IOB Gestão Financeira - Como lançar uma Conta a Pagar
Ultima Atualização: 03/09/2024 Artigo de código : 16220        
Olá Cliente, tudo bem?
Neste material, vamos te apoiar no lançamento de uma Conta a Pagar. Vamos lá?
Observações: Todos os campos que contém o
símbolo * são obrigatórios seu preenchimento.
PASSO 1
No menu Financeiro, clique na opção Receber e pagar > Pagar> Rascunhos para Pagar através de NFe.
Clique sobe o botão no canto superior direito descrito "Nova conta a Pagar".
PASSO 2 - geral
Em "Geral", preencha corretamente os campos Obrigatórios*
Pagar para: Cliente ou Fornecedor já criado. ( Caso queira criar um novo, clique na opção abaixo do campo descrita "Novo Fornecedor" )
Data de Competencia: Data de criação do lançamento.
Data do Vencimento: Previsão do pagamento do lançamento.
Valor a pagar: Valor total a ser pago.
Conta Bancária: Conta bancária a ser debitada ou valor do lançamento.
Categoria: Para qual categoria o lançamento será feito.
Número do documento: Qual a numeração desta conta a Pagar. (Opcional e pode ser criado simbolicamente)
Meio de Pagamento: Meio de pagamento da Conta (Dinheiro, Cartão, PIX etc.)
Descrição: Observação ou Descrição do lançamento.
Observações: O campo Situação é preenchido automaticamente ao gerar a conta a pagar. Por este motivo, não é habilitado para preenchimento.
O campo Parcela , também é preenchido automaticamente.
PASSO 2 - Detalhamento
Na aba de Detalhamento , preencha os campos, caso utilize centro de custos.
Exemplo: 50% da minha conta a Pagar será para o Centro de Custo Marketing , e 50% será para o centro de Custos Compras . (Esta ação é opcional).
Centro de Custo: Área ou departamento da empresa.
Percentual: Porcentagem sobe o lucro total do lançamento.
Valor: O valor a ser recolhido para cada centro de custo (O sistema calculará automaticamente após o preenchimento do percentual).
Observações: Descrição Opcional.
Observação: Para adicionar mais de um detalhamento clique sobe o botão "adicionar detalhamento" .
PASSO 3 - Informações Adicionais
Na terceira aba de Informações Adicionais , informe se sua Conta foi vinculada a uma Nota Fiscal Eletrônica, ou a um Boleto bancário. (OPCIONAL)
Caso queira vincular um CT-e, NF-e ou NFS-e, preencha corretamente os campos:
Data de emissão: Data no qual a nota foi privativa.
Data de competência: Data no qual a nota foi paga ou será Paga.
Chave de acesso da nota: Digite os 44 números da chave de acesso.
Observações: Descrição Opcional.
Caso queira vincular um boleto bancário, preencha:
Multa: Porcentagem de Multa.
Juros diários: Porcentagem de Juros diários recorridos.
Código de barras do boleto: digite o código.
Linha digital do boleto: digite os números.
Observações: Descrição do boleto Opcional.
PASSO 3 - Lançar com recorrência
Em Lançar com Recorrência, ativo a seleção "Ativar ", caso queira que o lançamento seja feito recorrentemente.
Caso ativo, precisa informar qual será a repetição a ser solicitada no campo Repetição e quantas vezes a recorrência será feita no campo "Quantas Vezes".
PASSO 3 - Anexo
Atenção: A aba denominada "Anexo" permite que arquive um comprovante de pagamento ou documento de sua preferência.
PASSO 4 - Parcelar Lançamento
Poderá informar qual será a repetição a ser solicitada no campo Numero de Parcelas e o Período da Repetição.
Após preencher todos os dados corretamente, clique em "Salvar".
PASSO 3
Prontinho! Sua conta a Pagar foi lançada com sucesso! :)
Para visualizá-la no sistema, siga a sessão Gestão Financeira > Contas a Pagar.
Para filtrar sua pesquisa de contas, selecione o Período o no campo Período de Lançamentos e clique em "Filtrar".
Para Pagar o título lançado ou Excluir , clique em "Opções" lado do valor e em seguida em > Editar . Como demonstrar a imagem abaixo:
Ao clicar em Editar , o título ficará disponível para edição e pagamento. Clique em "Pagar".
Atenção: Para fazer o pagamento Parcial do título, ao clicar em Pagar , informe um valor MENOR sobe o valor total do lançamento no campo "Valor a Pagar".
Mas caso queira receber o valor total, insira o valor bruto da conta.
Conta bancária: Insira sua conta financeira a ser debitado ou valor do lançamento.
Data do Pagamento: Data que o pagamento foi feito (O sistema puxa automaticamente para a data atual).
Juros: Caso o título foi pago com atrasos, informe o valor dos Juros.
Multa: Em casos de ocorrências ou divergências informe o valor da Multa.
Desconto: Desconto total do valor a ser pago.
Conciliação Bancária: No exemplo ilustrado, iremos receber o título como Novo lançamento Bancário , mas caso deseje conciliar o lançamento com um extrato bancário importado ou criado no sistema, selecione a Opção Lançamento Bancário Existente.
Para saber mais sobre Conciliação Bancária, CLIQUE AQUI.
Após preencher os dados corretamente, clique em "Conciliar e Receber".
PASSO 4
Sua Conta foi paga corretamente! :)
Dentro do lançamento poderá visualiza-la na aba de "Histórico de Pagamentos" em Realizados ou Cancelados.
Caso tenha feito o recebimento parcial do Título, a situação permanecerá como "A Pagar" e "Total Pago" com o valor parcialmente pago.
Importante: Nosso
compromisso é com você! Caso
ainda tenha dúvidas sobre as rotinas utilizadas, clique no ícone inferior
direito. A Samara é
responsável por otimizar seu atendimento e sanar demais dúvidas que tenha sobre
o IOB Gestão Financeira.
Foi um prazer poder te ajudar! Não esqueça de avaliar este material dando sua
opinião abaixo. Até a próxima! ;)