Nota de Devolução: Como verificar os impostos destacados na nota pelo Portal da NFe
Ultima Atualização: 03/09/2024 Artigo de código : 14968        
Olá, tudo bem com você? Espero que sim, soube que está fazendo uma NF-e de Devolução e precisa conferir os impostos que o seu fornecedor destacou na nota, vem comigo pois eu vou te ensinar!
PASSO 1
Para localizar a nota temos que consultar a sua chave de acesso no portal da Sefaz.
CLIQUE AQUI para acessar o portal da Sefaz e informe a chave de acesso da NF-e, lembre-se de informar apenas os números, sem espaços ou pontos.
Após selecione a opção Não sou um robô e clique em Continuar.

Após clicar em continuar, será aberto a tela com as informações da nota Autorizada emitida pelo seu Fornecedor.
PASSO 2
Clique na aba Produtos e Serviços, em seguida clique sobre o Produto para visualizar os impostos destacados na nota.

A seguir abrirá a tela com a descriminação do item, no campo ICMS Normal e ST você pode consultar as informações de ICMS desse produto

Atenção: Para cada item que será devolvido é preciso fazer o mesmo procedimento de verificação. Com as informações em mãos você já poderá lança-las em sua Nota de Saída de Devolução.
ICMS PRÓPRIO E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Abra a sua nota Abra a NF-e de devolução, após inserir o item da sua nota, clique sobre o Produto para abrir a janela Detalhes do Item. A seguir clique na aba ICMS e realize o preenchimento dos campos conforme os dados apresentados nesse produto.

Atenção: Os campos dessa tela serão habilitados de acordo com o CST/CSOSN informado. No exemplo abaixo selecionamos a opção 900 para a demonstração de todos os campos, mas lembre-se que é de extrema importância confirmar com o seu consultor tributário (Contabilidade) qual o CST/CSOSN que deve ser utilizado.
Caso necessário você pode desabilitar a opção Calcular automaticamente ( desmarcar a caixa de seleção) e os campos serão habilitados para preenchimento manual.
Para emitentes do Simples Nacional o CSOSN a ser utilizado vai da faixa do 101 ao 900
Para emitentes classificados no Regime normal o CST a ser utilizado deve ser da faixa do 00 ao 90
Todos os campos a serem preenchidos nessa etapa são de orientação legal/jurídica, sendo assim orientamos que consulte o seu serviço de Consultoria Tributária.
PIS
Para Inserir o valor do PIS na nota, clique sobre a aba PIS > No Campo CST insira o Código de Situação Tributária que irá destacar esse imposto na nota > No Campo Alíquota insira o percentual para que o sistema possa gerar o calculo.

Atenção: Os campos dessa tela serão habilitados de acordo com o CST informado. No exemplo abaixo selecionamos a opção 49 para a demonstração de todos os campos, mas lembre-se que é de extrema importância confirmar com o seu consultor tributário (Contabilidade) qual o CST que deve ser utilizado.
COFINS
Para Inserir o valor do COFINS na nota, clique sobre a aba COFINS > No Campo CST insira o Código de Situação Tributária que irá destacar esse imposto na nota > No Campo Alíquota insira o percentual para que o sistema possa gerar o calculo.

Atenção: Os campos dessa tela serão habilitados de acordo com o CST informado. No exemplo abaixo selecionamos a opção 49 para a demonstração de todos os campos, mas lembre-se que é de extrema importância confirmar com o seu consultor tributário (Contabilidade) qual o CST que deve ser utilizado.
IPI DEVOLVIDO
Para Inserir o valor do IPI na nota, clique sobre a aba IPI Devolvido> Preencha os campos de Percentual da Mercadoria Devolvida e Valor do IPI Devolvido

Após terminar de inserir os impostos clique no botão Adicionar para gravar as informações no item.
PASSO 3
Com os impostos laçados no item é possível visualiza-los em campo próprio em Totais - Produtos

Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.

Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!