eSocial - Configuração para Transmissão

Ultima Atualização: 22/07/2024    Artigo de código : 9420             

PASSO 1

Acesse “Menu eSocial > Configuração para Transmissão > Aba Configuração”, informe o código, descrição e a vigência do início da obrigatoriedade de transmissão para o eSocial, conforme grupos de enquadramento.


Para confirmar a vigência de acordo com o grupo da empresa acesse Cronograma de Implantação do eSocial.





Observação:

Caso precise encontrar uma empresa em uma determinada configuração, poderá fazer essa pesquisa na aba Pesquisar Empresa.


PASSO 2

Preencha os campos conforme orientações:

 

- Configurar ambiente de envio: informe Produção para que os envios sejam feitos de forma oficial para o eSocial.


- IOB Diagnóstico - Pré analisar e verificar inconsistências antes de gerar os arquivos: Quando este campo estiver marcado, os arquivos serão gerados somente após a pré- análise, ou seja, passarem por todos os critérios de validação para o eSocial. Se não estiver marcado, os arquivos serão gerados apenas com o preenchimento dos campos obrigatórios e a validação será feita diretamente pelo ambiente do eSocial (Receita Federal) e retornarão em caso de inconsistências.


- Configurar tempo de espera: A informação desse campo será considerada para todas as configurações realizadas, refere-se ao tempo de comunicação com os servidores da Receita Federal (eSocial), orientamos configuração de 1 minuto ou de segundos.


- Zerar Base de Dados Local enviada ao eSocial: Ao selecionar essa opção será excluído todos os dados locais incluindo Recibos, Históricos enviados ao eSocial. É recomendado selecionar quando precisar migrar de Ambiente de Testes para Produção. 



PASSO 3

Configure o Certificado para Assinatura.

 

Certificado A1: Selecione arquivo de instalação do certificado, informe a senha, a data de validade será preenchido automaticamente quando o certificado estiver correto. Para A1 o processo de transmissão dos eventos será automático, pois o arquivo estará instalado na máquina.


Certificado A3: Selecione o certificado pré-instalado, não é possível configurar a senha, pois será solicitada a cada transmissão. Quando instalação estiver em rede, feche o sistema em todos os terminais para transmissão da Carga do eSocial e verifique se o certificado está devidamente instalado com o dispositivo conectado à máquina que fará a transmissão

 

CNPJ/CPF: Informe a inscrição conforme Cadastro da Empresa.

 

Opção Não usar CNPJ/CPF do certificado: Se essa opção for selecionada, o campo CNPJ/CPF ficará desabilitado. Somente deverá ser habilitada quando o certificado informado for de procuração, por exemplo quando o Escritório de Contabilidade for o Responsável do certificado e tiver procuração para enviar os Eventos da empresa para o eSocial. Se utilizar o mesmo certificado para todas as empresas poderá fazer uma única configuração de transmissão e habilitar esse campo para que o sistema busque o CNPJ especifico de cada uma delas, conforme informado no Cadastro da Empresa.

Observação: Exceto para Empresa Matriz e Filial, que deverá ter uma configuração de transmissão separada das demais empresas, nesse caso o CNPJ informado deverá ser sempre da empresa Matriz.


 

PASSO 4

Configure o Certificado para Transmissão, selecione o Certificado A1 ou A3.


CNPJ/CPF: Informe o CNPJ do certificado selecionado responsável pela Transmissão dos eventos.



PASSO 5

Selecione a Empresa que está realizando a configuração de transmissão com duplo clique para ser considerada na coluna Empresas Selecionadas.


PASSO 6 
Após configurações, clique em Gravar, saia do sistema e acesse novamente para que as configurações sejam acatadas.





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