eSocial - Status Cinza e Azul

Ultima Atualização: 07/08/2024    Artigo de código : 10778             

Atenção! 

Os procedimentos a seguir devem ser executados pelo T.I. da empresa ou por técnico de informática de sua confiança.


Importante: Todos os passos podem ser seguidos por clientes com base LOCAL.
                     Clientes NET e Web devem seguir apenas os Passo 1, 2, 3 e 4.


PASSO 1

Acesse "eSocial > Transmissão de Não Periódicos e Tabelas" e verifique se há algum S-1010 com erro, caso possua é necessário corrigir antes de seguir com o envio dos eventos periódicos.


PASSO 2

Verifique na máquina que está enviando e no servidor se consta o ".NET Framework" da versão 4.6.2 ou 4.7 e 3.5 instalado, e faça a ativação em suas totalidades, conforme a seguir.

Abra o "Painel de Controle" clique em "Programas":


Em seguida acesse no painel a opção de "Ativar ou desativar recursos do Windows":



Localize o ".NET Framework" "3.5" e "4.5" e clique no ícone de símbolo "+", se as caixas seguintes não estiverem selecionadas, será preciso selecionar e dar "OK" na alteração.




PASSO 3

Se a empresa utiliza o certificado A1, deve remover o certificado e realizar a instalação novamente.

Acesse: "Gerenciador de Sistemas > Empresas > Vínculo Certificado Digital  > Certificado eSocial / REINF". 


Digite o código do certificado que deseja excluir, faça a desvinculação das empresas e clique em "Excluir", após realize um novo cadastro vinculando as empresas ao certificado novamente.

Observação: O novo cadastro deverá ter um número diferente do certificado cadastrado anteriormente.


Importante: Se a empresa utiliza o certificado A3, deve estar conectado na máquina que está gerando a carga para o eSocial.

Para uso do sistema na modalidade NET, é possível utilizar somente o certificado digital A1 (da empresa ou procuração).

Para verificação das orientações técnicas para envio do eSocial CLIQUE AQUI.


PASSO 4

Acesse "Gerenciador de Sistemas > Utilitários > Configurações > Internet" e garanta que a opção "Utiliza Proxy" está desmarcada. Caso esteja marcada, desmarque e abre o sistema novamente para que o envio seja feito.


PASSO 5

Será necessário verificar na máquina estação e também no servidor se foi instalado o certificado raiz, baixe pelo link que segue:

http://suporte2.ebs.com.br/util/certificadosraiz.exe 


PASSO 6

Acesse o módulo "Folha de Pagamento" na barra de ferramentas clique em "Ajuda" e depois em "Sobre", na mesma tela tem um ícone em forma de sino na cor roxa que mostra quando há atualizações disponíveis.

Se seu sistema estiver desatualizado, você deverá atualizá-lo.


PASSO 7

Verificar no servidor se o "Serviço de Comunicação com eSocial" está "Em execução".

Na barra de ferramentas da máquina servidora, clicar com o botão direito do mouse, selecionar "Gerenciador de tarefas", na aba "Serviços" digitar "Serviço de Comunicação com eSocial", deverá constar no status "Em Execução", caso o status esteja constando "Parado" clique com o botão direito do mouse e selecione "Iniciar".


PASSO 8

Clique com o botão direito do mouse no ícone do "IOB Gestão Contábil" e selecione a opção "Executar como administrador".

Acesse: "Gerenciador de sistemas > Utilitários > Configurações > eSocial / REINF" selecione a opção "Não executar" e "Gravar".



PASSO 9

Feche o sistema para realizar o download do arquivo "Locked_Files" para o local "C:\IOBGestaoContabil\" no servidor.


Importante:

- Para realizar o download do arquivo Locked_Files, CLIQUE AQUI.

- Caso o navegador solicite, selecione Manter e Manter mesmo assim, o download do arquivo, para que ele seja baixado em segurança.


Após realizar o download, descompacte a pasta, clique no arquivo com o botão direito e escolha a opção "Executar como administrador".

Em seguida clique novamente no ícone do sistema com o botão direito do mouse e escolha a opção "Executar como administrador", abra o sistema e acesse "Gerenciador de sistemas > Utilitários > Configurações > eSocial / REINF" selecione "Executar" e depois clique em "Gravar".


PASSO 10

 Caso o "Serviço de Comunicação com eSocial" continue sendo interrompido, vá até o caminho ""C:\IOBGestaoContabil\Programas" e clique em "Propriedades".



Vá à aba de "Segurança" clique em "Editar" e confira se a permissão de "Controle Total" está liberada para "Todos", caso não esteja, clique no botão de "Adicionar".


Digite o nome de usuários "Todos" e clique no botão "Verificar nomes" e depois em "OK".


Após aparecer o usuário "Todos" sublinhado como na imagem clique em "OK" para concluir a inserção de usuário, liberando a permissão de controle total como na imagem:

Salve as configurações realizadas com o botão de "OK".

Pare o "Serviço de Comunicação com eSocial" e inicie novamente, acompanhe por alguns instantes para confirmar se o "Serviço de Comunicação com eSocial" foi normalizado.


PASSO 11

Versão Windows da Máquina de Transmissão (Windows 7, 8, Server 2008 e Server 2012 - Não terá mais atualização pela Microsoft, portanto não enquadrado nos requisitos mínimos de usabilidade do sistema).


O Windows 7, 8 e Server 2008 e 2012 apresenta lentidão nos envios ao eSocial, ocasionando o erro travamento, por mais que outros navegadores funcionem o IE poderá não funcionar nessa versão, o sistema não usa outros navegadores, todos os envios ou integrações com a internet usa o IE (Internet Explorer). Como um componente do Windows, o Internet Explorer segue o ciclo de vida de suporte do sistema operacional Windows no qual ele está instalado, nesse caso orientamos realizar a transmissão eSocial, por outra máquina ou atualizar o Windows.



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