LANÇAMENTOS FISCAIS - Nota Extemporânea

Ultima Atualização: 03/09/2020    Artigo de código : 9764             



O que é um Documento Fiscal ou Nota Fiscal Extemporânea?


Quando um documento fiscal de entrada de mercadorias ou aquisição de serviços é considerado escriturado extemporaneamente?


A extemporaneidade do documento ocorre quando a escrituração de um documento fiscal de entrada mercadorias ou aquisição de serviços for escriturado fora do período de apuração em que deveria ter sido registrado.

Como exemplo, temos a emissão de um documento em 31/01/2009 e entrada efetiva no estabelecimento em 01/02/2009. 

Neste caso, este documento deve ser escriturado como documento regular no período de apuração de fevereiro de 2009. Caso seja escriturado em período posterior a fevereiro de 2009, observado o prazo decadencial, será considerado extemporâneo e, se existir crédito de impostos, estes serão considerados no período da escrituração.

CLIQUE AQUI  para maiores informações.





Escrituração

A informação deve ser registrada no campo Situação do Documento, do lançamento da nota fiscal.



Demonstração -  Exemplo Prático

Em consideração as informações prestadas acima, na prática o sistema tem como base o período ativo na empresa, se o lançamento é extemporâneo tanto a data de emissão quanto a de entrada devem ser menor que o mês ativo.

Caso contrario a mensagem de alerta, será apresentada no momento em que tentar gravar o documento fiscal.

Se estiver escriturando um documento fiscal no cujo a data de entrada é o mesmo mês ativo no sistema, então seria uma Situação Regular.




Caracteriza extemporaneidade quando a emissão e entrada da NF for de períodos anteriores ao que estiver ativo. Exemplo:

Emissão: 24/01/2018
Entrada: 24/07/2018
Mês Ativo: 08/2018




Atualização - Atenção quanto as informações dos arquivos magnéticos 




De acordo com as informações acima, para Notas de Entradas, escritura-se os valores normalmente bem como o lançamentos de itens das Nota Fiscal.

Arquivo TXT



Já para Notas de Saídas,  a data de emissão e a data de entrada ou saída não devem pertencer ao período da escrituração informado no registro 0000. Observe-se que, quando se tratar de documento fiscal de saída de produtos ou prestação de serviços, os valores de impostos não serão totalizados no período da EFD-ICMS/IPI.


Atenção: Sr. usuário, em caso de duvidas, identifique a melhor alternativa de acordo com as orientações de uma consultoria tributária para a sua empresa.





GUIA PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO DO LEIAUTE E DA ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS /PASEP, DA COFINS E DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA (CPRB)

Guia Prático da EFD Contribuições ? Versão 1.27: Atualização em 04/07/2018 


Para nota de Entradas na situação Extemporânea, o sistema não fará geração de valores no mês ativo em que foi escriturado o documento fiscal.


Atenção: Sr. usuário, em caso de duvidas, identifique a melhor alternativa de acordo com as orientações de uma consultoria tributária para a sua empresa.







A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
9764