eSocial - Evento S-1005 - Erro 243
Ultima Atualização: 24/11/2022 Artigo de código : 9852        
Causa: Esse erro aparece quando a parametrização no cadastro da empresa está divergente. Quando o CNAE não está de acordo com o CNPJ.
Solução: Para corrigir, primeiramente avalie se o CNAE que está sendo utilizado ainda está válido para a vigência do serviço
1ª SITUAÇÃO
Acesse menu "Cadastros > Empresas > estabelecimento > aba Parâmetros > Folha de Pagamento > Cálulos/eSocial > Dados eSocial > Parâmetros I" - campo CNAE.2.
- Conforme Tabela 56 - Tabela de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do eSocial, os CNAEs podem ser válidos apenas em uma determinada vigência, e após são substituídos por outros códigos. Para visualizar a tabela CLIQUE AQUI
Exemplo: O CNAE 4541205 perdeu a validade em 30/06/2020. Logo, deve ser criada uma nova vigência em 07/2020 e informar o novo CNAE 4541206.
2ª SITUAÇÃO
Exemplo: Está realizando o primeiro envio desse estabelecimento em 01/2019 conforme cronograma eSocial e está configurado o CNAE 4541206 , porém ele é válido a partir de 01/07/2020
- No menu "eSocial - Transmissão de Eventos Periódicos e Não Periódicos" clique na opção Ação.
- Será direcionado para o cadastro do estabelecimento, altera o CNAE valido da empresa, no exemplo usamos 4541205, clique em gravar. Aguarde o envio para o eSocial.
- Após o envio com sucesso, acesse novamente o cadastro do estabelecimento e inclua a vigência 07/2020 em seguida informe o CNAE 4541206 e clique em gravar.
- Na consulta do estabelecimento no portal eSocial será apresentado início da validade 01/2019 e término 06/2020 com CNAE 45410-2/05, e inicio da validade 07/2020 com o CNAE 4541-2/06