ECD/ECF - Plano Referencial (Registro I051 / J051)

Ultima Atualização: 03/07/2024    Artigo de código : 12646             

As contas contábeis do plano de contas devem receber a vinculação com o plano de contas referencial da Receita Federal.

As configurações são especificamente para as contas analíticas que possuem saldos e movimentos. Estas devem ser vinculadas ao plano de contas referencial.


Observação: A vinculação é facultativa para a ECD e obrigatória para a ECF. Porém, como na importação da ECF é recuperado alguns blocos da ECD, o vínculo torna-se fundamental para esta também.


A vinculação pode ocorrer das seguintes formas:


1 - VINCULAÇÃO MANUAL DAS CONTAS ANALÍTICAS

Desse modo, irá vincular as contas contábeis analíticas uma a uma no plano de contas.


Em "Menu Cadastros > Plano de Contas"


Selecione a conta contábil analítica. O vínculo do Plano Referencial pode ser informado no campo destacado na imagem abaixo:




Atenção: A listagem das contas que o sistema traz para seleção, está de acordo com o tipo de Plano Referencial informado no campo Plano Referencial para o SPED-ECF no cadastro do estabelecimento. Para conferir, acesse "Menu Parâmetros > Fiscal > Tributação > Geral".


2 - VINCULAÇÃO MANUAL DAS CONTAS SINTÉTICAS

Ideal para as contas de penúltimo grau. Ao vincular uma conta analítica do Plano Referencial a uma conta sintética no plano de contas, todas as analíticas daquele grupo irão herdar a mesma vinculação. 

Por exemplo, caso o seu plano de contas tenha cinco graus, faça a vinculação para as contas de quarto grau. Sendo assim, todas as contas analíticas daquele grupo irão herdar a conta vinculada.


3 - VINCULAÇÃO AUTOMÁTICA

Essa é uma das possibilidades do sistema que otimiza o processo.

Acesse a rotina em "Menu Módulos > SPED > Plano Referencial > Vinculação Automática"



Atenção: Recomendamos utilizar esta opção apenas se as contas do plano de contas da empresa estiverem com as descrições iguais ou similares ao Plano de Contas Referencial da Receita Federal. Caso contrário, esse processo se torna um retrabalho.


Logo após a execução dessa rotina, é indicado a manutenção individual das contas analíticas. Por se tratar de um vínculo automático que precisa ser adaptado a realidade da empresa, é essencial a conferência.

Em "Menu Módulos > SPED > Plano Referencial > Manutenção"


Observação: Caso não seja possível alterar a vinculação de uma determinada conta, é provável que a conta sintética já possua vínculo. O que faz com que a conta analítica desse grupo receba como herança. Sendo assim, é necessário desvincular a conta sintética para realizar a alteração.

4 - IMPORTAÇÃO

Em "Menu Módulos > SPED > Plano Referencial > Importar" é possível importar os vínculos de um plano de contas de uma empresa já cadastrada no sistema para a empresa em questão.

Por exemplo, quando há duas ou mais empresas com o mesmo plano de contas.


Selecione a empresa origem que possui a vinculação e a empresa destino que irá receber as informações.


5 - IMPORTAÇÃO DE DADOS ECD

Se você já efetuou a configuração em uma ECD anterior e utiliza o mesmo plano poderá ser importada por meio da importação de ECD em "Menu Utilitários > Importação > Escrituração Contábil Digital (ECD)".

CLIQUE AQUI para verificar como efetuar está rotina.


RELATÓRIO DE CONFERÊNCIA
Em "Menu Módulos > SPED > Plano Referencial > Relatório" é possível visualizar as contas vinculadas, herdadas e as que não possuem vínculo.

Desse modo é possível conferir o plano de contas antes de enviar à Receita Federal via arquivo ECD/ECF. 





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
12646