eSocial - Copiar Matrícula de Funcionário do Portal quando a Carga inicial foi realizada por outro sistema - SQL
Ultima Atualização: 18/05/2022 Artigo de código : 13671        
O procedimento deve ser aplicado quando a carga inicial do eSocial foi enviada por outro sistema e deseja importar a matrícula do trabalhador constante, evitando duplicidade|erros no eSocial.
A opção é exclusiva para base SQL, caso seu banco de dados seja DBF entre em contato com suporte/guardião
Para trabalhadores sem vínculo, havendo a necessidade de importação de matrícula, além do procedimento á seguir, deve-se habilitar a opção Cadastro de outro escritório/software no cadastro do trabalhador, para mais informações CLIQUE AQUI
Importante:
- Antes de realizar a configuração de matrícula, cadastre os funcionários, mas não realize a configuração de envio do eSocial;
- Caso já tenha realizado a configuração de transmissão, mantenha o cadastro inapto para evitar tentativa de transmissões.
- Após utilize a rotina vinculando a matrícula do Portal e depois configure o Certificado, realize o envio das cargas de acordo com faseamento nos grupos de enquadramento.
- Caso tenha realizado a transmissão eSocial e conste no eSocial duas matrículas para o funcionário, ou seja, enviada por esse sistema e enviado pelo sistema anterior, realize a exclusão do envio realizado por esse sistema, mantendo assim o vínculo anterior, com todo histórico do funcionário e então, após a exclusão, realize o procedimento de cópia de matrícula.
Passo 1: Acesse o Portal, consulte o funcionário através do CPF e verifique o número da matrícula.
Passo 2: Acesse Menu eSocial>Ferramentas>Importar matrícula anterior do funcionário
Informe o Nome do Sistema anterior, a data de lançamento será preenchido automaticamente conforme data da máquina, na Relação de funcionários, selecione o funcionário na qual deseja executar o procedimento através de duplo clique e no campo Matricula Anterior, informe a matrícula constante no Portal enviado através do sistema anterior, após configurações clique em Inserir, depois disso clique em Gravar.
Dê enter, no campo Filtros, selecione Preenchidos e certifique-se de que relação a alteração foi considerada.
Para nova Visualização configure o Filtro como "Todos"
Obs.: Se o campo nome do sistema anterior já tiver sido preenchido não há problema pois essa informação não é usada.
Passo 3: Acesse Menu eSocial>Configuração eSocial e realize a configuração, caso já tenha realizado anteriormente para envio da carga inicial, acesse o cadastro do funcionário em questão e realize todo o preenchido para que seja considerado Apto para transmissão, ao gravar será realizado a transmissão do evento S-2200, considerando a matrícula importada.
Passo 4: Acesse novamente o Portal e verifique que o funcionário permanece com a mesma matrícula e dados atualizados com sucesso, através do envio realizado.