Empréstimo Crédito do Trabalhador - Importação de Dados

Ultima Atualização: 15/08/2025    Artigo de código : 17455             

Para importação dos contratos do Crédito do Trabalhador, acesse a rotina “Módulos > Empréstimo crédito do trabalhador > Importar contratos”.

É possível realizar a importação de duas formas, via “Consulta Portal Emprega Brasil” ou “Importação por arquivo”. A diferença entre a opção de consulta e importação está somente na forma de obtenção dos dados. Quando a consulta é realizada por meio do Portal Emprega Brasil, é possível consultar múltiplas empresas simultaneamente. Porém, quando a consulta é via arquivo JSON, o sistema irá identificar todos os arquivos correspondentes ao mês/ano selecionados.

Importante: A consulta/importação deve ser realizada mensalmente, para garantir que os dados estejam atualizados e que os descontos sejam aplicados corretamente na folha. Sugerimos que essa consulta seja realizada após o dia 25 de cada mês, a fim de garantir que todos os contratos já estejam disponibilizados no portal. 


CADASTRO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

O sistema irá cadastrar automaticamente a Instituição Financeira, sempre que não for localizado o cadastro com o campo “Número do Banco” igual ao código da instituição financeira que consta no contrato a ser importado.

Se existirem dois ou mais contratos com o mesmo número de banco, o contrato será vinculado ao cadastro com o código mais alto (considerado o mais recente).

Após a importação dos contratos, verifique o cadastro da nova instituição financeira, através da rotina “Cadastros > Bancos”.


CONSULTA PORTAL EMPREGA BRASIL

Para a opção “Consulta Portal Emprega Brasil”, será realizada de forma automática via certificado digital.

Informe “Mês/Ano” para importação, selecione a opção “Consulta Portal Emprega Brasil” e clique em “Consultar”

Para a consulta ser realizada com sucesso, o certificado deve estar na validade e devidamente cadastrado em “Gerenciador > Empresas > Certificado Digital”.

Observação: Para certificados com procuração eletrônica, para não ocorrer erros, é necessário que no cadastro da procuração tenha permissão para acesso ao Portal Emprega Brasil e também que o responsável legal do certificado digital esteja cadastrado como Colaborador do CNPJ da Empresa.


IMPORTAÇÃO POR ARQUIVO
Nessa opção, a consulta é através da importação de arquivo. Realize o download através do Portal Emprega Brasil.

Atenção: Somente será realizada a importação de arquivo em formato (.JSON). O nome do arquivo deve conter o mês/ano da competência. Desta forma, recomenda-se manter o nome padrão gerado pelo Portal Emprega Brasil, para garantir o correto reconhecimento pelo sistema.

Acesse o Portal Emprega Brasil, clique na opção "Crédito do Trabalhador" e em seguida em "Arquivos de empréstimos". Informe "Ano/Mês" e clique em "Consultar". Realize o download do arquivo na versão igual ou superior a "V1.4". As versões anteriores a "V1.4", resultam em omissão de informações, comprometendo as identificações corretas.


No sistema, acesse a rotina “Módulos > Empréstimo crédito do trabalhador > Importar contratos”, informe "Mês/Ano" para importação e selecione a opção "Importação por arquivo".

Realize upload do arquivo para o ambiente web e em "Diretório", selecione o arquivo. Em seguida, clique em "Consultar"



Em seguida, após a validação dos dados, clique no botão "Importar Dados". Desta forma, o sistema grava os dados do contrato para os funcionários.


Após a importação, clique no botão "Info", para para consultar os detalhes e ocorrências de cada contrato.


Importante: Em casos onde o contrato foi registrado incorretamente no sistema, sem os zeros à esquerda, ao realizar a importação, o sistema irá quitar o registro antigo/incorreto e realizará o controle mediante um novo registro importado corretamente. Consulte a Caixa Econômica Federal sobre os valores já recolhidos (em caso de contrato incorreto) para realizar o repasse à instituição financeira corretamente.


LEGENDA E VALIDAÇÃO DOS DADOS
Após realizar a “Importação por arquivo” ou “Consulta Portal Emprega Brasil”, serão demonstrados os contratos de empréstimo dos funcionários vinculados as empresas. Cada linha apresenta informações como código do colaborador, matrícula, CPF, nome do funcionário, código do banco, número do contrato, valor da parcela, status da importação e informações sobre os dados.

Ao consultar uma competência futura, retornará com a informação de que os dados da competência ainda não foram fechados:

Clique no botão "Filtrar" para realizar o filtro por CPF e Nome de um funcionário específico. Para não exibir os contratos já importados no sistema, marque a opção "Ignorar contratos já importados".

Observação: Referente aos contratos já cadastrados no sistema, mas não constam no arquivo como consultado, serão baixados como quitados e não poderão ser desmarcados durante a importação.

Legendas:

Verde: O status "Apto/Pronto para ser importado", será exibido com a opção de importação já selecionada por padrão.


Amarelo: O status "Apto com advertência", será exibido com a opção de importação já selecionada por padrão.
Exemplo: Quitação ou renegociação.

Vermelho: O status "Não apto/Com erros" e "Contratos já importados", não poderão ser marcados para importação. 
Exemplo: Folhas já calculadas, múltiplos contratos, rescisões.

Observação: O sistema não permite a importação de múltiplos contratos para o mesmo trabalhador, devido ao código do evento. Desta forma, crie um novo evento e vincule ao novo contrato. Para mais informações referente a múltiplos contratos, CLIQUE AQUI.

Roxo: Os contratos foram importados com sucesso para o sistema.


Após a importação, o sistema grava automaticamente o contrato no cadastro de empréstimo. Verifique através da rotina  “Módulos > Empréstimo crédito do trabalhador > Contrato inclusão/consulta”.


A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
17455