Rejeição 891 - GTIN incompatível com a NCM

Ultima Atualização: 12/08/2024    Artigo de código : 15819             

Essa rejeição será apresentada quando for emitida uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou Nota de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e o GTIN/EAN foi informado mas foi vinculado ao NCM inválido.

Você pode consultar o NCM vinculado ao GTIN através do Portal Nacional da NF-e (Passo 2).


PASSO 1

Acesse o Menu Cadastros > Produtos / Serviços > Produtos > ao entrar no cadastro do seu produto na aba Dados Principais, verifique qual é o número do código EAN do seu produto.


PASSO 2

CLIQUE AQUI para acessar o site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica - SVRS.


PASSO 3
Realize o preenchimento do código EAN do seu produto no campo "GTIN" > depois selecione a opção "Não sou um Robô" > e em seguida clique no botão "Consulta".

PASSO 4

Irá apresentar as informações sobre o NCM desse código EAN.


PASSO 5

Voltando no cadastro do seu produto no sistema, verifique se tem a opção "Alterações Cadastrais" do lado direito da tela, se tiver, clique nessa opção e selecione o botão "Ortográfica".


PASSO 6

Acesse a aba Tributos > aba Geral > selecione o mesmo NCM (Classificação Fiscal) que apresentou na consulta do site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica - SVRS, no campo Clas. Fis. (NCM) e grave a alteração clicando no botão "Gravar". Caso não tenha o NCM informado no site cadastrado em seu sistema, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo de como realizar o cadastro.


Importante: Caso tenha mais produtos com o código de barras preenchido incorretamente, será necessário repetir o procedimento nos demais itens da sua nota fiscal.


PASSO 7

Após corrigir o NCM do seu produto, acesse a nota fiscal em digitação, exclua o item da nota que acabou de corrigir e em seguida inclua-o novamente. 

Regrave a Nota Fiscal, acesse o módulo NF-e e efetue novamente o processo de: Pesquisar, Gerar, Validar, Assinar e Transmitir para SEFAZ.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
15819