EFD-Reinf - Retenção não Efetuada e Retenção em Valor Agregado

Ultima Atualização: 14/03/2023    Artigo de código : 16033             

Acesse em "Menu Movimentos > ISS > Serviços Prestados e Tomados"  dentro do lançamento de Impostos Retidos das notas de serviços está localizado o botão: Dados para Reinf. Clique sobre o botão "..." para aceso a rotina de informações sobre Retenção não Efetuada e Retenção em Valor Agregado.



RETENÇÃO NÃO EFETUADA E RETENÇÃO EM VALOR AGREGADO
Ao acessar a tela, o usuário poderá informar o valor da retenção que deixou de ser efetuada pelo contratante ou que foi depositada em juízo em decorrência de decisão judicial/administrativa, e os dados do processo.


Para iniciar os lançamentos, clique no botão: Novo. Informe de forma manual e calculada os valores da Contribuição Previdenciária; Contr. Previdência GILRAT; Contr. Previdenciária SENAR e Valor Adicional Ret. Não Efetuado.


Processos: Vincule um processo ao lançamento da Contribuição Não Efetuada.
Observações: O usuário poderá cadastrar o processo no ato do lançamento ou utilizar um cadastro previamente realizado na rotina do Cadastro de Processos Administrativos Judiciais.
CLIQUE AQUI para mais informações sobre o R-1070 - Cadastro de Processos Administrativos Judiciais.

Atenção: Ao selecionar o ícone "X", o sistema entende essa será a seleção do campo: Processo. Caso seja selecionado um processo Inativo, o sistema não aceitará e será apresentado a mensagem: Esse processo encontra-se inativo!

Tipo de Processo e Número do Processo: Será preenchido automaticamente após a seleção do Processo Administrativo/Judicial.

Código Indicativo da Suspenção: Informe o campo com a informação correspondente.

Retenção: Campo desabilitado "Será preenchido por meio do botão: Detalhamento.

Depósito Judicial: Campo desabilitado "Será preenchido por meio do botão: Detalhamento.

Valor com Exigibilidade Suspensa: Campo desabilitado "Será preenchido por meio do botão: Detalhamento.

Compensação do Ano Calendário: Se informado deverá ser maior que 0,00
- Esse campo ficará desabilitado se o "Tipo" de processo for "Administrativo".
- Será habilitado apenas se o beneficiário (emitente/Destinatário) tiver inscrição como CPF. Nesse caso o sistema verificará no cadastro de Cliente/Fornecedor informado na nota.

Compensação do Ano Anterior: Se informado deverá ser maior que 0,00
- Esse campo ficará desabilitado se o campo "Tipo" de processo for "Administrativo".
- Será habilitado apenas se o beneficiário (emitente/Destinatário) tiver inscrição como CPF. Nesse caso o sistema verificará no cadastro de Cliente/Fornecedor informado na nota.

DETALHAMENTO

Retenção - Depósito Judicial - Exigibilidade Suspensa: Após Gravar as informações do campos acima, será habilitado o botão: Detalhamento.


Retenção - Depósito Judicial - Exigibilidade Suspensa

Código do Processo; Número do Processo; Tipo de Processo: serão campos desabilitados e as informações serão buscadas da tela anterior.

Grupo Retenção Não Efetuada:
Valor IR: Campo numérico com duas casas após a vírgula e será habilitado independente se a inscrição do beneficiário for CPF ou CNPJ.
Valor CSLL; Valor PIS; Valor COFINS: Campo numérico com duas casas após a vírgula e será habilitado apenas quando a inscrição do beneficiário for CNPJ.

Grupo Depósito Judicial:
Valor IR: Campo numérico com duas casas após a vírgula e será habilitado independente se a inscrição do beneficiário for CPF ou CNPJ.
Valor CSLL; Valor PIS; Valor COFINS: Campo numérico com duas casas após a vírgula e será habilitado apenas quando a inscrição do beneficiário for CNPJ.

Grupo Exigibilidade Suspensa:
Base IR: Campo numérico com duas casas após a vírgula e será habilitado independente se a inscrição do beneficiário for CPF ou CNPJ.
Base CSLL; Base PIS; Base COFINS: Campo numérico com duas casas após a vírgula e será habilitado apenas quando a inscrição do beneficiário for CNPJ.

Atenção: Nessa rotina de lançamento, existem diferenças entre as disponibilidades de campos, conforme o cadastro de Cliente/Fornecedor informado na nota, se CPF, EX ou IM, será habilitado apenas os campos: Valor IR e  Base IR dos Grupos acima apresentados. Se CNPJ, todos os campos dos grupos serão disponibilizados.

Ao preencher estes campos o sistema grava as informações so ao clicar em Sair o sistema irá trazer a soma dos valores para os campos desabilitados na tela de: Retenção não Efetuada e Retenção em Valor Agregado. Ou seja, será apresentado da seguinte forma:

Apresentará o valor total do grupo “Exigibilidade Suspensa” para o campo “Valor com Exigibilidade Suspensa”.
Apresentará o valor total do grupo “Retenção Não Efetuada” para o campo “Retenção”.
Apresentará o valor total do grupo “Depósito Judicial” para o campo “Depósito Judicial”.





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
16033