ECD - Erro - Registro J005 - Deve existir pelo menos um registro J100 (Balanço) e um J150 (DRE) para cada registro J005 (Demonstração Contábil) informado
Ultima Atualização: 11/06/2024 Artigo de código : 14303        
Ao validar o arquivo do ECD apresentar a mensagem de erro:
Mensagem: Deve existir pelo menos um registro J100 (Balanço) e um J150 (DRE) para cada registro J005 (Demonstração Contábil) informado.
Registro: J005
Essa mensagem pode acontecer por mais de um motivo. Segue abaixo algumas verificações a ser feitas:
OPÇÃO 1
Pode ocorrer de não ser gerado o Registro "J100 - Balanço Patrimonial" - Registro Obrigatório.
(Observe na imagem abaixo que o arquivo passa do registro J005 para o Registro J150)
Ative o sistema no final do período em que esta fazendo a geração do arquivo ECD, acesse o "Menu Relatórios > Balanço Patrimonial" e verifique se os valores de "Ativo" e "Passivo" estão zerados.
A empresa precisa ter movimentação de ativo e passivo e terminar com saldo, as contas não podem estar zeradas caso contrário não será gerado o registro J100, apresentando então o erro na validação do arquivo.
OPÇÃO 2
Este erro pode ocorrer quando na Geração do Arquivo do ECD através do "Menu Diversos > SPED > ECD na aba "Situações Específicas" no quadro "Registros Facultativos" esteja habilitado a opção "Gerar registro J150 com base no DRE Configurável". Porém não é utilizado a DRE configurável para essa empresa.
Essa opção deve ser habilitada apenas quando a empresa utiliza a DRE configurável, opção disponibilizada pelo sistema e pode ser acessada no "Menu Relatórios > Demonstração do Resultado - Configurável".
Atenção:
Caso habilite a opção: "Gerar registro J150 com base no DRE Configurável" na aba: "Situações Especificas", o sistema buscará informações no "Menu Relatórios > Demonstração do Resultado - Configurável".
Caso utilize a DRE (Não Configurável) desmarque o check de configuração no "Menu Diversos> SPED> ECD" na aba "Situações Específicas" no quadro "Registros Facultativos" a opção "Gerar registro J150 com base no DRE Configurável" e prossiga gerando um novo arquivo.
OPÇÃO 3
Outro motivo pelo qual pode estar apresentando o erro é devido a empresa não possuir movimentos de Despesas ou Receitas.
(Observação: A RFB entende que no casos de empresas ativa deve haver no mínimo movimentações de despesas)
Atenção: O período precisa estar encerrado. Essa informação pode ser verificada através do "Menu Relatórios > Balancete > Mensal" e verificar no grupo de Despesas ou Receitas se o saldo final está zerado indicando encerramento.
Caso não esteja realize o encerramento do exercício, através do "Menu Movimentos > Encerramento de Período".
CLIQUE AQUI para maiores informações sobre o Encerramento do Período.