Importação Bloco K
Ultima Atualização: 26/08/2025 Artigo de código : 16436        
O Bloco K do SPED Fiscal é o registro eletrônico do Livro de Controle da Produção e do Estoque, onde as empresas industriais e alguns atacadistas informam mensalmente ao Fisco dados sobre estoques, consumo de insumos e produção realizada.
O controle de estoque é feito em "Lançamentos > Controle da Produção e Estoque (Bloco K)". No sistema, a importação pode ser realizada de duas formas: gerando o arquivo TXT no layout padrão ou importando diretamente o SPED Fiscal.
LAYOUT PADRÃO
Acesse, "Importação > Layout Padrão > Controle da Produção e Estoque (Bloco K)". Para realizar a importação, é necessário gerar um arquivo em formato TXT, conforme o layout de importação definido. Para mais informações sobre o preenchimento, CLIQUE AQUI.

IMPORTAÇÃO DO ARQUIVO SPED FISCAL
Acesse, "Importação > Layout SPED Fiscal/EFD Contribuições". Em seguida, selecione o arquivo SPED, mantenha marcada a opção "Controle da Produção e do Estoque (Bloco K)" e clique em "Carregar". Na sequência, clique em “Validar” e, caso não sejam apresentados erros, finalize com “Importar”.

Observações:
Para que a importação seja realizada corretamente, é indispensável que o arquivo esteja previamente validado, sem erros, no validador da EFD ICMS/IPI. Caso o arquivo apresente inconsistências, poderão ocorrer falhas durante a importação ou até mesmo a importação de dados incorretos.
Para os usuários do Business, é por esta rotina que deverá ser feita a importação do arquivo SPED, incluindo o Bloco K. Para mais detalhes sobre a geração do arquivo no Business, CLIQUE AQUI.