ENCERRAMENTO/REABERTURA DE MÊS - Procedimentos da rotina

Ultima Atualização: 26/09/2018    Artigo de código : 976             

Esta rotina será utilizada para otimizar os controles de lançamentos e apuração de valores executados em cada mês.

Quando o mês estiver encerrado, os lançamentos estarão bloqueados para inclusões, exclusões ou alterações.
 
Acesse Menu Diversos - Encerramento/Reabertura de Mês.
 
  • Ao acessar esta rotina, o sistema apresentará  mensagem de atenção.
  • Clique em OK e será apresentada a tela de Encerramento/Reabertura de Mês.

Informações:

Encerramento/Reabertura do Mês/Ano: Neste campo, o sistema traz automaticamente a data em que a empresa está ativa no sistema, podendo ser alterada.

Para encerrar um mês, selecione o mês desejado e clique no botão ENCERRAR. Automaticamente o cadeado do mês ficará cinza.

Para reabrir um mês, selecione o mês desejado e clique no botão REABRIR. Automaticamente o cadeado do mês ficará amarelo.

 

Observações:

Encerramento - Reabertura de Mês

  • Ao encerrar o primeiro mês, todos os períodos retroativos serão automaticamente encerrados. Porém, para reabertura o procedimento é feito por período.
  • É recomendável antes de encerrar o primeiro mês, verificar se o cadastro da empresa não necessitará de nenhuma alteração, pois após encerrar o mês, alguns campos não poderão ser alterados e será necessário reabrir novamente estes meses para conseguir executar a alteração.
  • Enquanto o mês não for encerrado por meio dessa opção, os Relatórios que apuram valores poderão ser emitidos, porém, neles haverá uma mensagem de alerta "PERÍODO NÃO ENCERRADO".
  • Somente será possível a emissão de Guias de Recolhimento após o encerramento do mês, ou seja, será necessário encerrar o período para que emissão dos relatórios oficiais e das guias de recolhimento de cada mês sejam efetuados.

 

Atenção:

Esta rotina do sistema Folhamatic Fiscal apenas será disponivel se, no Menu Utilitários - Configuração do Sistema, a opção Utilizar encerramento/reabertura de mês estiver habilitada.

Por padrão o sistema já trás esse campo habilitado.

Para maiores informações sobre a configuração no painel de controle, CLIQUE AQUI.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
976