ECD - Erro - Registro J005 - Deve existir pelo menos um registro J100 (Balanço) e um J150 (DRE) para cada registro J005 (Demonstração Contábil) informado

Ultima Atualização: 11/06/2024    Artigo de código : 14303             

Ao validar o arquivo do ECD apresentar a mensagem de erro:
Mensagem: Deve existir pelo menos um registro J100 (Balanço) e um J150 (DRE) para cada registro J005 (Demonstração Contábil) informado.

Registro: J005

Essa mensagem pode acontecer por mais de um  motivo. Segue abaixo algumas verificações a ser feitas:


OPÇÃO 1

Pode ocorrer de não ser gerado o Registro "J100 - Balanço Patrimonial" - Registro Obrigatório.
(Observe na imagem abaixo que o arquivo passa do registro J005 para o Registro J150)

Ative o sistema no final do período  em que esta fazendo a geração do arquivo ECD, acesse o "Menu Relatórios > Balanço Patrimonial" e verifique se os valores de "Ativo" e "Passivo" estão zerados.

A empresa precisa ter movimentação de ativo e passivo e terminar com saldo, as contas não podem estar zeradas caso contrário não será gerado o registro J100, apresentando então o erro na validação do arquivo.



OPÇÃO 2

Este erro pode ocorrer quando na Geração do Arquivo do ECD através do "Menu Diversos > SPED > ECD na aba "Situações Específicas" no quadro "Registros Facultativos" esteja habilitado a opção "Gerar registro J150 com base no DRE Configurável". Porém não é utilizado a DRE configurável para essa empresa.


Essa opção deve ser habilitada apenas quando a empresa utiliza a DRE configurável, opção disponibilizada pelo sistema e pode ser acessada no "Menu Relatórios > Demonstração do Resultado - Configurável".


Atenção:

Caso habilite a opção: "Gerar registro J150 com base no DRE Configurável" na aba: "Situações Especificas", o sistema buscará informações no "Menu Relatórios > Demonstração do Resultado - Configurável".
Caso utilize a DRE (Não Configurável) desmarque o check de configuração no "Menu Diversos> SPED> ECD" na aba "Situações Específicas"  no quadro "Registros Facultativos" a opção "Gerar registro J150 com base no DRE Configurável" e prossiga gerando um novo arquivo.


OPÇÃO 3

Outro motivo pelo qual pode estar apresentando o erro é devido a empresa não possuir movimentos de Despesas ou Receitas. 
(Observação: A RFB entende que  no casos de empresas ativa deve haver no mínimo movimentações de despesas)

Atenção: O período precisa estar encerrado. Essa informação pode ser verificada através do "Menu Relatórios > Balancete > Mensal" e verificar no grupo de Despesas ou Receitas se o saldo final está zerado indicando encerramento.

Caso não esteja realize o encerramento do exercício, através do "Menu Movimentos > Encerramento de Período".



CLIQUE AQUI para maiores informações sobre o Encerramento do Período.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14303