ECD - Registro I050 - Grupo de Resultado - Natureza 09: 'Outras das Contas de Apuração do Resultado do Exercício'

Ultima Atualização: 26/05/2025    Artigo de código : 14260             

O Grupo RESULTADO deve ser segregado dos demais grupos do Plano de Contas, justamente por se tratar de um grupo transitório, cuja finalidade é exclusivamente o encerramento das contas de DespesasReceitas e Custos, para fins de apuração do resultado do exercício.

Ressalta-se que o Grupo RESULTADO não deve conter vínculo com o Plano Referencial em seu grupo, conforme estabelece o item 1.13 do ANEXO ADE COFIS (MANUAL DA ECF).

Motivo: Foram identificadas inconsistências nas contas de zeramento do resultado, decorrentes da configuração inadequada da natureza contábil. Quando uma conta de apuração (zeramento) é cadastrada dentro de um grupo classificado como "Receita" ou "Despesa", o sistema atribui automaticamente a Natureza "09 – Outras" a todas as contas pertencentes a esse grupo, o que compromete a correta classificação das contas no Registro I050 da ECD.

Solução: Reestruturar o plano de contas com a criação de um grupo específico para as contas de resultado (zeramento), devidamente parametrizado com a Natureza "09 – Outras". Dessa forma, evita-se que essa natureza incorreta seja propagada para contas de receita ou despesa, garantindo a consistência do arquivo ECD.


CADASTRO DO GRUPO DE RESULTADO
Portanto, em "Cadastro > Plano de Contas", verifique se o Grupo foi cadastrado e configurado corretamente, conforme o exemplo abaixo:

VINCULO NAS CONFIGURAÇÕES DA EMPRESA
Após a criação do grupo de resultado, vincule nos parâmetros da empresa. No contábil, acesse "Cadastros > Plano de Contas", clique no ícone de engrenagem e verifique se o quadro "Contas para Transferências de Resultados" está preenchido corretamente.


Grupo do Patrimônio Líquido: Deverá ser uma conta sintética de grau 2 do plano de contas.

Conta de Lucros/Prejuízos: Neste campo poderá ser preenchido com uma conta de Lucros/Prejuízos ou individual Lucro ou individual Prejuízos.

Atenção: Caso opte por conta individual, no momento da transferência de resultados deverá ser trocado para o correto a cada período.

Conta de Zeramento: Está conta deverá ser uma conta transitória sem vínculo com Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receita, Custo ou Despesa e não poderá possuir vínculo de plano referencial, conforme configuramos no item anterior.


PASSO 3

Após a criação e configuração do novo Grupo de Resultado, será necessário estornar os lotes de transferência já realizados, pois o exercício deverá ser encerrado novamente com a estrutura atualizada.

Para cancelar o encerramento do exercício, siga os passos abaixo:

Acesse o menu: Consultas > Lotes.

Habilite a opção "Transferência".

Informe o período desejado.

O sistema listará todos os lançamentos de lotes do tipo Transferência realizados no período informado. A partir dessa tela, será possível estornar os lançamentos para que o encerramento do exercício seja reprocessado corretamente, agora considerando o novo grupo de resultado criado.

Clique sobre o Lote desejado, selecione a opção "Estornado", após clique em "Gravar".



TRANSFERÊNCIA DE RESULTADO

Após o estorno dos lotes de transferência, basta realizar novamente o encerramento do exercício, executando a rotina de transferência de resultado com base no novo Grupo de Resultado criado.

Para isso, siga o caminho: "Módulos > Transferência de Resultado."

Os encerramentos devem respeitar a forma de tributação do lucro, trimestral quando o lucro for tributado trimestralmente e anual quando for tributado anualmente/mensal (caso das empresas de lucro real).

É necessário mencionar que os encerramentos devem estar sempre efetuados na última data do mês de encerramento, exceto situações especiais, portanto confira se os lotes estão sendo gerados em 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12.

Para empresas que fazem Encerramento Anual, o procedimento de Encerramento será o mesmo, porém haverá um único encerramento no Ano em 31/12.


APURAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Após todas as conferências, gere novamente a Apuração no "Módulos > SPED > Apurações das Demonstrações Contábeis":


Exemplo: As Apurações das Demonstrações, seguem a mesma forma da Apuração do Encerramento de Período, sendo assim:

- Se o Encerramento do Período é trimestral, então as Demonstrações serão trimestrais

- Se o Encerramento do Período é anual, então as Demonstrações serão anuais



Observação: Habilite a Opção "Excluir Demonstrações Já Geradas Nesse Exercício".


Grau: Para a geração da ECD é possível informar apenas o penúltimo ou último grau, em caso de testes ou para gerar as demonstrações mais rapidamente. Entretanto, para a recuperação da ECD na ECF é obrigatório gerar as demonstrações de forma analítica, ou seja, em contas de último grau.

Exemplo: Em um Plano de 5 Graus, o último Grau será o 5° Grau ou em um Plano de 6 Graus, o último Grau será o 6° Grau


Após Gere um novo Arquivo da ECD, e faça uma nova validação no Validador da Receita Federal.


Artigos Relacionados:

Geração do Arquivo da ECD  Passo a Passo - CLIQUE AQUI



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14260