Processo Pedido de Compra - Digitação / Lançamento / Modelos de Impressão

Ultima Atualização: 29/07/2024    Artigo de código : 9245             

O Pedido de Compra é o procedimento que antecede a Nota de Entrada. Ele é criado para concretizar a compra de uma mercadoria de um fornecedor para que possa ser vinculada posteriormente a uma Nota de Entrada.

É possível criar um Pedido a partir de uma Cotação existente.


PASSO 1

Acesse o menu "Processos > Pedidos de Compra" ou clique no ícone que se encontra na tela inicial do sistema.


PASSO 2

Ao clicar em "Incluir", será gerado a numeração sequencial do documento. Em seguida selecione o Fornecedor.

Caso existir uma Cotação, ao selecionar o documento, e pressionar "Enter", o código do Fornecedor será preenchido.

Pressione "Enter" novamente, para acessar a aba Manutenção:


PASSO 3

Na aba Manutenção, a Data do Pedido e a Data da Entrega serão apresentadas automaticamente podendo esta última data, ser alterada;


O usuário pode informar ainda no pedido os seguintes campos:

Departamento: Se trabalhar com este tipo de controle, o campo estará habilitado para selecionar o departamento responsável pela compra;

Mod. Frete: Selecione a Modalidade do Frete pré cadastrada através do Menu Cadastros > Outros Cadastros > Cadastro de Incoterms (Modalidade do Frete);

Frete: Selecione qual será o  Frete para este pedido.

Valor: Será preenchido automaticamente este campo, quando utilizar o tipo de frete "A Pagar", clicando em "Não" na mensagem: Frete por Percentual? e preencher o valor do Frete.

Se clicar em "Sim" na mensagem: Frete por Percentual?, o campo Valor será preenchido com a Porcentagem inserida na tela.

Exemplo:


Transportadora: Selecione a Transportadora que fará o transporte das mercadorias.

Exporta Financeiro: Ao selecionar a opção "S", é possível exportar as Duplicatas para o sistema IOB Business Financeiro através do Pedido de Compra.

Condição Pagto: Este campo se torna obrigatório se a opção de exportar as duplicatas estiver como "S", caso contrário, não há necessidade de preenchê-la.

Banco: Se desejar, poderá selecionar o Banco a que será realizado este pagamento.

Centro de Custo: Selecione a qual centro de custo deseja que esta compra seja direcionada.

Nosso Nº Referência: Informações adicionais

Nº Ordem de Venda: Informações adicionais

Comprador: Selecione o código do comprador pré cadastrado através do menu "Cadastros > Compras > Compradores".

Nome Comprador: Será preenchido automaticamente após preencher o código do comprador no campo anterior.

Lista Contato/Email: Nos pontos de pesquisa, poderá selecionar o endereço de e-mail cadastrado para o Fornecedor vinculado ao Pedido de Compra.

Valor Desconto: Se houver um valor de desconto para o pedido, poderá preencher neste campo.

Código Nat.OP.: Poderá vincular um código de Natureza de Operação, se estiver cadastrado através do menu "Cadastros > Outros Cadastros > Natureza de Operação".

Natureza de Operação: Será preenchido automaticamente a descrição da Natureza de Operação, após preencher o campo Código Nat.OP.

Moeda: Poderá selecionar uma opção de Moeda que utiliza para emissão do Pedido de Compra, exemplo: Real, Dolar, etc., cadastrando as opções através do menu "Cadastros > Outros Cadastros > Moedas".

Tipo Taxa: Campo relacionado ao processo para "Conversão de Moedas", quando a Moeda utilizada for diferente do "Real".

-Cotação - sistema utilizará as taxas cadastradas através do Menu Cadastros > Cotação Moedas, para realizar a conversão de moedas no Pedido de Compra.

-Média - sistema utilizará a taxa cadastrada através do Menu Cadastros > Cotação Moedas, campo "Média", coluna "Compra" ou campo "Média" coluna "Venda".

-Manual - sistema habilitará o campo à frente "Taxa", para preenchimento manual, para converter valores.

Taxa: Campo para preenchimento manual da taxa para conversão de valores.

Para visualizar o processo de Conversão de Moedas, CLIQUE AQUI.


PASSO 4

Ao clicar em "Insert" na coluna "Pedido" abrirá a tela "Itens do Pedido Compra":


PASSO 5

Clique nos pontos de pesquisa para selecionar um Produto para compra e após, o campo "Descrição" será preenchido automaticamente:


Complemento e Composto: Estes dois campos virão setados como "N". Se desejar preencher estes campos manualmente ou que traga as informações registradas no "Cadastros de Produtos > aba Complementos", altere a opção para "S" e pressione "Enter".

Unidade: Selecione uma Unidade de Medida, caso não esteja preenchida no cadastro do Produto.

Quantidade: Informe a quantidade a ser comprada.

Moeda, Tipo Taxa e Taxa: Serão preenchidos quando trabalhar com Conversão de Moedas.

Valor Unitário: Campo para preenchimento manual ou será carregado com o valor unitário preenchido no "Cadastro do Produto > aba Estoque".

Valor Total: Campo será calculado automaticamente após preenchimento da Quantidade e Valor Unitário.

Data de Entrega: Será preenchido automaticamente com a data da máquina e passível de alteração quando necessário.

Grade: Campo será habilitado quando no sistema IOB Business Faturamento no menu "Outros > Configurações > aba Gerais 1 > opção Utiliza campo Grade", estiver como "Sim". Meramente informativo e não faz nenhum tipo de controle no sistema.

IPI%: Informe o percentual do imposto, se houver.

ICMS%: Informe o percentual do imposto, se houver.

Dif Parc%: Informe o percentual do Diferimento Parcial, se houver. Campo habilitado para Empresas emitentes residuárias no estado do Paraná. 

Red.ICMS%: Informe o percentual da redução, se houver.

Observação: Informe uma observação, se houver.

Observação 2: Informe outra observação, se houver.


PASSO 6

Na aba Observações, existem 9 Linhas para inserção de Observações e na primeira Linha, através dos pontos de pesquisa, irá selecionar uma observação pré cadastrada através do menu "Cadastros > Outros Cadastros > Observações para Pedidos de Compras". Existem 2 Linhas de Observações, para serem utilizadas posteriormente na NF-e.


PASSO 7

Na aba End. Retira, ao selecionar a opção "Retirar", será apresentado o endereço do Cadastro do Fornecedor, caso houver informações preenchidas, porém, os campos são passíveis de alteração, se necessário:


PASSO 8

Após inserir os Itens no Pedido, os campos abaixo serão preenchidos:

Local de Entrega, Local de Cobrança, Total dos Produtos e Total do Pedido:


Clique em "Grava", para gravar o Pedido de Compra;

Clique em "Cancela", para cancelar o Processo;

Clique em "Exclui", para excluir o Pedido já gravado;

Clique em "Fechar", caso este pedido de compra não for mais utilizado e seu status deve ser alterado para "Fechado".

Clique em "Arquivo", se desejar exportar os dados do Pedido, para Excel.


PASSO 9

O botão "Detalhes Importação" pode ser utilizado para preencher informações pertinentes a um Pedido de Compra, tendo estas informações visualizadas na impressão do Modelo de Impressão 12 - Purchase Order:


PASSO 10

Ao gravar o Pedido de Compra, é apresentado a mensagem: Deseja imprimir o Pedido Compra Agora?. Se clicar em "Sim", abrirá as opções para selecionar:


PASSO 11

Através do menu "Relatórios > Relatórios de Compras", existe alguns modelos que também podem ser utilizado para filtrar informações dos Pedidos de Compra.




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