Bloco K - Parâmetros para Controle de Estoque em Poder de Terceiros - Tipo de Estoque "1" - Estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros

Ultima Atualização: 25/07/2024    Artigo de código : 12326             

Parâmetros para Controle de Estoque em Poder de Terceiros - Tipo de Estoque "1" - Estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros.


PASSO 1

 Acesse o menu "Outros > Configurações > aba Estoque" selecione "Não" na opção Permitir Saldo Negativo? Para a empresa ter Controle de seu Estoque, nunca deve "Permitir Saldo Negativo".


PASSO 2

Ainda nessa mesma aba Estoque, selecione "Sim" na opção "Controlar Estoque em Poder de Terceiros". Ao clicar no botão "i" de informação ao lado dessa opção, o sistema irá apresentar a seguinte informação: O controle de estoque em poder de terceiros só é possível se utilizar o controle de estoque por departamento, portanto para utilizá-lo é preciso que se tenha configurado uma máscara de departamento na aba ‘Máscara de Código’ dessa tela de Parâmetros do Sistema.

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PASSO 3

Acesse o menu "Outros > Configurações > aba Máscara de Códigos" no campo "Departamento" e informe uma máscara para os departamentos que será utilizada em sua empresa. (Use L para letras, 9 para números e traço e ponto normal). Exemplos: 9.999, LLL.9999, 9.99.999.

Clique no botão "Grava" para gravar a alteração.


PASSO 4

Acesse o menu "Cadastros > Departamentos".

Importante: Cadastre um Departamento, sendo o estoque da sua Empresa e em seguida cadastre os Departamentos que representam os Participantes da Operação, no caso os Departamentos de Terceiros. No cadastro dos Departamentos de Terceiros, selecione a opção: "Estoque em Poder de Terceiros" e em seguida, irá habilitar a opção "CNPJ/CPF Terceiro", clique nos "..." e selecione o CNPJ de um de seus clientes. Esse campo possui preenchimento obrigatório.

Clique no botão "Gravar" para gravar o cadastro.


PASSO 5

Entre no menu "Cadastros > Produtos > aba Dados Principais" selecione no campo Tipo do Item, a opção "Matéria Prima".

Importante: Esta opção se torna obrigatória, para que o sistema realize a "Baixa" do retorno da Industrialização.


PASSO 6

Ainda no cadastro do Produto, acesse a aba "Sintegra/Outros" no quadro "Tipo de Produto", selecione a Opção: "10 - Outros Insumos".


Importante: No botão "i" de Informação possui a descrição de cada uma das opções, referente a opção 10 - Outros Insumos a descrição é: 10 - Outros Insumos: os insumos são todo e qualquer tipo de material utilizado para a produção de um determinado tipo de produto, mas que não, necessariamente, faça parte dele;

Clique no botão "Gravar" para gravar a alteração.


PASSO 7

No Cadastro do seu PRODUTO FINAL > aba Dados Principais > no campo Classificação do Item deixe selecionado a opção "Industrializada por Terceiro".


PASSO 8

Ainda no cadastro do seu PRODUTO FINAL, acesse a aba Sintegra/Outros >  no quadro "Tipo de Produto", selecione a Opção: 03 - Produto em Processo ou 04 - Produto Acabado.


A descrição dessas duas opções são:

03 - Produto em processo: o produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção (vide conceito de retorno de produção abaixo);

04 - Produto acabado: o produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado;

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PASSO 9

O cadastro de Componentes de Produtos é obrigatório, mesmo que não utilize o sistema para o Processo com Ordens de Produção, pois só desta forma, será feito "Baixa" das "Matérias Primas/Insumos" utilizados no processo de industrialização do Produto Acabado.

Acesse o menu "Cadastros > Produtos > Componentes do Produto", e vincule o Produto FINAL com a Matéria Prima (Insumos). Selecione a opção "Produto Industrializado em Terceiros".

Na tela "Itens da Composição", no campo "Quantidade", deverá informar a quantidade utilizada para fabricar um único "Produto Acabado".


Importante: No Item da Composição existe o campo "%Perda", onde irá informar o percentual de perda, utilizado no processo do Produto Acabado. O sistema Business Estoque não faz controle de Perdas.

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Informações Complementares:

CLIQUE AQUI para visualizar o passo a passo de como fazer o Lançamento da NF-e de Retorno de Industrialização.



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