Trabalhando com o Relatório de Ponto

Ultima Atualização: 15/01/2025    Artigo de código : 16348             

Atenção: Esta área é acessível para quase todos os tipos de usuários (exceto contador) inclusive para os colaboradores. Porém os colaboradores só podem consultar seus pontos, mas não é permitido ajustar ou alterar os pontos batidos. Apenas o empregador (gestor, RH, administrador do sistema) pode ajustar estes pontos. Se você é um colaborador por favor leia a FAQ: Como consultar os seus pontos batidos no Sistema e/ou Aplicativo.

Importante: A adição de um ponto futuro não é permitida! Apenas após o registro do ponto e abertura da jornada do colaborador para o dia é que é possível adicionar ou ajustar os pontos dos colaboradores.


Sobre o Relatório de Pontos

No Relatório de Pontos confira todas as informações registradas em cada batida de ponto como horários, locais de trabalho (geolocalizações e telefones), foto selfie e os áudios de identificação para cada um dos seus colaboradores, diariamente, no decorrer do período solicitado.

Fazer os ajustes nos horários das entradas e saídas caso seja necessário e/ou registre qualquer ocorrência, principalmente aquelas que forem resultar em alteração na remuneração padrão prevista para o colaborador.

Para gerar um relatório de pontos com todos os seus colaboradores e seus respectivos locais, Clique em "Visualizar" sem preencher as informações sobre colaborador, departamento, local ou jornada. O período de tempo padrão para o relatório é de 30 dias, mas altere essas informações conforme a necessidade. O relatório é apresentado da seguinte maneira:


Horas esperadas no período: Horas referentes a jornada do colaborador. São o total de horas esperadas no período de acordo com as horas definidas por meio da jornada. No exemplo acima, a jornada do colaborador é uma jornada de 08:48 horas diárias ou 44 horas semanais. Sendo assim, dentro do período estipulado entre 19/11/2022 e 19/12/2022, 184:48 horas são as horas esperadas de trabalho.

Horas trabalhadas no período: As horas trabalhadas de fato, são o total de horas que o colaborador trabalhou no período consultado no relatório.

Horas noturnas: são o total de horas que o colaborador trabalhou no período que se inicia a jornada noturna, previamente definido e configurado em "Gestão de colaborador > Regras de Horas".

Horas faltantes no período: É o resultado das horas trabalhadas comparadas com o total de horas esperadas, no exemplo as horas esperadas eram de 184:48, porém o colaborador trabalhou apenas 169:43. Sendo assim, as horas faltantes são de 13:08 inseridos diretamente em "Banco de horas", pois faz parte da configuração de regras desse colaborador.Banco de horas: São as horas extras. As horas excedentes são o total de horas que excederam o esperado para o período. No exemplo não existem horas excedentes porque o colaborador possui horas faltantes.


Sobre os ícones presentes no relatório de pontos


Para essas informações como selfie, áudio, telefone e geolocalização (onde o ponto foi batido), clique nos ícones representados acima.


Como ajustar um ponto

Você pode precisar ajustar um ponto por diversos motivos: um erro do colaborador (ponto duplicado, esquecimento no registro do ponto, batida atrasada); para refletir as horas trabalhadas na prática; ou registrar no relatório a compensação / abono de horas.

Ajuste os horários dos seus colaboradores em "Relatórios > Pontos" e filtre os pontos de acordo com o colaborador, local de trabalho e/ou período. Clique no horário que deseja alterar. 

O horário original não pode ser alterado, então insira um novo horário na caixa de "Horário Ajustado", informe o "Tipo de Ocorrência", o "Motivo da alteração" e clique em "Salvar"

Após alterado o horário, o ponto será apresentado da seguinte maneira no sistema, indicando que houve uma alteração desse ponto e esse horário não é o original.


 

Observação: Como pode observar. após o ajuste o número total de batidas é 4, sendo 2 entradas e 2 saídas. Caso houvesse 5 batidas nesta data, por exemplo, geraria uma ocorrência de "Batida ímpar" (inconsistência). Como as horas trabalhadas são calculadas entre uma entrada e uma saída, o número total da batidas deve ser sempre par - quantidades iguais de entradas e saídas. Sendo assim, neste exemplo, ainda seria necessário fazer um ajuste para melhor refletir a jornada realizada neste dia. 

Importante: Todo ajuste de Horário deve informar: 

a) horário ajustado, o novo horário que ficará registrado; 

b) o tipo de ocorrência como finalidade do ajuste, se o horário foi I = incluído ou D = desconsiderado o registro original; 

c) o motivo deste para justificar o ajuste conforme a situação.


Gerando a Folha de Ponto

Para gerar a folha de ponto de um colaborador, filtre e selecione o colaborador nos campos do "Relatório de Pontos" e altere "Data Inicial e Final"

Clique em "Visualizar" que será apresentado todos os pontos referentes a este período, clique em "Gerar Folha de Ponto" no canto superior direito e será apresentado a mensagem que a folha foi gerado.

Siga o mesmo processo sempre que quiser gerar a folha de ponto dos seus colaboradores.



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