eSocial - Pró-labore e seus impactos no movimento da empresa

Ultima Atualização: 05/10/2021    Artigo de código : 14903             

Caso exista apenas pró-labores na empresa, há duas maneiras de realizar o fechamento.

Existem algumas empresas que são constituídas apenas de pró-labores e não têm nenhum outro colaborador, nesse caso, existem duas situações para fazer o encerramento da folha de pagamento:


1º situação: Pró-labore com retirada:

Envolve a situação na qual o pró-labore possui retirada: Quando o sócio ou o diretor recebe a remuneração.

Deve ser lançado no sistema através do evento/Rubrica 4992, onde será transmitido ao eSocial através dos eventos periódicos S-1200 e S-1210 e depois realiza o fechamento pelo S-1299.

2º situação: Pró-labore não realiza retirada:

Envolve a situação em que o pró-labore não realiza retirada: Quando não há outros trabalhadores na empresa, não existe nenhuma remuneração a ser informada.

Portanto, os eventos periódicos S-1200 e o S-1210 não serão gerados, sendo necessário apenas o envio do S-1299 como “sem movimento”. (A caracterização de sem movimento será automática, quando no fechamento S-1299 não houver movimentações/eventos periódicos gerados).


Importante: Se perceber que a categoria do pró-labore está incorreta:


O eSocial não permite retificar o dado, será preciso realizar uma rescisão para "dar baixa" na categoria errada, no mês anterior ao início do envio da folha ao eSocial e então gerar um novo cadastro, dessa vez correto. Caso tenha dúvidas no procedimento do Desligamento, Clique Aqui


ATENÇÃO: Será considerada “sem movimento” a empresa que não tiver retirada de pró-labore como nenhum outro tipo de movimentação.

O fechamento pelo S-1299 só será feito como “sem movimento” caso não exista movimentação na empresa e não haja retirada do pró-labore. Ou seja, se não houve movimentação mas existiu a retirada do pró-labore, a empresa deve fazer o fechamento normalmente, não podendo indicar “sem movimento”.






A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14903