Empresa Optante do Simples com Obra Própria - Configurações

Ultima Atualização: 20/06/2022    Artigo de código : 15656             

Antes de iniciar as configurações contidas nesse material, consulte seu orientador trabalhista ou Portal eSocial, para confirmação da Classificação Tributária.

Caso haja confirmação desses dois meios que a classificação tributária que deve ser usada é a 03 - Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com Tributação Previdenciária Substituída e Não Substituída – Configurar quando a empresa optante pelo Simples Nacional exerce atividade concomitantemente do anexo I, II, III, ou V com do anexo IV. 

- Passo 1: Acesse menu Arquivos>Empresas usuárias, Aba Básico - Dados para e-social/REINF, configure a empresa como simples nacional anexo concomitante, classificação tributária = 3.

Para mais informações sobre configuração de concomitante, CLIQUE AQUI 


- Passo 2: Ainda no cadastro da empresa, aba Folha Pagto, habilite opção Simples Nacional Lei Comp 123, e no campo MEEPP, selecione Concomitante.


- Passo 3: Cadastro Departamentos: Deve cadastrar um departamento para os empregados da empresa e um departamento para os empregados da OBRA PRÓPRIA, sendo que: 

Cadastro dos departamentos da empresa (interno)  deve estar configurado o Anexo que a empresa pertence. 



Cadastro dos departamentos da OBRA PRÓPRIA, aba aba Informações Complementares, Habilite o Campo ME/EPP(simples nacional) e no campo ME/EPP,  configure anexo IV, devido ao CNAE utilizado para obra (4120-4/00),no campo  % INSS Empresa, preencha 20,00.  





- Passo 4: Configure a geração da Folha de pagamento, separando por Departamentos;

Departamento Interno - Empresa


Departamento Obra Própria 


- Passo 5: Geração dos eventos Periódicos; ao gerar o S-1200 cada empregado será gerado o XML conforme o departamento que está alocado: 

Funcionário alocado no departamento do anexo IV: 


Funcionário alocado no departamento do anexo I: 


 Será gerado o evento S-1280. Lembrando que por se tratar de uma Obra Própria não deve ser preenchido os campos da receita, para que o portal calcule os 20% integral nos empregados/MEI alocados no departamento da OBRA PRÓPRIA.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
15656