Simples Nacional - Parametrização

Ultima Atualização: 17/10/2024    Artigo de código : 11956             

Neste material, será apresentada a parametrização para a empresa optante pelo Simples Nacional.


CADASTRO DE ESTABELECIMENTO - ABA GERAL

Acesse, "Cadastro de Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Tributação > Geral". Verifique se o campo “Forma de Tributação” está definido como “Simples Nacional” para a vigência selecionada.


Exemplo:


CADASTRO DE ESTABELECIMENTO - ABA SIMPLES NACIONAL

Acesse, "Cadastro de Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Tributação > Simples Nacional"




Simples Nacional
Não optante: Será efetuada a apuração dos tributos estaduais e federais normalmente. Porém, algumas rotinas específicas do Simples Nacional não serão habilitadas.
Microempresa: O estabelecimento será considerado como optante pelo Simples Nacional, do porte microempresa. 

EPP: O estabelecimento será considerado como optante pelo Simples Nacional, do porte EPP (Empresa de Pequeno Porte).


Cálculo das receitas com substituição tributária de ICMS

Com base no CSOSN (203 e 500): A separação deverá ser efetuada com base no CSOSN (CST) informado no item da nota fiscal. Os CSOSN 203 e 500 gerarão receitas com substituição tributária na integração com o PGDAS. Os demais CSOSN gerarão receitas sem substituição tributária.

Com base no CFOP (5405): A separação deverá ser efetuada com base no CFOP informado no item da nota fiscal. O CFOP 5405 gerará receitas com substituição tributária na integração com o PGDAS. Os demais CFOP gerarão receitas sem substituição tributária.

Dica: Essa opção deverá ser utilizada apenas nos casos em que a nota fiscal não estiver sendo emitida corretamente pelos clientes.


Apuração do Tributo

Deverá ser informado o regime de apuração do tributo conforme a opção realizada anualmente no Portal do Simples Nacional.

Dica: No regime de caixa, o tributo será apurado com base no recebimento efetivo das receitas. Já no regime de competência, o tributo será apurado com base na data de emissão da nota fiscal, independentemente do recebimento. A escolha entre os regimes impacta diretamente o fluxo de caixa da empresa.


Código de acesso ao PGDAS

O preenchimento do código de acesso gerado no PGDAS é necessário para que o Módulo Fiscal integre os valores da apuração mensal com o Portal do Simples Nacional.


Importante: As opções acima são definidas somente para o estabelecimento matriz. Os demais estabelecimentos, como filiais, acatarão a mesma informação.


Valor fixo para recolhimento de ICMS: Deverá ser preenchido conforme as regras estabelecidas pelo Estado, somente quando aplicável.

Valor fixo para recolhimento de ISS: Deverá ser preenchido conforme as regras estabelecidas pelo Município, somente quando aplicável.

Recolhimento de ICMS/ISS fora do Simples Nacional a partir de: Deverá informar o mês e o ano que a empresa passou a recolher os tributos de ICMS/ISS fora da guia DAS, somente quando aplicável.


Artigos Relacionados

Tratamento de Sublimites, CLIQUE AQUI

Anexos do Simples Nacional,
CLIQUE AQUI



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
11956