ECF - Registro M010 - LALUR: Cadastro de Saldos Iniciais da parte B

Ultima Atualização: 05/07/2024    Artigo de código : 13582             

Nesta FAQ veremos como efetuar o Cadastro dos Saldos Iniciais do Ano imediatamente anterior e Saldo Zero se tiver Prejuízo no Período, para a escrituração das contas da Parte B, utilizadas no LALUR (IRPJ) e no LACS (CSLL). Os dados incluídos nessa tela, geram para a ECF o Registro M010.


Atenção: Essa tela recebe lançamentos de duas situações distintas, sempre cadastrados de forma manual e, somente se tiver alguma delas: valor de Prejuízo Anterior e/ou saldo zero se tiver Prejuízo no Ano Atual. A rotina deve ser utilizada sempre com a empresa ativada no mês 01.


SITUAÇÃO 1

Caso a empresa possua prejuízo apurado no ano imediatamente anterior, para geração dos Saldos Iniciais da Parte B do LALUR, é necessário efetuar o cadastro manual desse saldo de prejuízo.


Para cadastro destes Saldos Iniciais no Sistema Office Contábil, deverá acessar o "Módulo LALUR > Menu Arquivos > Cadastro de Saldos Iniciais da Parte B".


Esse cadastro deve ser feito utilizando a Conta Contábil de "Prejuízos Acumulados" (Mesma conta utilizada no "Módulo Contábil > Menu Arquivos > Plano Contábil > Aba 4 Configuração do Plano Contábil", no campo Conta de Prejuízo). Confira a conta preenchida nesse campo para sua empresa e utilize ela no lançamento:

Deverá informar o Saldo Anterior, que existe na Conta de Prejuízos Acumulados, no lançamento. 

O campo Dta. Final, deve ser preenchido sempre com a data do último dia do Ano Anterior, dia em que foi apurado o prejuízo imediatamente anterior, por exemplo: 31/12/2021.



Atenção: Apenas faça esse registro se teve prejuízo no final do ano imediatamente anterior, caso não tenha sido apurado lucro, não faça esse cadastro.


SITUAÇÃO 2

O lançamento com Saldo Zero, deve ser feito para demonstrar o Prejuízo do Ano Ativo, apenas se tiver prejuízo em algum dos meses ou trimestres, do ano ativo a que se referente a ECF que será gerada, para fins exclusivamente da ECF.

A conta contábil utilizada nesse lançamento de saldo zero, não deve possuir saldos, nem lançamentos contábeis, apenas terá a finalidade de demonstrar que o Ano Ativo, possui Prejuízos no Período.


Atenção: essa conta será utilizada exclusivamente para o LALUR, nessa situação do saldo zero para fins da ECF e, provavelmente ela não existe em seu plano de contas, será necessário criá-la. Acesse o "Módulo Contábil > Menu Arquivos > Plano Contábil", verifique qual o último número cadastrado no Grupo de Resultados Acumulados do Passivo e cadastre o próximo número disponível. A descrição deve mostrar a particularidade da conta, veja exemplo abaixo:


No "Módulo LALUR > Menu Arquivos > Cadastro de Saldos Iniciais da Parte B", clique em "Novo", e informe a nova Conta cadastrada, uma descrição de Histórico e Saldo: 0,00.

Tributo IRPJ e CSLL e, no campo Dta. Final, deve ser informado o primeiro dia do Ano Ativo, por exemplo: 01/01/2022.


Atenção: Apenas faça esse registro se tiver prejuízo no ano atual (ativo), caso só tenha apurado lucro nos meses/trimestre, não faça esse cadastro.


Se tiver prejuízo no ano atual (ativo) em algum mês ou trimestre, confira a FAQ: ECF - Registro M410 - LALUR: Digitação Parte B.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
13582