Trabalhando com o Relatório de Ocorrências

Ultima Atualização: 30/08/2024    Artigo de código : 16347             

Atenção: Esta área só é acessível para alguns usuários, se não tiver acesso a esta área ou for um colaborador, você não possui permissão para acessá-la.

Importante: A adição de um ponto futuro não é permitida! Caso deseje adicionar uma folga ou feriado, é necessário fazer isto após o registro da falta e não antes.


Sobre o Relatório de Ocorrências

Um relatório de ocorrências trata-se de um relatório que reúne todas as ocorrências de um determinado período. Tudo o que não acontecer de acordo com o configurado em nossa plataforma é uma ocorrência.

Tipos de ocorrências:

Atraso: Quando o colaborador bate o ponto após o período de tolerância configurado na jornada de trabalho cadastrada para ele. Para mais detalhes CLIQUE AQUI.

Adiantado: Quando o colaborador bate o ponto antes da jornada de trabalho programada para ele começar.

Falta: Quando o colaborador não trabalha no dia programado em sua jornada.

Especial: Quando o colaborador trabalha em um dia que está programado como folga em sua jornada.

Batida Ímpar (inconsistente): Quando o colaborador se esquece de registrar um dos outros ou registra um ponto duplicado.


Como gerar um Relatório de Ocorrências

Para gerar um relatório de ocorrências de todas as ocorrências registradas até o momento você pode deixar as informações sobre colaboradores, local de trabalho, tipo de ocorrência e jornada em branco e clique em "Filtrar".

Por padrão, o sistema filtrará as ocorrências dos últimos 30 dias, mas você pode alterar esta data conforme for necessário.


Ajustando uma falta

Para relatórios mais específicos, selecione o(s) colaborador(es), jornada(s) e local(is) que deseja verificar ou o tipo de ocorrência.

Sempre que quiser adicionar mais de um elemento, clique na caixa de texto referente ao que planeja adicionar e uma lista com as informações já cadastrada irá aparecer.




Gere o relatório de ocorrências de acordo com o desejado, alterando as datas de início e fim, selecionando o local de trabalho ou a jornada e clique em "Filtrar".

No exemplo a seguir foi gerado um relatório geral com todas as ocorrências existentes. Observe o ícone ao lado de cada ocorrência.


No exemplo acima o colaborador João possui algumas faltas, clique no ícone verde, para "Abonar Falta" 

Selecione a "Ocorrência" através da caixa de seleção do lado direito.

Ocorrências do tipo "Incluído" são para situações que exigem a inclusão de alguma ocorrência, já as ocorrências do tipo "Desconsiderado", são para situações onde se deseja desconsiderar uma ocorrência como, por exemplo, uma falta. 


Ajustando uma batida ímpar - ponto duplicado ou esquecido

Um outro tipo de ocorrência que pode aparecer no relatório, são as "Batidas inconsistentes" ou "Batidas ímpares". As batidas ímpares podem ser causadas quando o colaborador se esquece de bater um dos pontos e/ou faz um registro duplicado, portanto, o número total de entradas e saídas é ímpar (por exemplo 3 batidas - duas entradas e uma saída), quando o número deveria ser par, quantidades iguais de entrada e saída. Observe o exemplo abaixo:

Tanto o colaborador Maria quanto o colaborador Joaquim possuem batidas ímpares. Clicando no ícone verde à direita, abrirá a seguinte janela.


 

No exemplo acima, podemos observar que o colaborador Joaquim registrou seu ponto às 13:00, porém não registrou os demais pontos. Para corrigir o problema, adicione os horários de entrada e saída em ordem cronológica.

Exemplo:

 Os horários foram acertados, o tipo de ocorrência foi descrito como "Incluído" e o motivo foi descrito como "Frequência Não Registrada". Inseridas as alterações clique em "Salvar".



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