Erros de Validação (Falha no Schema XML) - CNPJ - CNPJ do emitente do documento fiscal referenciado; CPF - Número do CPF do emitente
Ultima Atualização: 14/08/2024 Artigo de código : 14935        
Se ao validar uma Nota Fiscal apresentar o Erro(s) na Validação da NF-e: CNPJ - CNPJ do emitente do documento fiscal referenciado; CPF - Número do CPF do emitente;, realize o procedimento abaixo:
PASSO 1
Acesse a digitação da sua Nota Fiscal e ao abrir a nota na aba Manutenção > clique no botão "Dados NF-e" > na aba NF-e > verifique se alguma das opções abaixo estão selecionadas.
Destinatário / Remetente:
- Local de retirada diferente do emitente.
- Local de entrega diferente do destinatário.
PASSO 2
Se a opção "Local de retirada diferente do emitente" estiver selecionada, clique no botão "Endereço" e verifique se o campo C.N.P.J. ou CPF do Endereço está preenchido. Caso esteja em branco, preencha esse campo com o C.N.P.J. ou CPF de quem for fazer a retirada da mercadoria e feche essa tela de Endereço clicando na tecla "ESC" do seu teclado.
Importante: Os demais campos da tela Endereço devem estar todos preenchidos para evitar outros erros na validação da sua Nota.
PASSO 3
Agora se a opção "Local de entrega diferente do destinatário" estiver selecionada, clique no botão "Endereço" e verifique se o campo C.N.P.J. ou CPF do Endereço está preenchido. Caso esteja em branco, preencha esse campo com o C.N.P.J. ou CPF de quem for receber a mercadoria e feche essa tela de Endereço clicando na tecla "ESC" do seu teclado.
Importante: Os demais campos da tela Endereço devem estar todos preenchidos para evitar outros erros na validação da sua Nota.
PASSO 4
Regrave a Nota Fiscal, acesse o módulo NF-e e efetue novamente o processo de: Pesquisar, Gerar, Validar, Assinar e Transmitir para SEFAZ.
PASSO 5
Para corrigir a informação direto no cadastro do seu Cliente, acesse o menu Cadastros > Clientes > entre na aba Cobrança / Entrega > e realize o preenchimento dos campos que faltaram. CLIQUE AQUI para acessar mais informações dessa aba. Assim, nas próximas notas emitidas para esse cliente, não irá mais apresentar esse erro na validação da Nota Fiscal.