IMPORTAÇÃO CT-e - O CNPJ do Tomador não confere com o CNPJ informado no cadastro da empresa, ative a empresa correta e importe novamente
Ultima Atualização: 11/09/2020 Artigo de código : 9443        
Apresenta mensagem de inconsistência na rotina de importação do arquivo CT-e para o sistema Office Fiscal.
"O CNPJ do Tomador não confere com o CNPJ informado no cadastro da empresa, ative a empresa correta e importe novamente".
A mensagem de erro é apresentada quando a empresa está importando um XML para o Livro Entrada do qual não foi a empresa Tomadora do Serviço.
Demonstração Ilustrada
1- No exemplo, utilizaremos a situação em que a empresa que vende uma mercadoria e também contrata o serviço de transporte para entrega ao destinatário.
A empresa 1º com o CNPJ: 22222222222222 - Vendeu mercadoria e contratou a transportadora para entregar o material à empresa 2º.
Prática: A empresa 1º Emitiu a NF-e e deve escriturar em seu Livro de Saídas.
Por sua vez a transportadora (Empresa 3 CNPJ: 11111111111111), emitiu o CT-e para o CNPJ 22222222222222 da empresa 1, que é a Remetente e Tomadora do serviço de transporte.
Prática: A empresa 3º Emitiu a CT-e e deve escriturar em seu Livro de Saídas.
Prática: A empresa 1º Deve escriturar o CT-e em seu Livro de Entradas, pois tomou o serviço.
A empresa 2º Comprou a mercadoria da empresa 1º e recebeu a mercadoria através da transportadora empresa 3º .
Prática: A empresa 2º é apenas o destinatário do CT-e, e seu CNPJ está mencionpádo no CT-e por regulamentação.
Prática:A empresa 2° deve escriturar a NF-e em seu livro de entrada, devido a compra realizada na empresa 1º.
Observe que na imagem, o destinatário recebe dois documentos, mas essa empresa não é a tomadora do serviço de transporte, nesse caso no arquivo XML consta o CNPJ da empresa 1º como tomadora, sendo ela a responsável pela escrituração do documento fiscal como podemos ver mais abaixo no manual de orientação do CT-e.
Quando a empresa Destinatária tenta importar um CT-e no sistema Office Fiscal cujo no arquivo XML o tomador de serviço é a empresa que vendeu, o sistema apresentará a mensagem: "O CNPJ do Tomador não confere com o CNPJ informado no cadastro da empresa, ative a empresa correta e importe novamente" e não será permitida prosseguir com essa operação.
Mais Informações
Prossiga com a leitura desse artigo para observar as demais informações explicativas sobre a ocorrência.
2- Apresentamos agora, como identificar no arquivo XML a situação apresentada acima:
Atenção! Veja que a tag <toma> 0 </toma> está com o carácter " 0 " que conforme o manual de orientações do contribuinte 0 é igual ao Tomador Remetente da nota Fiscal.
XML vinculado à imagem
TAG: -<emit> CNPJ da Empresa Transportadora que emitiu o CT-e.
TAG: -<rem> CNPJ da Empresa Tomadora do Serviço, por via de regra pode Remetente ou Destinatário, nesse caso é o Remetente.
TAG: -<dest> CNPJ da empresa Testinatária da mercadoria.
3- Escrituração do CT-e:
Conforme o Manual de Orientações do Contribuinte 3.0
4- Quando a empresa Destinatária é a Tomadora do Serviço de Transporte:
Nessa ocorrência o CNPJ da empresa destinatária deverá estar presente na TAG -<rem> do arquivo XML, assim o sistema Office Fiscal concluiria com êxito o processo de importação do CT-e.