eSocial - S-1299 - Erro 162

Ultima Atualização: 14/10/2022    Artigo de código : 13253             



Importante: É importante revisar todo o cadastro do funcionário, verificar se as informações cadastradas estão corretas. Se possuir afastamento temporários, e se estes afastamentos estão informados com os códigos corretos.

1° Exemplo

O funcionário tem a folha calculada, porém não gerou o evento S-1200 e o S-1210. Nesse caso deverá através da rotina de "Utilitários > Estorno do cálculo da folha mensal" com movimento, recalcular e gerar os periódicos novamente, em seguida o fechamento.


2° Exemplo

- funcionário estava demitido no sistema, e ativo no portal.

- Acesse menu "Cadastros > Cadastro de Funcionários > Funcionário", verifique a situação cadastral do trabalhador se consta como ativo ou demitido.

- Faça a mesma consulta pelo portal do eSocial. Identificado divergência nas duas consultas, será necessário retificar o S-2200

Sistema



Portal



- Em "Cadastros >Cadastro de Funcionários > Funcionários" ,  clique no botão histórico, filtre o evento S-2200 e clique no botão retificar.


- Localize o campo de desligamento, no campo dtDeslig informe a data de desligamento e clique em Gravar.


- Acompanhe o envio da retificação através do menu "eSocial > Transmissão de Eventos Periódicos e Não Periódicos"


3º Exemplo

- Verificar no portal eSocial a matrícula do funcionário, pois pode haver duplicidade do vínculo, conforme imagem abaixo. 


- Isso pode ocorrer quando a empresa é migrada (outra contabilidade/software), e o cadastro do funcionário não foi realizado no sistema com a mesma matricula que já consta no portal enviado pelo outro software.

- O indicado é que seja excluído o cadastro com a matrícula incorreta no sistema IOB Gestão Contábil e depois cadastrar novamente com a matrícula correta que consta no eSocial.

- Após efetuar a correção o S-2200 do funcionário irá retornar com erro 106, ao clicar no botão ação será aberto uma tela para colar o número do recibo do vínculo constante no eSocial, basta copiar o recibo que consta no portal e colar  no sistema, será estabelecida a conexão/vinculação entre sistema e portal eSocial.

- Caso tenha dúvidas na correção do erro 106 no S-2200 CLIQUE AQUI

Atenção!

Caso não seja viável excluir o cadastro do funcionário, entre em contato com o suporte do sistema folha de pagamento.



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