IOB Gestão Financeira - Como lançar uma Conta a Receber
Ultima Atualização: 03/09/2024 Artigo de código : 16218        
Olá Cliente, tudo bem?
Neste material, vamos te apoiar no lançamento de uma Conta a Receber Vamos lá?
Observações: Todos os campos que contém o símbolo * são obrigatórios seu preenchimento.
PASSO 1
No menu Financeiro, clique na opção Receber e pagar > Receber > ou Rascunhos para Pagar através de NFe.
Ao abrir, clique sobe o botão no canto superior direito descrito "Nova conta a Receber".
PASSO 2 - Geral
Ao abrir, em "Geral" , preencha corretamente os campos Obrigatórios:
Receber de: Cliente ou Fornecedor já criado. ( Caso queira criar um novo cliente na hora do lançamento, clique na opção "Novo Cliente" abaixo do campo )
Data de Competência: Data de criação do lançamento.
Data do Vencimento: Previsão do recebimento do lançamento.
Valor a pagar: Valor total a ser recebido.
Conta Bancária: Conta bancária do lançamento.
Categoria: Para qual categoria o lançamento será feito.
Número do documento: Qual a numeração desta conta a Receber. (Opcional e pode ser criado simbolicamente)
Meio de Pagamento: Meio de pagamento da Conta (Dinheiro, Cartão, PIX etc.)
Descrição: Observação ou Descrição do lançamento.
Observações: O campo Situação é preenchido automaticamente ao gerar a conta a pagar por este motivo, não é habilitado para preenchimento.
O campo Parcela , também é preenchido automaticamente.
PASSO 2 - Detalhamento
Na aba de Detalhamento , preencha os campos, caso conta seja parcialmente derivado a um centro de custo específico.
Exemplo: 50% da minha conta a Pagar será para o Centro de Custo Logística , e 50% será para o centro de Custos Estoque . (Esta ação é opcional).
Centro de Custo: Área ou departamento da empresa.
Percentual: Porcentagem sobe o lucro total do lançamento.
Valor: O valor a ser recolhido para cada centro de custo (O sistema calculará automaticamente após o preenchimento do percentual).
Observações: Descrição Opcional.
Observação: Para adicionar mais de um detalhamento clique sobe o botão "adicionar detalhamento" .
PASSO 2 - Informações Adicionais
Na aba de Informações Adicionais , informe se sua Conta foi vinculada a uma Nota Fiscal Eletrônica, ou a um Boleto bancário. (OPCIONAL)
Caso queira vincular um CT-e, NF-e ou NFS-e, preencha corretamente os campos:
Data de emissão: Data no qual a nota foi privativa.
Data de competência: Data no qual a nota foi paga ou será Paga.
Chave de acesso da nota: Digite os 44 números da chave da nota.
Observações: Descrição Opcional.
Caso queira vincular um boleto bancário, preencha os campos, Multa: Porcentagem de Multa. Juros diários: Porcentagem de Juros diários recorridos. Código de barras do boleto, linha digital do boleto e Observações: Descrição do boleto Opcional.
PASSO 2 - Lançar com Recorrência
Em Lançar com Recorrência, ativo a seleção "Ativar" , caso queira que o lançamento seja feito recorrentemente.
Clique em ativar, precisa informar qual será a repetição a ser solicitada no campo Repetição e quantas vezes a recorrência será feita no campo "Quantas Vezes".
Atenção: A aba denominada "Anexo" permite que arquive um comprovante de pagamento ou documento de sua preferência.
PASSO 4 - Parcelar Lançamento
Poderá informar qual será a repetição a ser solicitada no campo Numero de Parcelas e o Período da Repetição.
Após preencher todos os dados corretamente, clique em "Salvar".
PASSO 5
Prontinho! Sua conta a Receber foi lançada com sucesso! :)
Para visualizá-la no sistema, vá em Gestão Financeira > Contas a Receber.
Para filtrar sua pesquisa de contas e otimizar seu tempo, preencha corretamente os campos de filtragem para visualização:
Período de lançamentos: O período de lançamento que deseja visualizar. Situação: Recebidos ou não. Receber de: Nome do cliente ou Fornecedor. Conta Bancária: Conta bancária de onde o valor será recebido. Categoria: Mesma inclusa na conta a receber lançada.
Após preencher clique em "Filtrar".
Para Receber o título lançado ou Excluir, clique em "Opções" ao lado do valor e em seguida em > Editar .
Como demonstrar a imagem abaixo:
Ao clicar em Editar , o título ficará disponível para edição ou recebimento. Clique em "Receber".
Atenção: Para fazer o recebimento Parcial do título, ao clicar em Receber , informe um valor MENOR sobe o valor total do lançamento no campo "Valor a Receber".
Mas caso queira receber o valor total, insira o valor bruto da conta.
Conta bancária: Insira sua conta financeira a ser debitado ou valor do lançamento.
Data do Recebimento: Data que o destinatário será feito (O sistema puxa automaticamente para a data atual).
Juros: Caso o título seja recebido com atrasos, informe o valor dos Juros. Multa: Em casos de ocorrências ou divergências informe o valor da Multa.
Desconto: Desconto total do valor a ser recebido.
Conciliação Bancária: No exemplo ilustrado, iremos receber o título como Novo lançamento Bancário , mas caso deseje conciliar o lançamento com um extrato bancário importado ou criado no sistema, selecione a Opção Lançamento Bancário Existente. Para saber mais sobre Conciliação Bancária, CLIQUE AQUI.
Após preencher os dados corretamente, clique em "Conciliar e Receber".
PASSO 4
Sua Conta foi recebida corretamente! :)
Dentro do lançamento poderá visualiza-la na aba de "Histórico de Recebimentos" em Realizados ou Cancelados.
Na lista de Contas a Receber, ela ficará com a situação como "Recebido" .
Caso tenha feito o recebimento parcial do Título, a situação ficará como "A receber" e "Total Recebido" com o valor recebido parcialmente.
Importante: Nosso
compromisso é com você! Caso
ainda tenha dúvidas sobre as rotinas utilizadas, clique no ícone inferior
direito. A Samara é
responsável por otimizar seu atendimento e sanar demais dúvidas que tenha sobre
o IOB Gestão Financeira.
Foi um prazer poder te ajudar! Não esqueça de avaliar este material dando sua
opinião abaixo. Até a próxima! ;)