Empresa Optante pelo Simples Nacional - Configuração de Excesso de Sublimite de Receita Bruta - Habilitar CST

Ultima Atualização: 06/08/2024    Artigo de código : 15174             

Caso a sua empresa seja optante pelo Simples Nacional e a sua contabilidade tenha lhe informado que terá que habilitar o campo CST em suas notas, ao invés do campo CSOSN, pois a sua empresa está com excesso de sublimite de receita bruta, realize o procedimento abaixo:


PASSO 1

Acesse o menu Cadastros > Empresas > abra o cadastro da sua empresa na aba Complementares > selecione a opção "Possui excesso de sublimite de receita bruta? > depois volta na aba Manutenção > e clique no botão "Gravar".


PASSO 2

Ao acessar o cadastro de seus Produtos > aba Tributos > não será mais habilitado o campo Código de Situação da Operação - Simples Nacional (CSOSN), no lugar desse código será habilitado o campo Código Situação Tributária B.

Importante: Caso tenha dúvida sobre qual 
Código Situação Tributária B preencher, poderá verificar com a sua contabilidade.


PASSO 3

No exemplo abaixo, o produto foi preenchido com o Código da Situação Tributária A como - 0, que é referente ao campo Origem e o Código da Situação Tributária B - 00, que é referente a Situação Tributária do ICMS.


PASSO 4

Dentro do item da Nota Fiscal > aba Produto > esses mesmos campos são apresentado na Situação Tributária A - 0 e B - 00.


PASSO 5

Na DANFE a informação do CST poderá ser verificada na linha dos itens, campo CST, onde ele apresenta a junção da Situação Tributária A - 0 e B - 00.


Importante: Dentro do menu Cadastros > Empresas > 
aba Dados Fiscais\eCRM > se a sua alíquota DASN não for mais a mesma porcentagem para todos os produtos, deverá deixar esse campo Aliq. DASN em branco, voltar na aba Manutenção e gravar a alteração.



Fazendo isso, o sistema irá puxar a alíquota de ICMS preenchida dentro do menu Cadastros > Produtos/Serviços > Produtos > aba Tributos > campo ICMS %, caso a opção Alíq. por UF? estiver selecionada com a opção "Não".


Se a sua empresa for trabalhar com alíquotas diferentes para cada estado, no campo Alíq. por UF? poderá ser alterado para "Sim" e incluir todos os estados que a sua empresa faz emissão de notas. Para saber como realizar esse tipo de cadastro de alíquotas por estado, 
CLIQUE AQUI.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
15174