Cadastro de Bens
Ultima Atualização: 16/10/2025 Artigo de código : 12107        
Após o cadastro do grupo, siga com o cadastro bem.
Acesse "Cadastros > Bens".
O cadastro do bem é divido em três abas, sendo elas "Dados do Bem", "Ciap" e "Contabilização".
Importante: Antes do cadastro do bem, verifique se o grupo consta cadastrado, CLIQUE AQUI para mais informações.
ABA DADOS DO BEM
Na aba "Dados do Bem" são apresentadas de forma detalhada as informações referentes ao bem. No campo "Descrição Detalhada", informe informações adicionais sobre o bem. No campo "Identificação", preencha com o código interno da empresa, que pode ser alfanumérico. O campo "Situação" é preenchido automaticamente como "Ativo" ou "Depreciado", conforme o caso. Os demais campos da tela servem para complementar o cadastro.

ABA CIAP
Nesta aba são informados os dados referentes ao CIAP (Controle de Crédito de ICMS sobre Ativo Permanente). As informações exibidas têm caráter apenas de registro, pois o cálculo é realizado diretamente no Fiscal. CLIQUE AQUI para acessar mais detalhes.

Campos da tela aba "Aquisição":
Emitente: Informe/selecione
o código do emitente (fornecedor) do bem que deverá ter cadastro no módulo Fiscal, em "Cadastros > Genéricos > Emitentes > Destinatários".
Lançado no L.R.E. número: Informe o número do Livro Registro de
Entradas em que foi lançada a Nota Fiscal referente à aquisição do bem.
Página: Informe
o número da página de lançamento do bem, no Livro de Registro de Entradas.
Nota Fiscal de Entrada: Informe o número da Nota Fiscal de aquisição
do bem.
Série:
Informe a série da nota fiscal de aquisição do bem.
Modelo: Informe
o modelo da Nota Fiscal de aquisição do bem.
Chave da NFe:
Se a nota fiscal de aquisição do bem for NFe (Nota Fiscal Eletrônica), informe
a chave da nota
Arquivamento: Informe
o código de arquivamento, campo alfanumérico. Essa informação será utilizada na
geração do arquivo padrão para atender a IN86, e conforme a mesma, esse
dado é utilizado para localizar o documento em que se baseou a entrada do bem
(destinado à identificação e localização do documento lastreador da operação,
quando solicitado pela autoridade fiscal).
Valor do Crédito: Informe o valor do crédito correspondente ao bem.
Campos da tela aba "Venda":
Adquirente: Informe/selecione o código do
destinatário (adquirente) do bem, quando da sua venda, que deverá ter cadastro no Fiscal, em "Cadastros > Genéricos > Emitentes > Destinatários".
Nota Fiscal da Saída: Informe o número da Nota Fiscal de venda do bem.
Série:
Informe a série da nota fiscal de venda do bem.
Modelo:
Informe o modelo da Nota Fiscal de venda do bem.
Sequência do item na NF: Informe o número de sequência do item referente
ao bem em sua nota fiscal de venda.
Código do item: Informe/selecione o item correspondente ao bem que deverá ter cadastro no Fiscal, em "Cadastros > Produtos".
Chave NFe: Informe a chave da nota fiscal de venda.
Campos da tela aba "Escrituração Fiscal":
Função do Bem: Informe qual será a função do bem adquirido, na atividade do
estabelecimento.
Vida Útil (meses): Informe qual o tempo estimado, em meses,
correspondente à vida útil do bem.
Conta Contábil: Informe/selecione a conta contábil,
do Ativo, correspondente ao bem, que deverá ter cadastro na contabilidade, em "Cadastros > Plano de Contas".
Quadro Centro de Custo: Informe/selecione o centro de custo que o bem está alocado. O cadastro do centro de custos, pode ser feito de 2 formas: Contábil ou Padrão
Contábil: A seleção do centro de custo será conforme o cadastro de centro de
custo efetuado na Contabilidade. Com esta opção selecionada, é
possível efetuar a integração contábil dos bens por centro de custo.
Observação: Esta opção somente poderá ser utilizada se a contabilização for por bem e não por grupo.
Na aba deverá selecionar a opção de "Centro de custo contábil", com o devido centro de custo informado. Na planilha contábil e na integração, serão gerados os lançamentos por centro de custo. É necessário que nos parâmetros da empresa, em "Parâmetros > Contabilização > Integração > Parâmetros", deve estar marcada a opção “Contabilização por centro de custo”.
Padrão: A seleção do centro de custo será conforme
cadastro padrão do SPED, para casos em que o contribuinte não adote centros de
custos.
ABA CONTABILIZAÇÃO
Na aba "Contabilização", selecione a opção "Deprecia" — assim, os demais campos serão habilitados para preenchimento. Informe a Data de Início da Integração e, no campo "Valor de Aquisição", registre o valor do bem, seja ele adquirido no exercício corrente ou referente ao fechamento do balanço do exercício anterior, quando aplicável. No campo "Valor Original", informe o valor de aquisição do bem e, em seguida, indique o percentual de depreciação. No quadro de contas contábeis, caso no cadastro do grupo tenha sido definida a contabilização por bem, serão habilitados os campos de contas contábeis para preenchimento individual, permitindo que a contabilização seja realizada de forma separada para cada bem.
