Rejeição 217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ
Ultima Atualização: 09/08/2024 Artigo de código : 9351        
Esta mensagem de erro pode ocorrer em diversas situações:
PASSO 1
O Ambiente de NF-e Consultado Incorreto
Ocorre quando fazemos a consulta em ambiente diverso do ambiente que a NF-e foi autorizada, ex. a NF-e foi autorizada no ambiente de produção e tentamos consultar no ambiente de homologação ou vice-versa;
Verifique na tela principal do Emissor NF-e qual Ambiente está apresentando, conforme imagem abaixo:
Caso esteja como "Homologação" acesse o no Menu Cadastros > Empresas > Aba Complementares > Quadro NF-e > Ambiente alterar para "Produção".
PASSO 2
Quando a NF-e ainda não foi autorizada e a Chave de Acesso é consultada.
A NF-e pode estar com algum erro que a SEFAZ não está conseguindo retornar sua Rejeição correta.
Consultar a estrutura da NF-e pela Ferramenta [F5] Validador do SEFAZ RS, para verificações de possíveis erros na digitação da NF-e.
1) Acesse o Emissor NF-e, Pesquise a NF-e e deverá verificar no arquivo XML gerado as informações dos valores.
2) Para isso utiliza a Ferramenta de [F5] Validação Completa do XML - CLIQUE AQUI e veja como funciona a ferramenta.
3) Após abrir o XML com a Ferramenta, clique na Aba Visualização e poderá conferir o arquivo XML completo.
PASSO 3
SEFAZ com problemas técnicos , a NF-e foi "Autorizada", mas não está retornando a Autorização.
A SEFAZ Estadual ou Portal NF-e Federal podem estar passando por algum problema técnico que não está retornando a Autorização da NF.
Como saber se a NF-e está Autorizada na SEFAZ?
A Consultar pode ser realizada pelo Contribuinte através do Portal Nacional da NF-e ou pelo Portal Estadual da SEFAZ do Estado do Contribuinte.
No Processo de Consulta, caso não encontrar a no Portal Nacional da Sefaz, recomendamos que tente consultar no Portal Estadual.
Como consultar uma NF-e no Portal Nacional da SEFAZ.