IOB Gestão Financeira - Como lançar uma Conta a Pagar

Ultima Atualização: 03/09/2024    Artigo de código : 16220             

Olá Cliente, tudo bem?

Neste material, vamos te apoiar no lançamento de uma Conta a Pagar. Vamos lá? 

Observações: Todos os campos que contém o símbolo * são obrigatórios seu preenchimento.


PASSO 1

No menu Financeiro, clique na opção Receber e pagar > Pagar> Rascunhos para Pagar através de NFe. 




Clique sobe o botão no canto superior direito descrito  "Nova conta a Pagar".


PASSO 2 - geral

Em "Geral", preencha corretamente os campos Obrigatórios*


Pagar para: Cliente ou Fornecedor já criado. ( Caso queira criar um novo, clique na opção abaixo do campo descrita "Novo Fornecedor" )

Data de Competencia: Data de criação do lançamento.
Data do Vencimento: Previsão do pagamento do lançamento.
Valor a pagar: Valor total a ser pago.
Conta Bancária: Conta bancária a ser debitada ou valor do lançamento.
Categoria: Para qual categoria o lançamento será feito.
Número do documento: Qual a numeração desta conta a Pagar. (Opcional e pode ser criado simbolicamente) 
Meio de Pagamento: Meio de pagamento da Conta (Dinheiro, Cartão, PIX etc.)
Descrição: Observação ou Descrição do lançamento.
 


Observações:  O campo Situação é preenchido automaticamente ao gerar a conta a pagar. Por este motivo, não é habilitado para preenchimento.

O campo Parcela , também é preenchido automaticamente.

PASSO 2 - Detalhamento
Na aba de  Detalhamento , preencha os campos, caso utilize centro de custos.

Exemplo:  50%  da minha conta a Pagar será para o Centro de Custo  Marketing ,  e 50% será para o centro de Custos  Compras  . (Esta ação é opcional).


Centro de Custo:  Área ou departamento da empresa.
Percentual:  Porcentagem sobe o lucro total do lançamento.
Valor:  O valor a ser recolhido para cada centro de custo (O sistema calculará automaticamente após o preenchimento do percentual).
Observações:  Descrição Opcional.
Observação: Para adicionar mais de um detalhamento clique sobe o botão "adicionar detalhamento" .


PASSO 3 - Informações Adicionais

Na terceira aba de  Informações Adicionais , informe se sua Conta foi vinculada a uma  Nota Fiscal Eletrônica,  ou a um Boleto bancário. (OPCIONAL)

Caso queira vincular um CT-e, NF-e ou NFS-e, preencha corretamente os campos:

Data de emissão: Data no qual a nota foi privativa.
Data de competência: Data no qual a nota foi paga ou será Paga.
Chave de acesso da nota: Digite os 44 números da chave de acesso.
Observações: Descrição Opcional.



Caso queira vincular um boleto bancário, preencha:

Multa: Porcentagem de Multa.
Juros diários: Porcentagem de Juros diários recorridos.
Código de barras do boleto: digite o código.
Linha digital do boleto: digite os números.
Observações: Descrição do boleto Opcional.


PASSO 3 - Lançar com recorrência
Em Lançar com Recorrência, ativo a seleção  "Ativar  ", caso queira que o lançamento seja feito recorrentemente. 



Caso ativo, precisa informar qual será a repetição a ser solicitada no campo  Repetição  e quantas vezes a recorrência será feita no campo  "Quantas Vezes".

PASSO 3 - Anexo
Atenção:  A  aba denominada  "Anexo"  permite que arquive um comprovante de pagamento ou documento de sua preferência.



PASSO 4 -  Parcelar Lançamento

Poderá informar qual será a repetição a ser solicitada no campo  Numero de Parcelas  e o Período da Repetição.



Após preencher todos os dados corretamente, clique em  "Salvar".

PASSO 3

Prontinho! Sua conta a Pagar foi lançada com sucesso! :)

Para visualizá-la no sistema, siga a sessão Gestão Financeira  > Contas a Pagar.

Para filtrar sua pesquisa de contas, selecione o Período o no campo  Período de Lançamentos  e clique em  "Filtrar". 


Para Pagar o título lançado ou Excluir , clique em "Opções" lado do valor e em seguida em  > Editar . Como demonstrar a imagem abaixo:



Ao clicar em  Editar , o título ficará disponível para edição e pagamento. Clique em  "Pagar".


Atenção:  Para fazer o pagamento Parcial do título, ao clicar em Pagar , informe um valor  MENOR  sobe o valor total do lançamento no campo  "Valor a Pagar". 

Mas caso queira receber o valor total, insira o valor bruto da conta.



Conta bancária: Insira sua conta financeira a ser debitado ou valor do lançamento.
Data do Pagamento: Data que o pagamento foi feito (O sistema puxa automaticamente para a data atual).
Juros: Caso o título foi pago com atrasos, informe o valor dos Juros.
Multa:  Em casos de ocorrências ou divergências informe o valor da Multa.
Desconto: Desconto total do valor a ser pago.

Conciliação Bancária:  No exemplo ilustrado, iremos receber o título como  Novo lançamento Bancário , mas caso deseje  conciliar  o lançamento com um  extrato bancário importado ou criado no sistema, selecione a Opção  Lançamento Bancário Existente. 
Para saber mais sobre Conciliação Bancária, CLIQUE AQUI.


Após preencher os dados corretamente, clique em  "Conciliar e Receber".

PASSO 4

Sua Conta foi paga corretamente! :)

Dentro do lançamento poderá visualiza-la na aba de "Histórico de Pagamentos" em Realizados ou Cancelados.


Caso tenha feito o recebimento parcial do Título, a situação permanecerá como "A Pagar" "Total Pago" com o valor parcialmente pago.

Importante: Nosso compromisso é com você! Caso ainda tenha dúvidas sobre as rotinas utilizadas, clique no ícone inferior direito. Samara é responsável por otimizar seu atendimento e sanar demais dúvidas que tenha sobre o IOB Gestão Financeira. 



Foi um prazer poder te ajudar! Não esqueça de avaliar este material dando sua opinião abaixo. Até a próxima! ;)



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