IOB Gestão Financeira - Como lançar uma Conta a Receber

Ultima Atualização: 03/09/2024    Artigo de código : 16218             

Olá Cliente, tudo bem?

Neste material, vamos te apoiar no lançamento de uma Conta a Receber Vamos lá? 

Observações: Todos os campos que contém o símbolo * são obrigatórios seu preenchimento.


PASSO 1

No menu Financeiro, clique na opção Receber e pagar > Receber > ou  Rascunhos para Pagar através de NFe. 




Ao abrir, clique sobe o botão no canto superior direito descrito "Nova conta a Receber".


PASSO 2 - Geral

Ao abrir, em "Geral" , preencha corretamente os campos Obrigatórios:

Receber de: Cliente ou Fornecedor já criado. ( Caso queira criar um novo cliente na hora do lançamento, clique na opção "Novo Cliente" abaixo do campo )

Data de Competência: Data de criação do lançamento.

Data do Vencimento: Previsão do recebimento do lançamento.

Valor a pagar: Valor total a ser recebido.

Conta Bancária: Conta bancária do lançamento.

Categoria:  Para qual categoria o lançamento será feito.

Número do documento:  Qual a numeração desta conta a Receber. (Opcional e pode ser criado simbolicamente) 

Meio de Pagamento: Meio de pagamento da Conta (Dinheiro, Cartão, PIX etc.)  
Descrição:  Observação ou Descrição do lançamento.


  


Observações: 
O campo Situação  é preenchido automaticamente ao gerar a conta a pagar p
or este motivo, não é habilitado para preenchimento.
O campo Parcela , também é preenchido automaticamente.

PASSO 2 - Detalhamento
Na aba de   Detalhamento , preencha os campos, caso conta seja parcialmente derivado a um centro de custo específico.

Exemplo: 50% da minha conta a Pagar será para o Centro de Custo Logística , e 50%  será para o centro de Custos Estoque   (Esta ação é opcional).



Centro de Custo:   Área ou departamento da empresa.
Percentual:   Porcentagem sobe o lucro total do lançamento.
Valor:   O valor a ser recolhido para cada centro de custo (O sistema calculará automaticamente após o preenchimento do percentual).
Observações:   Descrição Opcional.

Observação: Para adicionar mais de um detalhamento clique sobe o botão  "adicionar detalhamento"  .

PASSO 2 - Informações Adicionais

Na aba de  Informações Adicionais , informe se sua Conta foi vinculada a uma  Nota Fiscal Eletrônica, ou a um Boleto bancário. (OPCIONAL)  




Caso queira vincular um   CT-e, NF-e ou NFS-e, preencha corretamente os campos:  

Data de emissão: Data no qual a nota foi privativa.  
Data de competência: Data no qual a nota foi paga ou será Paga.  
Chave de acesso da nota: Digite os 44 números da chave da nota.
Observações:  Descrição Opcional.


Caso queira vincular um  boleto bancário, preencha os campos, Multa: Porcentagem de Multa. Juros diários: Porcentagem de Juros diários recorridos. Código de barras do boleto, linha digital do boleto e Observações: Descrição do boleto Opcional.          

 

PASSO 2 - Lançar com Recorrência

Em  Lançar com Recorrência, ativo a seleção  "Ativar" , caso queira que o lançamento seja feito recorrentemente. 



Clique em ativar, precisa informar qual será a repetição a ser solicitada no campo Repetição e quantas vezes a recorrência será feita no campo "Quantas Vezes".

PASSO 2 - Anexo
Atenção:  A  aba denominada  "Anexo"  permite que arquive um comprovante de pagamento ou documento de sua preferência.



PASSO 4 -  Parcelar Lançamento

Poderá informar qual será a repetição a ser solicitada no campo  Numero de Parcelas  e o Período da Repetição.



Após preencher todos os dados corretamente, clique em  "Salvar".

PASSO 5

Prontinho! Sua conta a Receber foi lançada com sucesso! :)

Para visualizá-la no sistema, vá em Gestão Financeira > Contas a Receber.

Para filtrar sua pesquisa de contas e otimizar seu tempo, preencha corretamente os campos de filtragem para visualização:

Período de lançamentos: O período de lançamento que deseja visualizar. Situação: Recebidos ou não. Receber de: Nome do cliente ou Fornecedor. Conta Bancária: Conta bancária de onde o valor será recebido. Categoria: Mesma inclusa na conta a receber lançada. 


Após preencher clique em "Filtrar".




Para Receber o título lançado ou  Excluir, clique em "Opções" ao lado do valor e em seguida em  > Editar . 
Como demonstrar a imagem abaixo: 

Ao clicar em Editar , o título ficará disponível para edição ou recebimento. Clique em "Receber".



Atenção: Para fazer o recebimento Parcial  do título, ao clicar em Receber , informe um valor  MENOR  sobe o valor total do lançamento no campo "Valor a Receber".    

Mas caso queira receber o valor total, insira o valor bruto da conta.



Conta bancária: Insira sua conta financeira a ser debitado ou valor do lançamento.

Data do Recebimento:  Data que o destinatário será feito (O sistema puxa automaticamente para a data atual).

Juros: Caso o título seja recebido com atrasos, informe o valor dos Juros. Multa:  Em casos  de ocorrências ou divergências informe o valor da Multa.

Desconto: Desconto total do valor a ser recebido. 


Conciliação Bancária:  No exemplo ilustrado, iremos receber o título como  Novo lançamento Bancário , mas caso deseje  conciliar o lançamento com um  extrato bancário importado ou criado  no sistema, selecione a Opção Lançamento Bancário Existente. Para saber mais sobre Conciliação Bancária, CLIQUE AQUI.  

 

Após preencher os dados corretamente, clique em  "Conciliar e Receber".


PASSO 4

Sua Conta foi recebida corretamente! :)

Dentro do lançamento poderá visualiza-la na aba de  "Histórico de Recebimentos"  em  Realizados  ou Cancelados.

Na lista de Contas a Receber, ela ficará com a situação como "Recebido" .



Caso tenha feito o recebimento parcial do Título, a situação ficará como "A receber" e "Total Recebido" com o valor recebido parcialmente.


Importante: Nosso compromisso é com você! Caso ainda tenha dúvidas sobre as rotinas utilizadas, clique no ícone inferior direito. Samara é responsável por otimizar seu atendimento e sanar demais dúvidas que tenha sobre o IOB Gestão Financeira. 



Foi um prazer poder te ajudar! Não esqueça de avaliar este material dando sua opinião abaixo. Até a próxima! ;)



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