Rejeição 891 - GTIN incompatível com a NCM
Ultima Atualização: 12/08/2024 Artigo de código : 15819        
Essa rejeição será apresentada quando for emitida uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou Nota de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e o GTIN/EAN foi informado mas foi vinculado ao NCM inválido.
Você pode consultar o NCM vinculado ao GTIN através do Portal Nacional da NF-e (Passo 2).
PASSO 1
Acesse o Menu Cadastros > Produtos / Serviços > Produtos > ao entrar no cadastro do seu produto na aba Dados Principais, verifique qual é o número do código EAN do seu produto.
PASSO 2
CLIQUE AQUI para acessar o site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica - SVRS.
PASSO 3
Realize o preenchimento do código EAN do seu produto no campo "GTIN" > depois selecione a opção "Não sou um Robô" > e em seguida clique no botão "Consulta".PASSO 4
Irá apresentar as informações sobre o NCM desse código EAN.
PASSO 5
Voltando no cadastro do seu produto no sistema, verifique se tem a opção "Alterações Cadastrais" do lado direito da tela, se tiver, clique nessa opção e selecione o botão "Ortográfica".
PASSO 6
Acesse a aba Tributos > aba Geral > selecione o mesmo NCM (Classificação Fiscal) que apresentou na consulta do site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica - SVRS, no campo Clas. Fis. (NCM) e grave a alteração clicando no botão "Gravar". Caso não tenha o NCM informado no site cadastrado em seu sistema, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo de como realizar o cadastro.
Importante: Caso tenha mais produtos com o código de barras preenchido incorretamente, será necessário repetir o procedimento nos demais itens da sua nota fiscal.
PASSO 7
Após corrigir o NCM do seu produto, acesse a nota fiscal em digitação, exclua o item da nota que acabou de corrigir e em seguida inclua-o novamente.
Regrave a
Nota Fiscal, acesse o módulo NF-e e efetue novamente o processo de: Pesquisar, Gerar, Validar, Assinar e Transmitir para SEFAZ.