eSocial - S-1210 - Erro 1861
Ultima Atualização: 04/12/2024 Artigo de código : 16594        
A partir
do Layout 1.2 do eSocial será gerado no S-1210 informações de dependentes que tenham dedução
de IRRF, pensão alimentícia ou que sejam dependente de plano de saúde. O erro
ocorre quando há divergências nos dados do dependente ou no envio para o eSocial.
CENÁRIO 1 - DEPENDENTE NÃO ENVIADO AO ESOCIAL
Passo 1
Acesse "Portal do eSocial
> Menu Empregado > Gestão de Empregados" e pesquise o funcionário.
Passo 2
Clique na opção "Dados Cadastrais" e verifique se o dependente
está informado para o funcionário.
Passo 3
Caso o dependente não esteja informado, acesse "Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico > Aba Dependente" valide as
informações cadastrais e na sequência volte para o cadastro do funcionário,
clique em “Alterar/Gravar” para ser transmitido o S-2205 para o eSocial.
Passo 4
Para validar se o dependente foi gerado no XML, acesse "Histórico
de Protocolos", visualize o XML do S-2205 gerado e verifique as informações geradas na tag dependente.
Passo 5
Acesse "eSocial > Acompanhamento de Transmissões" e limpe fila de todo o período.
Passo 6
Acesse "eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e reenvie o evento S-1210.
Observação: Em caso de geração indevida de dependente no XML será necessário recalcular o holerite, se for empresa regime de caixa deve ser feito no mês anterior, se for regime de competência no mês que retornou o erro. Feito isso efetuar o reenvio do S-1210.
CENÁRIO 2 - DADOS DEPENDENTE INDEVIDO EM PLANO DE SAÚDE
Passo 1
Acesse "Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico > Aba Dependente" e confira as informações do cadastro do dependente.
Passo 2
Realize a Exclusão do lançamento do plano de saúde para o funcionário.
Observação: Caso a empresa seja regime de caixa, o procedimento deve ser efetuado no mês anterior que ocorreu o erro.
Passo 3
Efetue o Lançamento do plano de saúde para o funcionário novamente.
Passo 4
Confira o lançamento na digitação de holerite do funcionário.
Passo 5
Acesse "eSocial > Acompanhamento de Transmissões" e limpe fila de todo o período.
Passo 6
Acesse "eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e reenvie o evento S-1210.