Empréstimo Crédito do Trabalhador - Refinanciamento / Renegociação / Portabilidade / Quitação
Aplicável a versão: R2025.06.23
Ultima Atualização: 27/06/2025 Artigo de código : 17356        
O botão "Manutenção do Contrato" em "Processos > Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador > Controle de Empréstimo Crédito do Trabalhador" permite realizar ajustes em contratos ativos de Crédito do trabalhador, com as seguintes opções:
- Refinanciamento;
- Renegociação;
- Portabilidade;
- Quitação;
- Excluir quitação.
O botão não será habilitado quando:
- O contrato foi gravado, mas ainda não passou por cálculo
mensal (todas as parcelas em aberto), neste caso pode realizar a alteração ou exclusão diretamente no cadastro, não sendo necessário realizar manutenção;
- Todas as parcelas
estão pagas, exceto se o status for "Quitação";
- O status for "Quitação", mas existir outro contrato com
parcelas em aberto no mesmo período para o mesmo funcionário;
- Existirem contratos com data de início posterior ao do
contrato selecionado.
Observação: Essa rotina contempla apenas a modalidade de Empréstimo Crédito do Trabalhador.
Veja a seguir as orientações para cada tipo de manutenção:
REFINANCIAMENTO
Permite a criação de um novo contrato com base nas parcelas em aberto do contrato original, substituindo-o por um novo com condições ajustadas.
Acesse "Processos > Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador > Controle de Empréstimo Crédito do Trabalhador", localize o funcionário, clique no botão "Manutenção" e em "Tipo de Manutenção" selecione a opção "Refinanciamento". Na sequência preencha os campos:
- Número de contrato (deve ser diferente do contrato original);
- Valor solicitado;
- Valor a ser pago;
- Valor da parcela;
- Número de parcelas;
- Mês inicial;
- Mês Final.
Para concluir, clique em "Gravar" e um novo contrato será gravado.

No contrato original, o sistema define o status "Refinanciado" para as parcelas em aberto.

No cadastro do empréstimo será demonstrado apenas para consulta com a tarja "Refinanciado".

A exclusão somente é permitida antes de qualquer parcela ser paga e deve ser feita em "Processos > Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador > Cadastro de Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador". Após a exclusão do contrato refinanciado, o contrato original será restaurado automaticamente com todos os dados anteriores.
RENEGOCIAÇÃO
Assim como no Refinanciamento, ao selecionar "Renegociação", o sistema permite a criação de um novo contrato com base nas parcelas em aberto do contrato original, substituindo-o por um novo com condições ajustadas.
Acesse "Processos > Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador > Controle de Empréstimo Crédito do Trabalhador", localize o funcionário, clique no botão "Manutenção" e em "Tipo de Manutenção" selecione a opção "Renegociação". Na sequência preencha os campos:
- Número de contrato (deve ser igual ao contrato original);
- Valor solicitado;
- Valor a ser pago;
- Valor da parcela;
- Número de parcelas;
- Mês inicial;
- Mês Final.
Para concluir, clique em "Gravar" e um novo contrato será gravado.

No contrato original, o sistema define o status "Renegociado" para as parcelas em aberto.

No cadastro do empréstimo será demonstrado apenas para consulta com a tarja "Renegociado".

A exclusão somente é permitida antes de qualquer parcela ser paga e deve ser feita em "Processos > Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador > Cadastro de Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador". Após a exclusão do contrato renegociado, o contrato original será restaurado automaticamente com todos os dados anteriores.
PORTABILIDADE
Assim como nas opções anteriores, ao selecionar "Portabilidade", o sistema permite criar um novo contrato com base nas parcelas em aberto do contrato original, agora vinculado a uma nova instituição financeira.
Acesse "Processos > Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador > Controle de Empréstimo Crédito do Trabalhador", localize o funcionário, clique no botão "Manutenção" e em "Tipo de Manutenção" selecione a opção "Portabilidade". Na sequência preencha os campos:
- Número de contrato;
- Banco (deve ser uma instituição diferente do contrato original)
- Valor solicitado;
- Valor a ser pago;
- Valor da parcela;
- Número de parcelas;
- Mês inicial;
- Mês Final.
Para concluir, clique em "Gravar" e um novo contrato será gravado.

No contrato original, o sistema define o status "Portabilidade" para as parcelas em aberto.

No cadastro do empréstimo será demonstrado apenas para consulta com a tarja "Portabilidade".

A exclusão somente é permitida antes de qualquer parcela ser paga e deve ser feita em "Processos > Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador > Cadastro de Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador". Após a exclusão do contrato com portabilidade, o contrato original será restaurado automaticamente com todos os dados anteriores.
QUITAÇÃO
Nessa opção, é permitido a liquidação antecipada de contrato com parcelas em aberto. Acesse "Processos > Empréstimo Consignado/Crédito do Trabalhador > Controle de Empréstimo Crédito do Trabalhador", localize o funcionário, clique no botão "Manutenção" e em "Tipo de Manutenção" selecione a opção "Quitação".
Todos os campos do quadro "Dados do contrato" estarão desabilitados.
Ao clicar em "Gravar", o sistema apresenta mensagem de confirmação, para confirmar a quitação clique em "Sim". Dessa forma, o sistema define o status "Quitado" para as parcelas em aberto e preenche a coluna "Responsabilidade do Trabalhador" com o valor da parcela. Assim, essas parcelas são consideradas quitadas diretamente com o funcionário e não serão descontadas em folha.

O cadastro do contrato será demonstrado apenas para consulta com a tarja "Quitado".

EXCLUIR QUITAÇÃO
Quando um contrato com parcelas no status "Quitado" for selecionado para manutenção, o campo "Tipo de Manutenção" será fixado apenas na opção "Excluir Quitação", sem possibilidade de alteração ou de informar qualquer dado de contrato. Ao clicar em "Gravar", o sistema apresenta mensagem de confirmação, para confirmar a exclusão da quitação clique em "Sim".
Nessa opção, o sistema limpa os campos "Responsabilidade do Trabalhador" e "Status do Desconto" nas parcelas afetadas, remove a tarja "Quitado" do cadastro do contrato e retorna para a tela do contrato original.
