Como realizar um Cadastro de Classificação Fiscal - NCM

Ultima Atualização: 13/08/2024    Artigo de código : 1875             

A Classificação Fiscal - NCM é o que identifica a tributação que um determinado produto está submetido, portanto, este cadastro é obrigatório no sistema e é vinculado ao cadastro do Produto.

A Tabela de NCM sofre atualizações constantes pela Receita Federativa do Brasil. Consulte sempre as atualizações no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).


PASSO 1

Acesse o menu Cadastros > Produtos/Serviços > Classificação Fiscal - NCM. Na aba Acesso podemos visualizar os cadastros já gravados e efetuar a busca, selecionando uma das ordens disponíveis para pesquisa.


PASSO 2

Para incluir um novo cadastro, clique no botão Incluir > informe o código de identificação da Classificação Fiscal > pressione a tecla "ENTER" do seu teclado para abrir a aba Manutenção.


PASSO 3

Preencha os dados correspondentes a Classificação Fiscal - NCM, conforma as orientações abaixo:


Classificação Fiscal: Informe o Código da Classificação Fiscal - NCM, de acordo com a tabela da nomenclatura Comum do Mercosul. 

Importante: A maioria dos códigos possuem 8 posições. Exemplo: 01012100. Evite preencher com espaços esse campo, informe apenas os números da Classificação Fiscal - NCM ou então preencha com ponto. Exemplo: 0101.21.00.

Classificação Fiscal (NCM) com TAG EXTIPI: Refere-se a NCM listados na Tabela de Incidência do IPI (TIPI - Decreto nº 7.660/2011) - O "EX" significa exceção, com alíquota diferenciada, que pode ser maior ou menor do que a alíquota fixada na tabela. 

No campo Classificação Fiscal deixe o NCM na seguinte estrutura, exemplo 1234.56.78EX911 

Importante: Preencher o EX TIPI de acordo com o código EX da TIPI. Em caso de serviço, não incluir a TAG. O código informado após o EX deve conter dígitos. Exemplo: 1234.56.78EX911. Caso o seu código seja 01, deverá informar EX001 para que apresente em seu XML.

Na TAG do XML será criada da seguinte forma: 


-Código Especificador da ST: Preencha o campo com o código CEST indicando assim as mercadorias que está sujeita a Substituição Tributária e a Antecipação do recolhimento do imposto, permitindo ao Fisco o controle dos valores de ST, mais informações sobre o assunto está na Lei Complementar 147/2014.

Observação: O sistema realiza a importação da tabela CEST, assim este campo é preenchido automaticamente, CLIQUE AQUI caso tenha dúvidas no processo da importação. 

-Unid. Trib. Comércio Exterior: Indique qual a unidade de medida utilizada para notas de exportação/importação.

-Produtos/Serviço sujeito ao adicional FCP: Deverá marcar essa opção, quando o NCM for obrigatório a informação de Alíquota do Fundo de Combate a Pobreza. Dúvidas sobre FCP, CLIQUE AQUI

-Carga Aproximada de Tributos - Lei 12.741/2012: Se a sua empresa terá que apresentar as Cargas Tributárias do valor aproximado dos Tributos nas Notas Fiscais emitidas, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo de como realizar esse preenchimento manualmente dessas informações como:

% Carga Fed Nacional, % Carga Fed Importado, % Carga Estadual, % Carga Municipal, Data Início e Data Validade da Vigência, Fonte e Chave.

Importante: Essa tabela IBPT é atualizada pelo governo a cada 1, 2 ou 3 meses e no sistema de Faturamento do Business versão SQL, essa tabela atualiza automaticamente, não sendo mais necessário realizar a importação dessa tabela, como era realizado antes. A atualização da Tabela IBPT só é realizada uma vez no sistema, depois só atualiza novamente quando tiver uma nova tabela disponível. Por isso que, ao realizar um novo cadastro de uma Nova Classificação Fiscal - NCM no sistema, será necessário preencher essas informações manualmente.

-Descrição: Deve ser preenchido com a descrição correspondente ao código informado no campo Classificação Fiscal.

Dica: Se possui dúvidas de como preencher o campo descrição, consulte a Tabela TIPI. As informações preenchidas nesta tela, servirão como base para o cálculo na nota fiscal, assim o cálculo para cada operação fiscal é impresso nos dados adicionais quando selecionada a opção de observação automática para o lançamento de documentos fiscais.

-% IPI / Valor IPI / Valor PIS e Valor COFINS, caso a classificação fiscal ou também conhecida como NCM tenha valores pré-fixados.

Importante: Ao realizar o preenchimento desses campos, as informações já serão preenchidas na digitação da Nota Fiscal e não será permitida a alteração. Para alterar,  deverá acessar o cadastro de Classificação Fiscal - NCM e efetuar a alteração desejada.


PASSO 4

Na aba Histórico ficam salvas as alterações realizadas nos cadastros de Classificação Fiscal - NCM.


PASSO 5

Para gravar o novo cadastro, clique no botão "Gravar" na parte esquerda inferior da tela.





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
1875