Como realizar a Integração do Financeiro com o Controle Bancário - Cadastros e Configurações
Ultima Atualização: 21/07/2025 Artigo de código : 2001        
A integração permite que o usuário importe títulos a "Receber" ou a "Pagar" lançados no sistema Financeiro para o sistema Controle Bancário, e a partir da importação destes títulos seja possível fazer a geração do "Arquivo Remessa" no sistema Controle Bancário.
O processo de "Geração do Remessa" para enviar ao banco e assim controlar os pagamentos e recebimentos que a empresa terá, será conforme o contrato feito junto banco. Este processo é a consistência e o diálogo entre as informações que constam no sistema do banco e as informações que constam no sistema Financeiro Interno, de cada empresa.
Exemplo: Se a sua empresa emitiu boletos para que alguns clientes possam realizar um pagamento. Então, chega a hora de dar baixa no seu sistema Financeiro Interno (Controle Bancário).
Após enviar o "Arquivo Remessa", acesse o site do banco e verifique se algum arquivo "CNAB" foi enviado para você. Ou seja, se há algum "Arquivo Retorno" disponível. Quando o arquivo aparecer no site do banco, é preciso processá-lo através do sistema Financeiro Interno (Controle Bancário), desta forma, o sistema vai extrair os dados do "CNAB" para realizar a "Baixa dos Boletos" que já foram pagos.
PASSO 1 - CADASTROS OBRIGATÓRIOS
Sistema Business Financeiro para lançamentos do Contas a Receber / Contas a Pagar e Emissão de Boletos
Cadastros > Bancos
Todas as informações das abas deste cadastro deverão ser solicitadas junto ao Banco.
PASSO 2
Sistema Business Controle Bancário para Geração do Arquivo Remessa e Recepção do Arquivo Retorno
Outros > Configurações (Cadastro Bancos)
Cadastros:
Instruções
Tipos de Carteira
Ocorrências para Remessa - Para cada Banco
Ocorrências para Retorno - Para cada Banco
Observação: As opções dos cadastros devem ser preenchidas conforme o layout de cada banco.