eSocial - S-2205 | S-2206 - Erro 181
Ultima Atualização: 19/08/2024 Artigo de código : 16911        
O erro ocorre no envio dos eventos S-2205 / S-2206 quando o funcionário já possui o desligamento S-2299 validado pelo eSocial.
PASSO 1
Acesse "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico", em "Histórico de Protocolos" filtre os eventos S-2205 / S-2206 e verifique se possui envio com data de alteração posterior a data de desligamento.
PASSO 2
Verifique a data de alteração que consta no XML, se for uma data posterior ao desligamento, será necessário a exclusão do envio através do "X" vermelho na coluna "Excluir do eSocial".
Observação:
Caso seja de envio de alteração salarial em atraso por motivo de dissídio para um funcionário demitido verifique se todo o procedimento para esse cenário foi feito corretamente para que as informações também estejam corretas no XML CLIQUE AQUI para conferir.
Esse cenário se enquadra em uma das exceções da REGRA_REMUN_JA_EXISTE_DESLIGAMENTO, ou seja o campo dtEf corresponderá a data do mês da convenção coletiva informada no cadastro do sindicato, portanto nesse caso será aceito a data de alteração posterior ao desligamento.
PASSO 3
Limpe fila de transmissão através do "Menu eSocial > Acompanhamento de transmissão" e reenvie o evento retornado com erro através do botão alterar / gravar do cadastro do funcionário informando uma data anterior ao desligamento quando for apresentado a mensagem de confirmação da data de alteração para o eSocial.
A sua opinião é muito importante para nós:
Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo. Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.
Enviar