistema.
IPI%: Informe o percentual do imposto, se houver.
ICMS%: Informe o percentual do imposto, se houver.
Dif Parc%: Informe o percentual do Diferimento Parcial, se houver. Campo habilitado para Empresas emitentes residuárias no estado do Paraná.
Red.ICMS%: Informe o percentual da redução, se houver.
Observação: Informe uma observação, se houver.
Observação 2: Informe outra observação, se houver.
PASSO 6
Na aba Observações, existem 9 Linhas para inserção de Observações e na primeira Linha, através dos pontos de pesquisa, irá selecionar uma observação pré cadastrada através do menu "Cadastros > Outros Cadastros > Observações para Pedidos de Compras". Existem 2 Linhas de Observações, para serem utilizadas posteriormente na NF-e.
PASSO 7
Na aba End. Retira, ao selecionar a opção "Retirar", será apresentado o endereço do Cadastro do Fornecedor, caso houver informações preenchidas, porém, os campos são passíveis de alteração, se necessário:
PASSO 8
Após inserir os Itens no Pedido, os campos abaixo serão preenchidos:
Local de Entrega, Local de Cobrança, Total dos Produtos e Total do Pedido:
Clique em "Grava", para gravar o Pedido de Compra;
Clique em "Cancela", para cancelar o Processo;
Clique em "Exclui", para excluir o Pedido já gravado;
Clique em "Fechar", caso este pedido de compra não for mais utilizado e seu status deve ser alterado para "Fechado".
Clique em "Arquivo", se desejar exportar os dados do Pedido, para Excel.
PASSO 9
O botão "Detalhes Importação" pode ser utilizado para preencher informações pertinentes a um Pedido de Compra, tendo estas informações visualizadas na impressão do Modelo de Impressão 12 - Purchase Order:
PASSO 10
Ao gravar o Pedido de Compra, é apresentado a mensagem: Deseja imprimir o Pedido Compra Agora?. Se clicar em "Sim", abrirá as opções para selecionar:
PASSO 11
Através do menu "Relatórios > Relatórios de Compras", existe alguns modelos que também podem ser utilizado para filtrar informações dos Pedidos de Compra.