Nota de Devolução: Como verificar os impostos destacados na nota pelo Portal da NFe

Ultima Atualização: 03/09/2024    Artigo de código : 14968             

Olá, tudo bem com você? Espero que sim, soube que está fazendo uma NF-e de Devolução e precisa conferir os impostos que o seu fornecedor destacou na nota, vem comigo pois eu vou te ensinar!


PASSO 1

Para localizar a nota temos que consultar a sua chave de acesso no portal da Sefaz.  


CLIQUE AQUI  para acessar o portal da Sefaz e informe a chave de acesso da NF-e, lembre-se de informar apenas os números, sem espaços ou pontos.

Após selecione a opção Não sou um robô e clique em Continuar.




Após clicar em continuar, será aberto a tela com  as informações da nota Autorizada emitida pelo seu  Fornecedor. 


PASSO 2


Clique na aba Produtos e Serviços,  em seguida clique sobre o Produto para visualizar os impostos destacados na nota.




A seguir abrirá a tela com a descriminação do item, no campo ICMS Normal e ST você pode consultar as informações de ICMS desse produto 



Atenção: Para cada item que será devolvido  é preciso fazer o mesmo procedimento de verificação. Com as informações em mãos você já poderá lança-las  em sua Nota de Saída de Devolução.


ICMS PRÓPRIO E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Abra a sua nota Abra a NF-e de devolução, após inserir o item da sua nota, clique sobre o Produto para abrir a janela Detalhes do Item.  A seguir clique na aba ICMS e realize o preenchimento dos campos conforme os dados apresentados nesse produto.




Atenção: Os campos dessa tela serão habilitados de acordo com o CST/CSOSN informado. No exemplo abaixo selecionamos a opção 900 para a demonstração de todos os campos, mas lembre-se que é de extrema importância confirmar com o seu consultor tributário (Contabilidade) qual o CST/CSOSN que deve ser utilizado.


Caso necessário você pode desabilitar a opção Calcular automaticamente ( desmarcar a caixa de seleção) e os campos serão habilitados para preenchimento manual.

Para emitentes do Simples Nacional o CSOSN a ser utilizado vai da faixa do 101 ao 900

Para emitentes classificados no Regime normal o CST a ser utilizado deve ser da faixa do 00 ao 90

Todos os campos a serem preenchidos nessa etapa são de orientação legal/jurídica, sendo assim orientamos que consulte o seu serviço de Consultoria Tributária.



PIS

Para Inserir o valor do PIS  na nota, clique sobre a aba PIS > No Campo CST  insira o Código de Situação Tributária que irá destacar esse imposto na nota > No Campo Alíquota insira o percentual para que o sistema possa gerar o calculo.


Atenção: Os campos dessa tela serão habilitados de acordo com o CST informado. No exemplo abaixo selecionamos a opção 49 para a demonstração de todos os campos, mas lembre-se que é de extrema importância confirmar com o seu consultor tributário (Contabilidade) qual o CST que deve ser utilizado.

COFINS

Para Inserir o valor do COFINS  na nota, clique sobre a aba COFINS > No Campo CST  insira o Código de Situação Tributária que irá destacar esse imposto na nota > No Campo Alíquota insira o percentual para que o sistema possa gerar o calculo.


Atenção: Os campos dessa tela serão habilitados de acordo com o CST informado. No exemplo abaixo selecionamos a opção 49 para a demonstração de todos os campos, mas lembre-se que é de extrema importância confirmar com o seu consultor tributário (Contabilidade) qual o CST que deve ser utilizado.


IPI DEVOLVIDO

Para Inserir o valor do IPI  na nota, clique sobre a aba IPI Devolvido> Preencha os campos de Percentual da Mercadoria Devolvida e Valor do IPI Devolvido 



Após terminar de inserir os impostos clique no botão Adicionar para gravar as informações no item. 



PASSO 3

Com os impostos laçados no item é possível visualiza-los em campo próprio em Totais - Produtos 



Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.


Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14968