Módulo Comercial - Como realizar uma venda não fiscal - Tela do PDV - Cupom não fiscal
Ultima Atualização: 19/07/2024 Artigo de código : 9363        
Através do "Start" é possível realizar vendas "não fiscais" seguindo os passos abaixo:
Atenção: As vendas realizadas através deste processo não são
enviadas para a Sefaz portanto não possuem validade jurídica.
PASSO 1
Acesse
o módulo "Comercial > Vendas > PDV > Tela do PDV".
PASSO 2
No
campo "Entre com o Código de Barras ou Descrição" informe um dos respectivos dados ou clique no
botão "Adicionar/Consultar".
Se não informou a quantidade antes de inserir o produto, poderá alterar clicando no botão "Qtde (F4)". No botão "Remover
(F7)" conseguirá remover o produto escolhido.
Poderá alterar o valor unitário do produto, clicando no botão "Valor
(F5)" e conseguirá dar desconto por percentual ou valor, selecionando os
botões "Desc % ou Desc $".
PASSO 3
Poderá selecionar o
vendedor no campo indicado na imagem abaixo:
PASSO 4
Sempre será trazido o cliente "<Diversos>" nas vendas,
mas, poderá informar qual o cliente, clique em "Procurar (F2)..." e
selecione o cliente cadastrado.
Dica: Ao selecionar o cliente, o sistema mostrará a somatória de contas a receber
em aberto para o mesmo.
PASSO 5
Poderá informar o "CPF" do cliente no cupom no campo "CPF na Nota":
PASSO 6
Caso queira, a partir
deste cupom não fiscal poderá enviar para o "PDV" e assim gerar uma venda fiscal
(CF-e S@T ou NFC-e).
PASSO 7
Utilize o botão "Preços
(Ctrl + F1)" para alterar a tabela de preço em uso para esta venda.
Marcando a opção "Atualizar o valor dos itens existentes" irá
acatar a alteração para todos os itens da venda, se estiver desmarcado, será
acatado somente para os novos itens inseridos.
PASSO 8
Tem a opção de imprimir o cupom antes de concluir a venda, pelo
botão "Imprimir Cupom (Ctrl+F2)".
Importante: Ao
imprimir o cupom a venda não fica gravada, então caso realize a impressão e não
clique em "Concluir a Venda" depois a venda não será registrada
no sistema.
PASSO 9
Caso tenha entrega, clicando no botão "End. Entrega (CTRL + F4)" apresentará
a tela para que informe o "CEP" e o sistema preenche com os dados de endereço do
seu cliente.
Essa função não irá trazer os dados de endereço se o "CEP" for o mesmo para
a cidade inteira.
PASSO 10
Depois de incluir todos
os itens da venda, clique em "Concluir Venda (F11)",
caso tenha o módulo financeiro contratado, o sistema mostrará a tela para informar
a forma de pagamento.
O sistema sempre irá
trazer como forma de pagamento "Dinheiro", mas se o cliente fez em outra forma de
pagamento, deixe o campo "Dinheiro" como zerado e selecione a forma de pagamento
correta.
Nessa tela, só serão apresentadas as condições de pagamento à vista,
caso seja pagamento à prazo, deixe o campo "Dinheiro" zerado e clique em "Adicionar
Outros Tipos de Pagamentos".
Informando o meio de pagamento, irá apresentar todas as condições de
pagamentos cadastradas para aquele meio de pagamento selecionado.
Caso o cliente pague uma parte em dinheiro e o restante em cartão,
nesse caso, deve informar no campo "Dinheiro" o valor correspondente e depois
selecionar a outra forma de pagamento e clique em "F5 - Completar".
Exemplo: No exemplo abaixo, cliente pagou R$ 50,00 em dinheiro e o restante no
cartão:
Caso a segunda forma de pagamento seja uma opção parcelada, então deve
clicar em "Adicionar Outros Tipos de Pagamentos".
PASSO 11
Depois que clicar em "Concluir recebimento", o sistema apresentará
o aviso sobre se deseja imprimir o cupom.
PASSO 12
Após a impressão, para sair da tela do "PDV", clique em "Fechar
PDV (Ctrl+F9)".
PASSO 13
Todas as vendas não fiscais poderão ser consultadas posteriormente
através do menu "Vendas > Pedidos de Venda",
conforme o exemplo a seguir: